Globo leva brasilidade e inovação ao centro das discussões no Cannes Lions 2025

Foto: Globo/Fatima Arantes

''A criatividade tem o poder de transformar o mundo em um mundo melhor''. A definição de Simon Cook, CEO de Cannes Lions, sobre a importância da criatividade ecoa por todas as ações do principal festival de publicidade do mundo. Para destacar a potência e a força criativa dos brasileiros, a Globo, parceira oficial do Cannes Lions 2025, promove ações que fomentam discussões sobre a importância da cultura, da identidade nacional e das conexões humanas para o desenvolvimento e o futuro da indústria publicitária no país.

William Bonner, que abriu o painel ''Revolução Criativa Brasileira'', promovido pela Globo no Forum Stage, na tarde desta segunda-feira, 16 de junho, revelou sua admiração pela publicidade brasileira. ''Pela primeira vez, um país está sendo homenageado no Cannes Lions. E somos nós, o Brasil. O reconhecimento é resultado da combinação única de brasilidade, criatividade e inventividade, características comuns da Globo e da publicidade brasileira'', celebrou Bonner.

''A melhor coisa do Brasil, já diz o ditado popular, é o brasileiro. Somos múltiplos, diversos, somos potência. Na Globo, acreditamos na criatividade, na brasilidade e na força do Brasil e dos brasileiros. E também na nossa publicidade, que segue evoluindo, se destacando. É esse desenvolvimento, com olhar para o futuro, que vamos celebrar hoje'', comentou Maju Coutinho, que mediou a conversa com Keka Morelle, CCO Latam da Ogilvy Brasil, Anselmo Ramos, presidente criativo da GUT e Sergio Gordilho, copresidente e diretor geral de criação da Africa Creative.  

O contexto cultural brasileiro é, desde sempre, um diferencial para a indústria nacional de criatividade. Para aproveitar o melhor dessa diversidade, Keka Morelle destacou que ''é preciso estudar e entender o Brasil. Ter um time diverso, capaz de representar as diferentes demandas e interesses dos brasileiros é um dos principais papeis dos líderes hoje em dia. Liderança, hoje, não é sobre o resultado do trabalho, mas também como e com quem a gente chega lá''. Sobre o futuro, Keka reforçou a relevância e a potência de algo intrínseco à indústria criativa: o talento. ''O futuro está totalmente ligado ao talento. Temos uma responsabilidade, como líderes, de incentivar as pessoas a serem cada vez mais elas mesmas e incentivar o pensamento crítico, a capacidade de fazer conexões'', reforçou a executiva. 

Foto: Globo/Fatima Arantes

Lembrando a campanha 'Tá na Mão', vencedora do Grand Prix de Media no Cannes Lions em 2024, realizado em parceria entre GUT, Globo e Mercado Livre, Anselmo Ramos reforçou a importância da criatividade e da humanidade em um mundo cada vez mais conectado. ''Não podemos separar performance de criatividade. Criatividade gera performance, que gera criatividade. Ano passado, junto com a Globo, criamos um novo formato de publicidade, com apoio de Inteligência Artificial. Mas nada seria possível sem o trabalho dos nossos times''. 

Sergio Gordilho reiterou a necessidade do olhar para a tecnologia como ferramenta e a potência do trabalho em parceria entre agências, anunciantes e empresas de mídia. ''No Brasil, mídia e criação trabalham em parceria, como uma dupla. E isso muda o jogo. A função da propaganda é buscar coisas memoráveis e encontrar formas de participar das conversas, geradas por essas histórias, de forma contextualizada. Transformamos coisas óbvias em coisas extraordinárias. A tecnologia nos ajuda na produção, mas não substitui o talento e a criatividade humanas''. 

A diretora de Negócios da Globo concorda: ''Com certeza os próximos desafios são voltados para a tecnologia. Precisamos abraçar e integrar essas novas tecnologias na construção de nossas histórias. Histórias contadas pela Globo com o mercado publicitário. Em breve, a TV 3.0 vai trazer um novo olhar para os dados, para o compartilhamento do conhecimento único que a Globo tem do Brasil e dos brasileiros, para que as marcas possam se apoderar disso. Vamos continuar escrevendo história juntos, à disposição do mercado nos próximos 100 anos'', afirmou Manzar Feres.

Após o painel, a Globo ofereceu, em parceria com a Film Brazil (APRO) e a ABAP (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário), o Happy Hour que marcou o início do festival, no Rooftop Terrace. Com participação do bloco ''Acadêmicos do Baixo Augusta'' e sob comando dos músicos Jairzinho e Simoninha a festa ganhou as ruas com o trio elétrico ''O W do Brasil'', nomeado em homenagem ao publicitário Washington Olivetto.

Entre os dias 16 e 20 de junho, o lounge da Globo no Cannes Lions, no Country Pavillion, celebra o Brasil. No espaço, uma galeria em homenagem à publicidade brasileira, organizada em parceria com a ABAP, exposição de fotos que representam o país, área de convivência e um terraço preparado para ações de relacionamento fazem parte da estrutura do espaço de 150 m². Nele, os convidados também podem conferir os dados e informações do estudo inédito ''100 Anos de Mídia e Publicidade no Brasil'', com detalhes sobre essa relação de parceria e retroalimentação que ajuda a construir os rumos da publicidade brasileira e segue firme em direção ao futuro. O estudo completo está disponível no Globo Gente.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato