![]() |
| ''Zagêro'', ''171'' e ''Raoni, Uma Amizade Improvável'' são as atrações inéditas da semana. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 14 a 20 de abril.
SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL
8 Presidentes 1 Juramento - A História De Um Tempo Presente (2021) (142’)
Horário: Segunda, 14/04, às 15h25
Classificação: 12 anos
Direção: Carla Camurati
Sinopse: Através de materiais de arquivo de diferentes mídias, nacionais e internacionais, o filme revive o período da redemocratização brasileira, do movimento das Diretas Já à posse de Jair Bolsonaro.
TERÇA-FEIRA, 15 DE ABRIL
Zagêro (15') (2024) - Inédito
[Curta Na Tela]
Horário: Terça, dia 15/04, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Victor Di Marco e Marcio Picoli
Sinopse: Nesse filme, todas as cabeças de equipe são pessoas com deficiência. Sim, isso é uma sinopse.
QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL
171 (2022) (95') - Inédito
[Faixa É Tudo Verdade]
Horário: Quarta, dia 16/04, às 20h
Classificação: 10 anos
Direção: Rodrigo Siqueira
Sinopse: Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por estelionato, roubo e tráfico de drogas. São identificadas nas cadeias como 171, número do artigo do código penal brasileiro que tipifica os crimes de estelionato. Se revelam narradores que usam da habilidade com as palavras para aplicar golpes ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna “mise-en-scène” em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas são até verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.
QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL
Tia Virgínia (2023) (98’)
[Maratona Louise Cardoso - 70 Anos]
Horário: Quinta, 17/04, às 19h45
Classificação: 12 anos
Direção: Fabio Meira
Sinopse: Virgínia nunca se casou e nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.
SEXTA, 18 DE ABRIL
Zé (2023) (120')
Horário: Sexta, dia 18/04, às 20h30
Classificação: 12 anos
Direção: Rafael Conde
Sinopse: Inspirado no livro homônimo de Samarone Lima, o filme de Rafael Conde apresenta a trajetória de Zé (Caio Horowicz), jovem que foi líder do Movimento Estudantil Brasileiro e participou de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Perseguido, ele escolhe a clandestinidade: deixa sua vida de classe média alta para viver com o povo, realizando o trabalho de alfabetização e conscientização política dos mais pobres. Durante esse período, Zé conhece sua parceira Bete, com quem tem 2 filhos. Ainda como clandestino, ele recebe Gilberto, irmão de Bete, como um novo militante. Gilberto é, no entanto, um informante do regime repressivo. Zé morre sob tortura aos 27 anos, falsamente acusado pelos militares de ter traído todos os seus companheiros, desaparecidos até hoje.
SÁBADO, 19 DE ABRIL
Raoni, Uma Amizade Improvável (2022) (90') – Coprodução – Inédito
[Maratona Dia dos Povos Originários]
Horário: Sábado, dia 19/04, à 0h
Classificação: 10 anos
Direção: Jean-Pierre Dutilleux
Sinopse: O filme conta a longa e improvável história de amizade entre o cacique Kaiapó Raoni e o cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux ao longo de 50 anos. Desde 1973, através de suas lentes, Dutilleux registra o cacique. Em 1978, seu documentário Raoni, narrado por Marlon Brando, foi indicado ao Oscar e apresentou Raoni ao mundo. Raoni – Uma Amizade Improvável é uma homenagem ao grande líder indígena, símbolo da luta pela demarcação dos territórios indígenas, de sua cultura e da Amazônia.
DOMINGO, 20 DE ABRIL
O Grande Circo Místico (2018) (111’)
[Maratona Premios Platino del Cine Iberoamericano]
Horário: Domingo, 20/04, às 20h15
Direção: Carlos Diegues
Classificação: 16 anos
Sinopse: A tradicional família austríaca Knieps é a dona do Grande Circo Místico. A arena torna-se palco do improvável romance entre o jovem Fred (Rafael Lozano), médico e herdeiro do aristocrata, Dr. Frederico (Antonio Fagundes), e a acrobata Beatriz (Bruna Linzmeyer). Após a morte do patriarca, o rapaz pede à Imperatriz (Catherine Mouchet) o comando do picadeiro. Tem início, então, a história de um clã criado à frente de seu respeitável público ao longo de um século, com todas as gerações de artistas das mais diferentes especialidades. O fio condutor da trama, no entanto, não carrega o mesmo sobrenome e responde pelo nome de Celavi (Jesuíta Barbosa), um mestre de cerimônia que não envelhece e repete sua alcunha como o famoso bordão francês c’est la vie ¬– é a vida, em português.
Tags:
Destaques da Programação
