Filme ''Apenas 3 Meninas'' retrata mobilização de jovens da periferia por dignidade menstrual

Mel Maia, Lívia Silva e Leticia Braga. Foto: Rodrigo Montenegro

Em 2020, três amigas se deparam com dados alarmantes: uma em cada quatro adolescentes brasileiras não têm acesso mensal a absorventes; 20% das adolescentes do país não têm água corrente em casa e cerca de 200 mil estudam em escolas sem banheiro. A ONU estima que uma em cada dez meninas no mundo deixe de frequentar a escola todo mês por causa da menstruação.

Foi diante dessa realidade que Amanda, Bia e Maria Fernanda decidiram agir para transformar a vida de centenas de mulheres ao seu redor e criaram a primeira lei do Brasil que garante a distribuição gratuita de absorventes. A lei foi proposta pelo deputado Renan Ferreirinha e aprovada por unanimidade pela ALERJ em 2021. A história inspiradora dessas jovens será retratada no filme ''Apenas 3 Meninas'', com direção de Susanna Lira (''Torre das Donzelas'', ''Rotas do Ódio'') produção da PANORÂMICA e coprodução da ELO STUDIOS e PARAMOUNT PICTURES BRASIL.

Com as filmagens iniciadas ontem no Rio de Janeiro, o longa traz um elenco estelar. Mel Maia, Lívia Silva e Letícia Braga vivem as protagonistas Amora, Irene e Luana, respectivamente. Milhem Cortaz será Elias, pai de Amora; e Juliana Alves interpretará Jo, uma mulher multifacetada que acumula inúmeras funções, como tantas brasileiras. Já Shirley Cruz interpreta Edna, mãe de Irene e Nicole Orsini, a amiga da escola que não acredita nas meninas.

"’Apenas 3 Meninas’ mostra a trajetória de três amigas da Zona Norte do Rio de Janeiro que, impactadas pela pobreza menstrual, se unem para transformar não só suas vidas, mas também a realidade da comunidade onde vivem. Sem acesso a itens básicos de higiene, essas adolescentes descobrem, com coragem e solidariedade, o poder da mobilização por uma causa: a garantia de absorventes gratuitos para quem precisa", explica a diretora Susanna Lira.

''Não tirei essa história da cabeça até conseguir os direitos e os recursos para filmá-la. É uma alegria imensa poder, a nosso modo, contribuir para a causa das meninas, que é também de todos nós. Espero que o filme ajude nossa sociedade a despertar para o problema imenso que é não contar com absorventes todos os meses. É simples de resolver e o resultado é imediato na vida das mulheres de baixa renda.'', diz Mara Lobão, sócia da Panorâmica.

''Nós, da ELO STUDIOS, somos apaixonados por boas narrativas. Contar uma história tão potente como essa nos motiva ainda mais a entregar um filme à altura. Acreditamos no impacto social do cinema e esperamos que ‘Apenas 3 Meninas’ inspire o público e mostre que a transformação é possível - ainda que requeira muita luta'', afirma Sabrina N Wagman, CEO da ELO STUDIOS.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato