![]() |
O poeta e escritor Affonso Romano de Sant’Anna (divulgação/Curta!) (Crédito: Divulgação/Curta!) |
Morto na última terça-feira (4), aos 87 anos, o escritor Affonso Romano de Sant'Anna escreveu mais de 60 livros durante sua carreira. Poeta, cronista e ensaísta, foi professor de literatura no Brasil e exterior e presidiu a Fundação Biblioteca Nacional, entre 1990 e 1996. Ele é personagem na série Impressões do Brasil disponibilizada no CurtaOn – Clube de Documentários.
No episódio que leva o seu nome, Affonso Romano, o autor relembra fatos de sua vida e reflete, entre outros temas, sobre cultura e literatura no Brasil e no mundo. Produzida em 2011 pela Mercado Cultural, a série Impressões do Brasil traz entrevistas com 30 escritores contemporâneos – selecionados à época – entre eles, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Carlos Heitor Cony, Nélida Piñon, Luiz Rufatto, Thiago de Mello e Ziraldo - formando um painel representativo da produção contemporânea brasileira e da diversidade de origens, gêneros e estilos dos principais criadores. Eles abordam seus trabalhos em gêneros como romance, poesia, conto, crônica e memória.
''Eu trabalho sobretudo com três gêneros: a poesia, a crônica e o ensaio. Mas esses três gêneros se invadem de uma maneira ou de outra. Existe poesia na minha crônica, poesia no ensaio e existe uma poesia crítica. E assim por diante'', comentou Romano na série.
Tags
Programação