Silvério Pontes, Hamilton de Holanda e Bebê Kramer embalam especial de choro no ''Sem Censura'' (30/5)

Foto: Raphael Lemos/TV Brasil

O Sem Censura valoriza o choro, gênero musical brasileiro, com um programa especial em que a apresentadora Cissa Guimarães recebe os renomados compositores e instrumentistas Silvério Pontes, Hamilton de Holanda e Bebê Kramer na bancada da atração nesta sexta (30), às 16h, na TV Brasil. A jornalista Fabiane Pereira, especializada em música, é a debatedora desta edição da roda de conversa que recorda ícones do cancioneiro nacional.

O trio de artistas apresenta repertório de clássicos do choro. Eles executam obras marcantes como os sucessos "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro; "Corta Jaca", de Chiquinha Gonzaga; "Doce de Coco", de Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho; "Brasileirinho", de Waldir Azevedo; e "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu e eternizado na interpretação de Carmen Miranda.

Trajetória dos convidados

Para fazer uma imersão no universo do chorinho, o bate-papo da emissora pública destaca o talento do trompetista Silvério Pontes, criador do Choro na Rua, grupo que se destaca no segmento ao resgatar a essência do gênero e participa no palco do Sem Censura.

O bandolinista Hamilton de Holanda é um dos maiores instrumentistas do país. Com diversos prêmios nacionais e no exterior, o artista é considerado o reinventor do instrumento. O acordeonista gaúcho Bebê Kramer também compartilha sua expertise e virtuose na atração apresentada por Cissa Guimarães.

Durante a descontraída conversa, entre uma música e outra, Silvério Pontes, Hamilton de Holanda e Bebê Kramer falam das próprias trajetórias musicais. Eles celebram as influências e as inspirações na cena cultural. Também destacam sua relação com o gênero que combina ritmos africanos, europeus e indígenas. Com estilo próprio, o chorinho é tocado em formato de roda.

Referências do gênero

Os artistas ainda lembram de personalidades que fizeram história e ajudaram a consolidar o choro, reconhecido pelo Iphan no ano passado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Eles abordam a importância de nomes como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnattali, Waldir Azevedo, Raphael Rabello e Chiquinha Gonzaga.

No palco, os convidados são acompanhados pela banda formada pelos músicos Tiago Souza (bandolim), Alexandre Maionese (flauta), Dudu Oliveira (sax), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Charles da Costa (violão 6 cordas), Henrique Cazes (cavaquinho), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Rodrigo Jesus (percussão).

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato