Documentário ''1961'', de Amir Labaki, chega ao Canal Brasil com foco na renúncia de Jânio Quadros

Fernanda Montenegro e Luiz Carlos Barreto fazem participações especiais na série ''1961''.
 Fotos: Divulgação

No dia 5 de junho, às 21h30, estreia no Canal Brasil o primeiro episódio da série documental ''1961'', dirigida, produzida e roteirizada por Amir Labaki. A trama revisita a crise política de agosto e setembro de 1961 provocada por uma tentativa de golpe militar contra a posse constitucional do vice-presidente João Goulart (''Jango''), depois da renúncia do presidente Jânio Quadros. A série apresenta, com exclusividade, entrevistas com participantes e testemunhas do episódio, áudios de John F. Kennedy sobre o posicionamento do governo americano naquele momento, fotos na Casa Branca durante seu pronunciamento, boletins confidenciais da Central Intelligence Agency (CIA) e trechos de entrevista em áudio com o General Ernesto Geisel, chefe do gabinete militar interino durante a presidência provisória de Ranieri Mazzilli, sobre a mobilização militar contra a posse de Jango.

''1961'' aborda os bastidores e a crise político-militar detonada pela renúncia em 25 de agosto de 1961 do presidente Jânio Quadros. Uma tentativa de golpe de Estado, liderada pelos três ministros militares, tentou impedir a posse constitucional do vice-presidente João Goulart, em viagem à China. Uma mobilização popular pró-Legalidade, liderada desde o Rio Grande do Sul pelo governador Leonel Brizola, e uma articulação político-parlamentar, em torno da adoção pelo Congresso Nacional do regime parlamentarista, evitaram a guerra civil e garantiram a posse de Jango em 7 de setembro de 1961, com Tancredo Neves assumindo o posto de primeiro-ministro.

Os três episódios também reúnem entrevistas inéditas de testemunhas e protagonistas da história pré-ditadura militar no Brasil: Rubens Ricupero, assessor do Ministério das Relações Exteriores do Congresso Nacional em 1961; Aldo Arantes, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1961 e 1962; Flávio Tavares, editor político do jornal Última Hora (RS); além de participações especiais de Fernanda Montenegro, Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues e Paulo César Pereio.

''1961'' é uma produção do Canal Brasil, Circunstância Cinematográfica, Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O roteiro tem como base o livro de Amir Labaki ''1961 - A Crise da Renúncia e a Solução Parlamentarista'', de 1986.

O segundo episódio de ''1961'' vai ao ar no dia 6 de junho, às 21h30, e o terceiro, no dia 7, no mesmo horário. O Canal Brasil também fará uma maratona no dia 8 de junho, domingo, a partir das 13h, com exibição dos três episódios em sequência.

Os três episódios também estarão disponíveis no Globoplay (Plano Premium) a partir do dia 5 de junho.

SINOPSE DOS EPISÓDIOS

Episódio 1 – A Renúncia e O Golpe

Depois de apenas sete meses no poder, Jânio Quadros renuncia à Presidência da República, em 25 de agosto de 1961. Os três Ministros Militares buscam vetar o retorno ao país e a posse constitucional do vice-presidente João Goulart, em pioneira viagem oficial à China.

Episódio 2 – Legalidade

O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, lidera uma mobilização civil e militar em favor da posse de Jango, também gaúcho, correligionário do PTB e seu cunhado. João Goulart retarda seu retorno ao país, escolhendo uma longa rota durante articulações para sua posse. Forças militares a favor e contra a Legalidade colocam o país à beira de um conflito armado.

Episódio 3 – Jango com Parlamentarismo

Em 31 de agosto, João Goulart retorna ao país pelo Rio Grande do Sul. Sob a forma de uma emenda constitucional que reduz os poderes de Jango pela adoção do regime parlamentarista, um acordo político-militar supera a crise. Uma ameaça final, sob a forma da Operação Mosquito visando abater o avião presidencial, adia sua posse. Jango assume a Presidência da República em 7 de setembro, apontando o político mineiro Tancredo Neves como Primeiro-Ministro. Militares e civis radicalmente opositores de Goulart e do trabalhismo iniciam a conspiração para sua derrubada pelo golpe de 1964.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!🤔

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato