![]() |
| Foto: Globo/Estevam Avellar |
Nesta quarta-feira, dia 02, o primeiro capítulo de uma história de amor em tempos de guerra ganha as telas da Globo. Terceira novela Original Globoplay, 'Guerreiros do Sol' se passa no Sertão, nas décadas de 1920 e 1930, e é livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e de muitos outros casais de cangaceiros que cruzaram o nordeste brasileiro. Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Rogério Gomes, a obra vai ao ar na faixa ‘Espiadinha Globoplay’, logo após 'Vale Tudo'.
A trama acompanha a história de dois sertanejos, Rosa e Josué, interpretados por Isadora Cruz e Thomás Aquino, que se tornam um dos mais famosos casais de cangaceiros de todos os tempos. Como pano de fundo, está o universo do Cangaço e reflexões sobre as origens e contradições do Brasil atual. Paixões, traição, política, vingança, dinheiro e banditismo são alguns dos temas que perpassam os capítulos, recheados de brasilidade e com protagonismo feminino em destaque.
''Esse projeto nasce de um desejo nosso de tratar do universo do Cangaço, mais especificamente desse casal emblemático que é Lampião e a Maria Bonita. Uma história muito brasileira e que pode ser contada e recontada, como são as grandes histórias do nosso país. Queremos trabalhar com a genealogia, não da ferocidade, mas da afetividade. Então estamos contando uma história de amor, que se dá no meio de uma guerra, que é a guerra de formação do Brasil moderno. Quando o Estado não ocupa os espaços, e a lei passa a ser a lei do mais forte”, define o autor George Moura. ''A ideia é dar uma dimensão humana do que foi esse momento da nossa história, porque os cangaceiros criaram um modo de viver. E como contraponto, a gente também conta o que acontece dentro das casas, dentro das fazendas. Esse é um elemento importante e que vai nos dando camadas'', complementa o autor Sergio Goldenberg.
'Guerreiros do Sol' é uma novela original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com colaboração de Claudia Tajes, Mariana Mesquita, Ana Flávia Marques, Dione Carlos e Marcos Barbosa. Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro homônimo, é consultor de pesquisa e conteúdo. A obra tem direção artística de Rogério Gomes, direção de João Gomes e Thomaz Cividanes, produção de Juliana Castro e direção de gênero de José Luiz Villamarim. No Globoplay, são liberados cinco capítulos da novela por semana, sempre às quartas-feiras.
Tags:
Programação
