O filme ''O Gênio do Crime'', adaptação do clássico infantojuvenil de João Carlos Marinho, começa a ser rodado nesta segunda-feira, 30/06, na cidade de São Paulo. O elenco conta com Ailton Graça, Marcos Veras, Douglas Silva e Rafael Losso. O longa-metragem é uma produção da Boutique Filmes, com coprodução da Globo Filmes e será distribuído pela Paris Filmes.
A obra acompanha a ''turma do Gordo'', quatro amigos que decidem investigar a falsificação de figurinhas da Copa do Mundo e acabam se envolvendo em uma grande aventura pela cidade de São Paulo. O grupo será interpretado por Francisco Galvão, Bela Alellaf, Breno Kaneto e Samuel Estavam.
Com direção de Lipe Binder (''Betinho: No Fio da Navalha''; ''Império'') e roteiro de Ana Reber (''Depois do Universo''), o longa tem produção de Tiago Mello (''3%''), direção de fotografia assinada por Pedro Sotero (''Bacurau'') e direção de arte de Thales Junqueira (''O Agente Secreto'').
''O livro é marcado por várias situações icônicas na cidade de São Paulo e queremos reproduzi-las no cinema. As locações foram cuidadosamente escolhidas para dar vida a cenas que provocam o imaginário de crianças e jovens que leram o livro, que fez parte da nossa formação. Reunimos uma equipe experiente e criativa, para trazer frescor a essa nova adaptação, ambientada nos dias atuais'', diz Tiago Mello, sócio da Boutique Filmes.
Publicado originalmente em 1969, ''O Gênio do Crime'' é um dos maiores sucessos da literatura infantojuvenil brasileira. A obra já vendeu mais de um milhão de exemplares e soma 60 edições publicadas. O filme foi contemplado pelo ProAc – iniciativa do Governo do Estado de São Paulo de fomento à cultura – e conta também com recursos do Fundo Setorial e Ancine.
''A adaptação de O Gênio do Crime para os cinemas reforça o compromisso da Globo Filmes com a realização de grandes produções para toda a família. É uma história encantadora que mistura amizade, investigação e a paixão nacional pelo futebol, com todos os ingredientes para cativar diferentes gerações. Estamos confiantes que teremos uma obra muito bem realizada para o público brasileiro'', afirma Flávia Costa, Gerente de Filmes & Infantil, Produtos Digitais Globo.
''Estamos muito felizes em embarcar neste projeto, que homenageia a cidade de São Paulo e celebra um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, que cativa o público leitor até hoje com seus personagens inesquecíveis. Temos certeza de que não só os fãs do livro, mas também os fãs de boas histórias como um todo irão amar a adaptação'', diz Marcio Fraccaroli, diretor geral da Paris Filmes.
