![]() |
| 'Dois Córregos', 'Garotas do ABC', 'Através da Cidade Invisível', 'Falsa Loura'. Fotos: Divulgação |
O Canal Brasil presta homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, um dos grandes mestres do cinema brasileiro, com uma maratona especial de filmes na data em que ele completaria 80 anos. A programação especial, que será exibida nas noites de 14 e 15 de junho, reúne sete títulos que atravessam diferentes fases de sua carreira. A maratona tem início no sábado (14), às 23h30, com a estreia de ''Através da Cidade Invisível'' (2022), documentário de Paulo Grangeiro que parte dos escritos e memórias de Reichenbach para refletir sobre o papel de formação cultural das salas de cinema e sobre o modelo de cidade a que se pretende.
Em seguida, às 23h50, vai ao ar ''Alma Corsária'' (1993), sobre dois amigos poetas que organizam uma festa de lançamento de livro e, ao longo da noite, revisitam suas trajetórias e afetos. A programação continua às 1h45 com ''Bens Confiscados'' (2005), que apresenta a crise de um político poderoso, acusado de corrupção e forçado a esconder seu filho bastardo. Às 3h35, “A Ilha dos Prazeres Proibidos” (1979) encerra a madrugada com a história de uma falsa jornalista infiltrada em uma missão de extrema direita para eliminar intelectuais.
No domingo (15), às 23h30, a programação segue com ''Garotas do ABC'' (2003), sobre uma jovem operária negra que se apaixona por um rapaz envolvido com um grupo neonazista, revelando tensões sociais. Depois, às 1h40, ''Dois Córregos'' (1999) mostra a volta de uma executiva à sua cidade natal, onde revisita memórias familiares e um passado autoritário. Fechando a homenagem, às 3h35, vai ao ar ''Falsa Loura'' (2008), que acompanha a trajetória de uma operária que se envolve com ídolos da música pop enquanto lida com as dores e desilusões da vida adulta.
Natural de Porto Alegre e falecido em 2012, Reichenbach teve atuação multifacetada como diretor, roteirista, fotógrafo, crítico e professor. Ele também se destacou como um dos nomes centrais da chamada ''Boca do Lixo'' — movimento cinematográfico surgido na região central de São Paulo, marcado por uma produção independente, provocadora e de baixo orçamento.
Maratona Carlos Reichenbach
Horário: Sábado, dia 14/06 a partir das 23h30; e domingo, dia 15/06, a partir das 23h30
Através da Cidade Invisível (2022) (21') - Estreia
Horário: Sábado, dia 14/06, às 23h30
Direção: Paulo Grangeiro
Sinopse: A partir de fragmentos de memória do cineasta Carlos Reichenbach, o filme reflete sobre o papel de formação cultural das salas de cinema e sobre o modelo de cidade que a se pretende.
Alma Corsária (1993) (114')
Horário: Segunda, dia 14/06, às 23h50
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 16 anos
Sinopse: Rivaldo Torres (Bertrand Duarte) e Teodoro Xavier (Jandir Ferrari), amigos de infância, lançam o livro "Sentimento Ocidental". Os poetas convidam pessoas dos mais variados estilos para o evento. Entre eles está um suicida em potencial (Abrahão Farc), salvo por Torres no Viaduto do Chá. Ao mesmo tempo em que a festa avança, Torres e Xavier relembram como iniciou a amizade entre eles.
Bens Confiscados (2005) (109')
Horário: Domingo, dia 15/06, às 1h45
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 16 anos
Sinopse: Um poderoso senador é denunciado pela esposa por corrupção, tráfico de influência e bigamia. Quando sua amante se suicida, ele manda seqüestrar o filho bastardo para escondê-lo da imprensa e dos inimigos. Para cuidar do menino, uma ex-amante do político, que tenta mostrar-lhe o lado humano do pai.
A Ilha dos Prazeres Proibidos (1979) (96')
Horário: Domingo, dia 15/06, às 1h45
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 18 anos
Sinopse: Ana Medeiros é uma falsa jornalista, que foi contratada por um órgão de extrema direita. Usando como pretexto fazer uma reportagem com pessoas que têm a cabeça a prêmio, ela ruma para uma ilha paradisíaca, que é uma espécie de reduto da liberação sexual. Sua missão é eliminar dois pensadores considerados subversivos que estão lá.
Garotas do ABC (2003) (130')
Horário: Domingo, dia 15/06, às 23h30
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 18 anos
Sinopse: Aurélia (Michelle Valle) é uma jovem tecelã negra, que trabalha em uma indústria têxtil recém-saída da concordata e é fã do astro Arnold Schwarzenegger. Ao seu redor se desenvolvem os três eixos narrativos do filme: a família de Aurélia - pai, mãe, irmão, tia e sobrinha - mais colegas do clube operário e da tecelagem e o bando racista que acompanha o seu namorado fascista.
Dois Córregos (1999) (112')
Horário: Segunda, dia 16/06, às 1h40
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 14 anos
Sinopse: Uma executiva retorna a sua cidade natal Dois Córregos no Brasil e relembra de quando seu tio era ditador.
Falsa Loura (2008) (103')
Horário: Segunda, dia 16/06, às 3h35
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 16 anos
Sinopse: Silmara, uma trabalhadora industrial e uma mulher de beleza exuberante, apoia seu pai e se envolve com duas estrelas pop diferentes, das quais ele aprende lições traumáticas da vida.
Tags:
Programação
