![]() |
Cinzas da Floresta. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 02 a 08 de junho.
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JUNHO
Retomada (2024) (72')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Segunda, dia 2/06, às 18h
Direção: Ricardo Martensen
Sinopse: A aldeia Castanhal, dos tupinambás, sob a liderança da cacique Estévina, luta para consolidar sua identidade e preservar a floresta ao seu redor. Já a aldeia Açaizal, dos Mundurukus, encontra-se cercada pelos campos de soja, que trouxeram veneno para suas plantações e secaram o igarapé. Cristian Arapiun, um jovem de 18 anos, mora na cidade de Santarém e trabalha na equipe de comunicação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns. Ele e seus amigos estão se preparando para cobrir o maior encontro indígena do mundo, que acontecerá em Brasília. O filme acompanha esse processo de resistência, que começou no início do século XXI, se fortaleceu ao longo do tempo, resistiu ao governo Bolsonaro e agora se encontra mais vigoroso do que nunca, através de três histórias. A aldeia Castanhal, liderada por Estévina, busca firmar sua identidade e preservar a floresta. A aldeia Açaizal, por sua vez, está isolada pelos campos de soja, enfrentando os danos causados pelos agrotóxicos e o desmatamento. Lá, os moradores resistem, registrando suas lutas com vídeos de celular e bloqueando as máquinas de destruição com seus próprios corpos. Por fim, a história de Cristian Arapiun, militante indígena, que, além de trabalhar na comunicação do Conselho, se prepara para vivenciar o maior encontro indígena do mundo em Brasília, dando visibilidade à luta de seu povo.
TERÇA-FEIRA, 3 DE JUNHO
Cinzas da Floresta (2023) (77’) – Inédito
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Terça, dia 3/06, às 18h
Classificação: Livre
Direção: André D'Elia
Sinopse: O filme mostra a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil no contexto de mudanças climáticas e descontrole dos incêndios na Amazônia. A obra acompanha uma ação de ativismo do grafiteiro Mundano, que ao viajar por um Brasil em chamas coleta cinzas com o intuito de produzir a tinta usada em sua mais nova obra de arte.
QUARTA-FEIRA, 4 DE JUNHO
Fôlego Vivo (2021) (25')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Quarta, dia 4/06, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Juma Jandaíra
Sinopse: Uma comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o Rio São Francisco (Opará).
QUINTA-FEIRA, 5 DE JUNHO
Seca (2015) (84')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Quinta, dia 5/06, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Maria Ramos
Sinopse: Um assunto tão urgente quanto necessário: a escassez de água, observada em uma região do Brasil onde a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica.
SEXTA-FEIRA, 6 DE JUNHO
Raoni, Uma Amizade Improvável (2025) (90')
[Mostra Meio Ambiente]
Horário: Sexta, dia 6/06, às 18h
Classificação: 10 anos
Direção: Jean-Pierre Dutilleux
Sinopse: O filme conta a longa e improvável história de amizade entre o cacique Kaiapó Raoni e o cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux ao longo de 50 anos. Desde 1973, através de suas lentes, Dutilleux registra o cacique. Em 1978, seu documentário Raoni, narrado por Marlon Brando, foi indicado ao Oscar e apresentou Raoni ao mundo. Raoni – Uma Amizade Improvável é uma homenagem ao grande líder indígena, símbolo da luta pela demarcação dos territórios indígenas, de sua cultura e da Amazônia.
SÁBADO, 7 DE JUNHO
Motel Destino (2024) (95')
Horário: Sábado, dia 7/06, às 23h50
Classificação: 18 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: A trama traz a história de Heraldo (Iago Xavier), um jovem de origem humilde que chega ao Motel Destino, estabelecimento de beira de estrada no litoral cearense, e transforma a vida dos que ali habitam. O motel é administrado pelo temperamental Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha) e torna-se palco onde crônicas da realidade brasileira se entrelaçam. Heraldo, membro foragido de uma gangue, desperta a curiosidade de Dayana, iniciando uma perigosa dança de poder e desejo entre eles. Em meio a esse cenário, um plano ousado de liberdade começa a se desenhar, retratando de forma íntima a juventude nordestina cujos sonhos foram sufocados por uma elite opressora.
DOMINGO, 8 DE JUNHO
Bacurau (2019) (2020) (72')
[Maratona Sonia Braga - 75 anos]
Horário: Domingo, dia 8/06, às 20h
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Classificação: 16 anos
Sinopse: No sertão brasileiro, Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o fora da lei Lunga é chamado para ajudar seus conterrâneos.
Tags:
Destaques da Programação