DR com Demori debate emergência climática com o cientista Carlos Nobre

Foto: TV Brasil/Divulgação

O climatologista Carlos Nobre é o entrevistado desta terça-feira (18) no programa DR com Demori, da TV Brasil, que vai ao ar às 23h. O cientista, que em 2007 recebeu o Prêmio Nobel pelos estudos que evidenciaram os perigos do clima extremo, falou sobre os riscos do aumento da temperatura do planeta e as expectativas para a COP-30 no Brasil, que será realizada em novembro em Belém (PA).

No bate-papo com o jornalista Leandro Demori, Carlos Nobre explicou se estamos ou não em um “caminho sem volta” para o planeta, considerando os eventos climáticos extremos que se tornam cada vez mais frequentes como ondas de calor, enchentes avassaladoras e incêndios fora de controle.

Ele explicou o que são os chamados “pontos de não retorno”, que serão definidores para as condições futuras do planeta, entre eles a elevação da temperatura global até 2050.

“Se a temperatura continuar aumentando e chegar 2,5ºC mais quente em 2050, nós vamos explodir um monte desses pontos de não retorno. A Terra terá atingido o ponto de não retorno da Amazônia e vamos perder, no mínimo, 50% da floresta. O resto vai se auto degradar e vamos jogar mais de 200 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera”, explica.

Na conversa, o climatologista falou ainda sobre as expectativas para a COP-30 no Brasil e os efeitos que a política do governo norte-americano Donald Trump poderá causar nos esforços mundiais para frear a crise climática.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato