Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 02 a 08 de junho

Cinzas da Floresta. Foto: Divulgação

Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 02 a 08 de junho.

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JUNHO

Retomada (2024) (72')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Segunda, dia 2/06, às 18h
Direção: Ricardo Martensen

Sinopse: A aldeia Castanhal, dos tupinambás, sob a liderança da cacique Estévina, luta para consolidar sua identidade e preservar a floresta ao seu redor. Já a aldeia Açaizal, dos Mundurukus, encontra-se cercada pelos campos de soja, que trouxeram veneno para suas plantações e secaram o igarapé. Cristian Arapiun, um jovem de 18 anos, mora na cidade de Santarém e trabalha na equipe de comunicação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns. Ele e seus amigos estão se preparando para cobrir o maior encontro indígena do mundo, que acontecerá em Brasília. O filme acompanha esse processo de resistência, que começou no início do século XXI, se fortaleceu ao longo do tempo, resistiu ao governo Bolsonaro e agora se encontra mais vigoroso do que nunca, através de três histórias. A aldeia Castanhal, liderada por Estévina, busca firmar sua identidade e preservar a floresta. A aldeia Açaizal, por sua vez, está isolada pelos campos de soja, enfrentando os danos causados pelos agrotóxicos e o desmatamento. Lá, os moradores resistem, registrando suas lutas com vídeos de celular e bloqueando as máquinas de destruição com seus próprios corpos. Por fim, a história de Cristian Arapiun, militante indígena, que, além de trabalhar na comunicação do Conselho, se prepara para vivenciar o maior encontro indígena do mundo em Brasília, dando visibilidade à luta de seu povo.

TERÇA-FEIRA, 3 DE JUNHO

Cinzas da Floresta (2023) (77’) – Inédito
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Terça, dia 3/06, às 18h
Classificação: Livre
Direção: André D'Elia

Sinopse: O filme mostra a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil no contexto de mudanças climáticas e descontrole dos incêndios na Amazônia. A obra acompanha uma ação de ativismo do grafiteiro Mundano, que ao viajar por um Brasil em chamas coleta cinzas com o intuito de produzir a tinta usada em sua mais nova obra de arte.

QUARTA-FEIRA, 4 DE JUNHO

Fôlego Vivo (2021) (25')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Quarta, dia 4/06, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Juma Jandaíra

Sinopse: Uma comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o Rio São Francisco (Opará).

QUINTA-FEIRA, 5 DE JUNHO

Seca (2015) (84')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Quinta, dia 5/06, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Maria Ramos

Sinopse: Um assunto tão urgente quanto necessário: a escassez de água, observada em uma região do Brasil onde a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica.

SEXTA-FEIRA, 6 DE JUNHO

Raoni, Uma Amizade Improvável (2025) (90')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Sexta, dia 6/06, às 18h
Classificação: 10 anos
Direção: Jean-Pierre Dutilleux

Sinopse: O filme conta a longa e improvável história de amizade entre o cacique Kaiapó Raoni e o cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux ao longo de 50 anos. Desde 1973, através de suas lentes, Dutilleux registra o cacique. Em 1978, seu documentário Raoni, narrado por Marlon Brando, foi indicado ao Oscar e apresentou Raoni ao mundo. Raoni – Uma Amizade Improvável é uma homenagem ao grande líder indígena, símbolo da luta pela demarcação dos territórios indígenas, de sua cultura e da Amazônia.

SÁBADO, 7 DE JUNHO

Motel Destino (2024) (95')
Horário: Sábado, dia 7/06, às 23h50
Classificação: 18 anos
Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: A trama traz a história de Heraldo (Iago Xavier), um jovem de origem humilde que chega ao Motel Destino, estabelecimento de beira de estrada no litoral cearense, e transforma a vida dos que ali habitam. O motel é administrado pelo temperamental Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha) e torna-se palco onde crônicas da realidade brasileira se entrelaçam. Heraldo, membro foragido de uma gangue, desperta a curiosidade de Dayana, iniciando uma perigosa dança de poder e desejo entre eles. Em meio a esse cenário, um plano ousado de liberdade começa a se desenhar, retratando de forma íntima a juventude nordestina cujos sonhos foram sufocados por uma elite opressora.

DOMINGO, 8 DE JUNHO

Bacurau (2019) (2020) (72')
[Maratona Sonia Braga - 75 anos]
Horário: Domingo, dia 8/06, às 20h
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Classificação: 16 anos

Sinopse: No sertão brasileiro, Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o fora da lei Lunga é chamado para ajudar seus conterrâneos.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato