Filme MÁQUINA DO TEMPO levanta questões sobre o apagamento de mulheres na ciência


Em Máquina do Tempo, acompanhamos as irmãs Thomasina e Martha, cientistas autodidatas que constroem um dispositivo capaz de interceptar transmissões de rádio e TV do futuro. O que começa como uma descoberta cultural, logo se transforma em uma ferramenta estratégica para a Segunda Guerra Mundial. Com acesso a informações vitais, as protagonistas passam a influenciar diretamente o conflito, salvando milhares de vidas. Porém, no longa, a dupla nunca recebe o devido reconhecimento pelo governo britânico, trazendo à tona uma reflexão sobre o papel das mulheres na história e a falta de reconhecimento de suas contribuições científicas.

Com uma narrativa que mistura ficção científica e drama histórico, o longa convida o público a refletir sobre quantas outras histórias de mulheres inovadoras podem ter sido esquecidas. As irmãs de Máquina do Tempo ecoam figuras reais que foram ignoradas ou cujos feitos foram apropriados por colegas homens ao longo dos séculos.

Estrelado por Stefanie Martini e Emma Appleton, Máquina do Tempo levanta essa discussão ao mesmo tempo em que apresenta uma estética autêntica, filmada com equipamentos originais da década de 1930 e captada em preto e branco. A escolha pelo formato found-footage dá ao filme um ar documental, como se fosse um registro perdido da história dessas mulheres.

O filme estreia nos cinemas brasileiros em 13 de março, com distribuição da Pandora Filmes.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato