Carnaval e Música Brasileira: Cultura, arte e história. As origens de Tudo o que encanta o povo brasileiro e visitantes


Para traçar as origens do Carnaval brasileiro, não se pode deixar de observar o encontro entre a cultura africana e a brasileira, ocorrido em circunstâncias dramáticas com a deportação em massa de milhares de africanos para a América do Sul e em particular para o Brasil, usado por Portugal colonial como grande ponto de parada de escravos destinados à Europa.

O Brasil se tornou, assim, um caldeirão de raças que deu origem a manifestações culturais híbridas que fazem da mestiçagem seu ponto forte. A matriz africana expressa pelo ritmo dos antigos ritos tribais de origem vodu, que exalavam religiosidade e sensualidade, teve, contudo, que se adaptar às rígidas formas expressivas permitidas pelos portugueses e, assim, encontrou vazão na única tradição europeia em que a dança, a selvageria e a quebra de regras eram permitidas e incentivadas: o Carnaval. Que hoje em dia se expressa através das escolas de samba, blocos de rua de carnaval e o carnaval de rua de Salvador principalmente, mas como muitas mais referências e manifestações por todo o Brasil

De fato, os colonizadores portugueses que viviam no Brasil realizavam bailes de máscaras inspirados no Carnaval de Veneza ou Paris: foi essa derivação que deu origem ao Carnaval brasileiro como uma festa coletiva de rua que exaltava a liberdade por meio das origens africanas e da cultura musical brasileira.

A música tocada nessa ocasião era ritmicamente muito rápida, com tambores, maracás e sinos, e tinha um movimento circular adequado para ser tocada e dançada potencialmente infinitamente. Foi assim que nasceu a música carnavalesca, o samba.

Músicas de carnaval atemporais

Abaixo segue uma lista de músicas que de alguma forma têm ligação com o Carnaval, com algumas explicações e curiosidades. 

''13 de Maio'' de Caetano Veloso descreve a festa de rua onde as pessoas celebram a Rainha Isabel, que assinou a lei que aboliu a escravidão em 13 de maio de 1888. Esta festa é como outro Carnaval.

''O abre alas'', composta por Chiquita Gonzaga em 1890, é a primeira peça conhecida que documenta uma composição para desfiles de Carnaval. 

''Homenagem ao Malandro'' de Chico Buarque é uma expressão do fato de que com o Carnaval nasceram as primeiras escolas de samba, que se tornaram locais onde músicos e coreógrafos estudavam e aprofundavam o tema ( enredo) a ser representado durante o Carnaval durante todo o ano. Ao mesmo tempo, essas escolas se tornaram sedes de bairro e até pontos de concentração de criminosos, tanto que os sambistas eram definidos com o termo ''malandro'', uma espécie de delinquente meio dândi e com um forte traço artístico que tinha seu charme.

''Pelo Telefone'', de Donga, fala sobre a difícil relação entre sambistas, bandidos e polícia e é considerado o primeiro disco oficial de samba da história.

Falando em escolas de samba, Jamelão dedica a música ''Exaltação a Mangueira'' à escola de Mangueira , enquanto um dos sambas mais cativantes de Zeca Pagodinho, que saiu da escola da Guarda de Portela, é ''Deixa a vida me levar''.

O samba , além de ser uma música para acompanhar os desfiles de Carnaval, tornou-se uma verdadeira forma de expressão do povo, tanto que as escolas de samba se tornaram escolas de estudo musical permanente que contribuíram para dar vida a obras-primas que se espalharam muito além das fronteiras brasileiras por meio de autores que, junto com suas canções, adquiriram fama internacional.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato