'Crime é hoje prioritariamente transnacional', diz secretário-geral da Interpol no CNN Entrevistas deste sábado

Urquiza concedeu entrevista à CNN Brasil nos estúdios no canal em Brasília (DF); na foto, da esq. para a dir. o diretor da Interpol, o analista Elijonas Maia e a âncora Débora Bergamasco.
Foto: Divulgação/CNN Brasil

O crime hoje é ''prioritariamente transnacional'', avalia o secretário-geral da Interpol, o brasileiro Valdecy Urquiza. ''A maioria dos delitos ocorria em uma localidade, e a polícia investigava, coletava as evidências e as provas na mesma região. As organizações criminosas mudaram e migraram com o apoio de ferramentas digitais'', afirma. No cargo desde 2024, Urquiza conversou com os jornalistas Elijonas Maia e Débora Bergamasco no CNN Entrevistas deste sábado (5), às 21h.
 
O policial relatou que criminosos já têm adotado inteligência artificial e outras tecnologias para cometer delitos. ''Elas têm adotado IA cada vez mais, o que tem tornado muito difícil para as vítimas entenderem quando se trata de fraude, e também dificultado o processo investigatório desses delitos''.
 
Urquiza também falou sobre suas expectativas para a COP30, onde a Interpol e a Polícia Federal brasileira participam de discussões sobre segurança pública e meio ambiente. ''O tema é essencial. Há organizações criminosas trabalhando na extração de bens de forma ilegal, e é necessário incluir [a questão] nas estratégias de preservação'', conclui.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato