![]() |
| Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil |
O DR com Demori recebe o jornalista e correspondente internacional Jamil Chade para falar sobre a crise em Gaza, o avanço da extrema-direita nos Estados Unidos e Europa, e a tentativa de golpe ocorrida no Brasil em 8 de janeiro de 2023. A atração vai ao ar nesta terça-feira (17), às 23h, na TV Brasil.
Durante o bate-papo com Leandro Demori, Chade disse ser insustentável testemunhar o cenário de destruição e extermínio resultado do conflito entre Israel e Palestina. ''É a destruição de uma região inteira, uma limpeza étnica e a comunidade internacional está paralisada. Eu vejo Gaza como resultado de um momento de transição na ordem internacional em que ninguém hoje tem a capacidade de impor freios. Nós vivemos a era da impunidade'', frisou.
O entrevistado analisou o papel da ONU nesse contexto e os desafios em lidar com os problemas contemporâneos. ''É muito dramática a situação de uma instituição que foi criada pelos nossos avós e agora está sendo solicitada a resolver o problema dos nossos netos. Não vai funcionar, nem em termos de credibilidade e nem de legitimidade. Por exemplo, na Carta das Nações Unidas de 1945 não há nenhuma referência a meio ambiente. Ela é uma instituição obsoleta'', avaliou. Ele observou, porém, que seria arriscado ficar sem a ONU, principalmente para as pessoas mais vulneráveis.
Chade também comentou o apelo da extrema-direita entre os jovens europeus. O principal atrativo seria a promessa de um retorno a um passado onde viver na Europa era seguro e sinônimo de uma vida confortável. ''Óbvio, é uma promessa tentadora se você não entende de quem está vindo. Está vindo de um grupo que não tem a mínima perspectiva em fazer um plano real para aquilo acontecer. A ironia disso tudo é que você pede para ver o plano e ele não existe'', explicou.
O jornalista também alertou para a relevância estratégica das próximas eleições na América Latina. ''Os americanos tem três eleições que são fundamentais para eles entre este ano e o ano que vem: Chile, Brasil e Colômbia'', elencou. No caso brasileiro, Jamil Chade lembrou o peso dos interesses econômicos dos Estados Unidos no Brasil: ''A pergunta que os empresários americanos fazem à Casa Branca é: se vocês provocarem uma crise diplomática entre os dois países, que garantia vocês vão me dar de que eu não vou perder meu investimento?''.
O DR com Demori também está disponível, na íntegra, no Youtube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa ainda é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.
Tags:
Programação
