Longa que denuncia trabalho análogo à escravidão estreia no Prime Box Brazil

Foto: Divulgação

Conhecido por suas belezas naturais e por ter o São João como sua maior festa popular, o estado do Maranhão é líder em um ranking que não combina em nada com tudo isso. A região também leva o título de maior exportador de trabalho escravo no Brasil. O documentário ''Maranhão 149'' conta a história de como muitos trabalhadores maranhenses terminam por vivenciar situações de trabalho análogo à escravidão e o porquê que isso acontece. A produção estreia dia 22 de fevereiro, às 22h, no Prime Box Brazil.

Dirigido por Sheury Manu Neves, o filme mostra todas as etapas do processo de contratação. Desde crianças que deixam de viver a infância até adultos que ingressam nesse meio seduzidos pela possibilidade de mudar de vida e acabam tendo sua liberdade ceifada. E assim começam as diversas irregularidades trabalhistas, tais como excesso de jornada, não concessão de férias, não fornecimento de equipamentos de proteção individual de forma adequada, transporte irregular de trabalhadores, entre outras.

O número 149 no título do documentário se refere ao artigo do Código Penal que prevê os elementos que caracterizam a redução de um ser humano à condição análoga à de escravo. Mesmo que a Lei Áurea exista desde 1888, a prática criminosa encontra terreno fértil na desigualdade e na falta de políticas públicas eficazes. Pessoas vulneráveis e sem opção de renda, buscando uma vida melhor, encontram jornadas exaustivas, trabalho forçado, condições insalubres e trabalho em troca de pagamento de dívidas.

O lançamento do filme no Prime Box Brazil reflete o fortalecimento das produções nacionais, ampliando o repertório histórico e cultural disponível para os espectadores do canal. Além disso, ajuda a denunciar essa prática ilegal que se mantém. Não só no Maranhão, mas em outros lugares do país.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato