Compositor Zé Roberto interpreta clássicos autorais no Samba na Gamboa, da TV Brasil

Foto: TV Brasil/Divulgação

A apresentadora Teresa Cristina recebe o compositor Zé Roberto para cantar seu repertório de sucessos na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (9), às 13h na TV Brasil. O convidado aborda clássicos autorais consagrados por ícones da cultura nacional.
 
O artista interpreta os hits como "Meu Modo de Ser", "O Pai Coruja", "O Penetra" e "Vacilão", lembrados na discografia de Zeca Pagodinho; além de "Conselho", gravado pelos astros Almir Guineto e Jorge Aragão; "Retrato cantado de um amor", obra estourada com o bamba Reinaldo, e "Além do Normal", apresentada pelo grupo Revelação, entre outras canções.
 
Com letras que têm estilo descontraído, Zé Roberto compôs trabalhos que integraram a carreira de diversas personalidades como os saudosos Agepê, Beth Carvalho e Emílio Santiago, além do grupo Fundo de Quintal, entre outros grandes nomes da música brasileira.
 
Produção original da emissora pública, o Samba na Gamboa pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O programa também tem versão para a Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia, para toda a rede, e reapresentação nas noites de sábado na telinha.
 
Origem de sucessos inspirados no cotidiano
 
Com um modo de compor particular, Zé Roberto retrata em suas letras personagens que fazem parte da rotina da população brasileira. As músicas descontraídas levam o público a compartilhar emoções que levam os fãs ao riso e na crença em um futuro melhor. Na entrevista para Teresa Cristina, ele explica sua forma de criação.
 
A simplicidade e o bom-humor são marcas do sambista que está sempre com um sorriso no rosto. Os temas alegres da obra de Zé Roberto criam uma identificação com o povo. Uma característica forte da obra do compositor é a criação de tipos peculiares na dramaturgia dentro de canções baseadas na realidade.
 
Ele revela como se inspira no cotidiano para escrever. "Tem que ser observador. Bar é bom pra fazer samba", pontua o artista. "Ouvia os caras conversando e pensava 'isso vai dar samba'. Não tinha jeito. Fiz uma sequência assim. Falava para o Zeca (Pagodinho) se ele ia mesmo cantar aquelas músicas e ele respondia que sim. Tenho sorte pra caramba de gravar com ele", afirma Zé Roberto.
 
O convidado fala sobre a origem do sucesso "Conselho", uma das grandes canções de sua trajetória. "Essa música não era pra ter essa letra. Adilson Bispo e eu discutimos. Passamos umas três letras e não conseguimos encontrar. Até que veio e está aí há quase 40 anos", recorda.
 
Zé Roberto comenta a relação profissional com Adilson Bispo, seu principal parceiro de composições. "A parceria começou no 'Pagode do Arlindo', em 1985. Nos conhecemos e fizemos a primeira música. A segunda foi 'Conselho'. Aí explodiu. Em seguida veio 'Retrato cantado de um amor'. Reinaldo pediu para gravar. Sucesso obrigatório nas rodas de samba", comemora.
 
Durante o programa da TV Brasil, o bamba ainda conta bastidores de outras letras, como a da música "O Pai Coruja". Zé Roberto se diverte ao explicar para Teresa Cristina que fez essa composição a partir de uma experiência própria com um pretendente a namorado de sua filha.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato