O crime organizado na Bolívia ameaça uma tradição milenar do país, e os povos indígenas que vivem na Cordilheira dos Andes travam uma luta silenciosa para retomar o controle do cultivo da folha de coca, planta considerada sagrada e essencial à cultura e modo de vida local. Este angustiante cenário é tema do novo documentário do PlayPlus, A Folha - Tradição e Tráfico.
A produção original do streaming da RECORD mostra a resistência indígena diante da força do narcotráfico pelo domínio das plantações de coca. Para os povos nativos, a planta tem funções medicinais e mascar a folha ajuda a suportar os efeitos da altitude, além de simbolizar um costume ancestral.
O documentário do PlayPlus mostra que a área de cultivo da folha na Bolívia aumentou significativamente nos últimos anos, impulsionada por políticas durante o governo de Evo Morales. Líderes do povo Yunga, um dos mais tradicionais do país, acusam o ex-presidente de ter “cocalizado” o país, favorecendo a expansão das plantações sem o devido controle.
Apesar de possuir propriedades medicinais e estar presente em diversos produtos alimentícios, a folha de coca é classificada como planta psicotrópica, e o transporte internacional é considerado crime. Mas agricultores da região do Chapare vendem a folha para dezenas de mercados clandestinos controlados pelo tráfico de drogas.
A Folha - Tradição e Tráfico descortina o embate entre povos originários, que querem preservar sua cultura, e o avanço do crime organizado, que transformou antigas terras indígenas em plantações voltadas à produção de cocaína.
