No dia 21 de abril, como parte das comemorações do Mês da Terra, o público poderá embarcar em uma jornada inesquecível com o Explorador da National Geographic e vencedor dos prêmios Emmy e BAFTA, Bertie Gregory @BertieGregory), em Segredos dos Pinguins. Produzida executivamente por James Cameron (vencedor do Oscar e Explorador-at-Large da National Geographic), Ruth Roberts e Martin Williams da Talesmith (ambos vencedores do Emmy e do BAFTA), essa nova produção da premiada franquia Segredos de, da National Geographic, leva espectadores de todas as idades a alguns dos lugares mais remotos do mundo para testemunhar comportamentos de pinguins captados por câmeras pela primeira vez — revelando essas adoráveis aves não voadoras enfrentando alguns dos ambientes mais extremos do planeta. Narrada por Blake Lively (Um Pequeno Favor), a minissérie de três episódios estreia no dia 21 de abril no Disney+, com todos os episódios disponíveis.
Neste ano, a The Walt Disney Company celebra o Mês da Terra com uma campanha liderada pela National Geographic, com o objetivo de inspirar o público a valorizar o mundo ao nosso redor por meio do poder das histórias. Ao longo de abril, a campanha “nosso LAR” apresenta novos lançamentos emocionantes e destaca os esforços globais voltados à proteção, restauração e celebração do planeta Terra.
Embora muitos documentários já tenham explorado a vida dos pinguins, Segredos dos Pinguins leva essa abordagem a um novo patamar. A equipe da Talesmith, liderada por Bertie e composta por mais de 70 cientistas e cineastas de renome internacional, embarcou em uma jornada de dois anos ao redor do mundo — desde as praias rochosas da Cidade do Cabo e as costas geladas da Ilha de São Jorge, até as tropicais Galápagos e cavernas desérticas na Namíbia — registrando os pinguins como nunca antes. Uma equipe de apenas três pessoas passou 274 dias filmando na plataforma de gelo Ekström, na Antártida, lar de uma colônia de 20 mil pinguins-imperadores, ultrapassando os limites da filmagem de vida selvagem. Em um dos ambientes mais hostis do planeta, foram capturados momentos inéditos, como um casal de imperadores praticando a troca de ovos com uma bola de neve antes de arriscar com um ovo de verdade, filhotes destemidos navegando entre o gelo fragmentado devido às mudanças climáticas e jovens pinguins escalando para fora de uma fenda usando apenas o bico.
Com cinematografia premiada e impressionante, além de tecnologia de ponta, a série apresenta cenas únicas da natureza. Pela primeira vez, veremos filhotes saudáveis de “rockaroni” — um raro híbrido entre os pinguins-de-penacho-amarelo e macaroni — oferecendo uma visão fascinante sobre evolução e adaptação. Outras cenas marcantes incluem um valente pinguim-de-penacho-amarelo enfrentando um lobo-marinho sul-americano, as primeiras imagens de uma colônia escondida de pinguins-africanos em uma caverna e pinguins das Galápagos realizando um roubo engenhoso: retirando sardinhas diretamente dos bicos de pelicanos, conduzindo cardumes com incrível habilidade.
No ano passado, a National Geographic revelou impressionantes imagens de pinguins-imperadores captadas por Bertie na plataforma de gelo Ekström. Pela primeira vez na televisão, o público verá um espetáculo surpreendente: centenas de filhotes de pinguins-imperadores saltando de um penhasco de 15 metros no oceano congelado — e emergindo ilesos. A série exibirá esse comportamento extraordinário, junto a novas imagens inéditas.
A produção conta com a colaboração e expertise de cientistas e conservacionistas renomados, como o Explorador argentino da National Geographic e biólogo marinho Dr. Pablo García Borboroglu — fundador e presidente da Global Penguin Society, vencedor do prêmio Explorador do Ano da Rolex National Geographic, do Prêmio de Conservação de Indianápolis em 2023 (conhecido como o “Nobel da Conservação”) e beneficiário do Fundo para a Conservação da Disney — além da Dra. Michelle LaRue (bióloga conservacionista), Dra. Andrea Thiebault (especialista em pinguins-africanos), Dr. Gustavo Jiménez Uzcátegui (veterinário), Dra. Jessica Kemper (especialista em pinguins) e Dra. Katta Ludynia (bióloga marinha).
Sobre o que trata cada episódio:
• Coração de Imperadores
Os imperadores são os maiores e mais resistentes entre os pinguins, vivendo nos ambientes mais frios e extremos do planeta. Inserido em uma colônia na Antártida, o Explorador Bertie Gregory descobre habilidades sociais registradas pela primeira vez, revelando como os laços formados desde o nascimento — entre parentes, amigos e até desconhecidos — podem ser a diferença entre a vida e a morte.
• Rebeldes com Causa
Milhões de anos atrás, alguns pinguins deixaram o gelo e navegaram por correntes poderosas até chegar a novas terras. Eles adaptaram seus comportamentos para sobreviver em desertos, trópicos e até em meio à presença humana. Postos à prova, tornaram-se talvez os mais inteligentes entre os pinguins. Bertie Gregory explora como eles resolvem problemas, se comunicam e seguem em busca de novos mundos.
• Sobrevivência dos Astutos
É preciso ser um tipo especial de pinguim para sobreviver ao feroz Oceano Antártico. Ainda assim, 40 milhões deles habitam enclaves rochosos e isolados, formando algumas das populações de pinguins mais bem-sucedidas do planeta. Bertie Gregory acompanha pinguins-de-penacho-amarelo, gentoo e macaroni para descobrir um mundo repleto de desafios, ousadia e pais nada convencionais.
As temporadas anteriores da franquia Segredos de incluem Segredos dos Polvos (narrada por Paul Rudd), Segredos dos Elefantes (narrada por Natalie Portman) e a vencedora do Emmy Segredos das Baleias (narrada por Sigourney Weaver). Todas estão disponíveis no Disney+.
Segredos dos Pinguins é produzida pela Talesmith para a National Geographic. Os produtores executivos são James Cameron e Maria Wilhelm (Lightstorm Earth), vencedores do Emmy. Bertie Gregory, vencedor do BAFTA e do Emmy, é o narrador principal, cinegrafista e produtor. Pela Talesmith, os produtores executivos são Ruth Roberts e Martin Williams (vencedores do Emmy e BAFTA). A produtora da série é Serena Davies. Pam Caragol é a produtora executiva pela National Geographic.
Também já está disponível no Disney+ uma coleção especial de conteúdos que celebram a beleza do planeta, incluindo Segredos dos Polvos, Rainhas do Mundo Animal, Bichos 2: Uma Aventura em Miniatura, além de todo o catálogo de filmes do Disneynature.
Acompanhando a estreia de Segredos dos Pinguins, o Fundo para a Conservação da Disney (DCF) oferecerá apoio financeiro à Global Penguin Society. Em abril, a The Walt Disney Company, por meio do DCF — que completa 30 anos — fará doações superiores a 500 mil dólares para organizações beneficentes que oferecem experiências inspiradoras a jovens, promovendo a conexão com a natureza e o apoio à vida selvagem e aos ambientes naturais de suas comunidades. Esses programas se somam ao impacto acumulado de 125 milhões de dólares doados desde a criação do fundo, em 1995, apoiando mais de mil espécies em programas em mais de metade dos países do mundo e nos cinco oceanos.