![]() |
| Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 30 de junho a 06 de julho.
SEGUNDA-FEIRA, 30 DE JUNHO
Othelo, O Grande (2024) (82') – Coprodução – Estreia – Negritudes no Canal Brasil
Horário: Segunda, dia 30/06, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Lucas H. Rossi dos Santos
Sinopse: A vida do homem Sebastião Bernardes de Souza Prata: negro, mineiro e baixinho, considerado um dos maiores e mais talentosos atores e comediantes do Brasil, Othelo foi o primeiro ator negro brasileiro a fazer parte do cinema e da televisão nacional.
TERÇA-FEIRA, 1º DE JULHO
À Margem do Ouro (2023) (86') – Inédito
Horário: Terça, dia 1/07, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Sandro Kakabadze
Sinopse: A região do Rio Tapajós é a maior produtora de ouro do Brasil. No entanto, a exploração acontece na maioria das vezes de maneira ilegal e predatória, sem condições de segurança de trabalho e prejudicando a natureza. Garimpeiros, comerciantes, professoras ou garotas de programa, de diversos Estados e cidades do país, se encontram nessa região em busca de dinheiro. Em Penedo, pequena vila formada ao lado do garimpo, diversos tipos de violência estão completamente banalizados. Entretanto, apesar das condições de vida precarizadas, existe espaço para sonhar com dias melhores.
QUARTA-FEIRA, 2 DE JULHO
Noel Rosa - Um Espírito Circulante (2024) (71') – Inédito – É Tudo Verdade
Horário: Quarta, dia 2/07, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Joana Nin
Sinopse: Documentário musical que busca rastros deixados pelo compositor no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas. O filme cria paralelos entre passado e presente, sobretudo pela forma como o samba e a figura de Noel Rosa se misturam até hoje ao redor de seu berço criativo. Vozes de antigos parceiros, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, se juntam às de intérpretes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart'nália e Edu Krieger, entre outros.
QUINTA-FEIRA, 3 DE JULHO
Abdias Nascimento, Memória Negra (2008) (95')
Horário: Quinta, dia 3/07, às 21h30
Classificação: 12 anos
Direção: Antonio Olavo
Sinopse: O filme explora a vida de Abdias Nascimento, um destacado militante negro nascido em 1914, cuja contribuição e engajamento político ao longo do século XX são fundamentais para entender o papel do negro na sociedade brasileira. Com base em um depoimento gravado em 2005, o filme documenta a trajetória da vida de Abdias, evidenciando sua luta em prol do povo negro, intercalando com fatos marcantes do desenvolvimento do Movimento Negro no Brasil, que serviu de inspiração para diversas gerações.
SEXTA-FEIRA, 4 DE JULHO
Pasárgada (2024) (88’) – Inédito – Maratona Dira Paes
Horário: Sexta, dia 4/07, às 19h
Classificação: 14 anos
Direção: Dira Paes
Sinopse: Pasárgada é a estreia de Dira Paes como diretora e roteirista. O filme traz a narrativa de Irene (Dira Paes), uma bióloga especializada em ornitologia (estudo que explora as aves). Solitária em seus 50 anos, ela está com o foco total na realização de um projeto de pesquisa no meio da floresta da Mata Atlântica, no interior do Rio. Ali, ela redescobre sua ancestralidade tropical após conhecer Manuel (Humberto Carrão), um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.
SÁBADO, 5 DE JULHO
Sonho de Verão (1990) (80’) – Remasterizado
Horário: Sábado, dia 5/07, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Paulo Sérgio de Almeida
Sinopse: Depois de perder uma filha, o casal, dono de uma imensa e maravilhosa mansão, resolve passar um período na Europa. No táxi, a caminho do aeroporto, o motorista, atento a conversa dos dois, resolve tirar partido da situação. Léo (Sergio Mallandro) vai se hospedar na mansão dizendo-se sobrinho dos velhinhos, levando a namorada e um casal de amigos. Para completar a festa, chega um ônibus cheio de jovens, interpretados por Paquitas e Paquitos, que também se instalam na casa.
DOMINGO, 6 DE JULHO
Cidade; Campo (2024)(118')
Horário: Domingo, dia 6/07, às 23h30
Classificação: 16 anos
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: Cidade; Campo acompanha a história de duas mulheres que transitam entre a vida urbana e rural em busca de um novo começo. Após um desastre natural devastar suas terras, Joana (Fernanda Vianna) foge para São Paulo, onde tenta recomeçar do zero em um ambiente desconhecido. Enquanto isso, Flávia (Mirella Façanha) se muda com sua esposa, Mara (Bruna Linzmeyer), para a fazenda de seu falecido pai, onde ambas enfrentam os desafios de se adaptar à vida no campo. A narrativa explora as transformações e desafios enfrentados pelas protagonistas em meio a novas paisagens e realidades, destacando a luta pela sobrevivência e a busca por identidade em contextos de ruptura e mudança.
Tags:
Destaques da Programação
