![]() |
| Foto: Divulgação |
O programa de entrevistas DR com Demori, da TV Brasil, recebe nesta semana o ex-secretário de Justiça e vice-presidente de programas globais da Open Society Foundations, Pedro Abramovay. No episódio que vai ao ar nesta terça-feira (3), às 23 horas, são discutidos temas como regulação das redes, guerra às drogas e o papel dos movimentos sociais na reconstrução democrática.
Durante a entrevista, Abramovay comentou a perseguição à fundação Open Society Foundations, que é uma das principais financiadoras de diversos organismos sem fins lucrativos no Brasil. ''A gente vive um mundo de muitos governantes autoritários que têm, nesses temas, o foco também da atuação. [...] São justamente os grupos que têm atacado a democracia, os direitos humanos, o combate às desigualdades no mundo, que têm raiva, não da gente, mas das organizações que a gente apoia. Para atacar esses grupos, eles atacam a fundação'', afirmou o advogado e gestor.
O bate-papo também gerou abordagens sobre o futuro da esquerda no Brasil e as chamadas ''pautas identitárias''. Abramovay rebateu a ideia de que esses movimentos seriam responsáveis pelo enfraquecimento da esquerda. ''O movimento de mulheres e o movimento negro nunca foi um movimento exclusivamente identitário. Essa etiqueta de 'identitário' veio de fora para dentro. O movimento negro e o movimento de mulheres sempre trabalharam do ponto de vista transversal e trabalhando com questões de classe, questões econômicas muito claras'', explicou.
Ao falar de regulação das plataformas, Abramovay recordou sua participação na elaboração do Marco Civil da Internet e admitiu que o modelo precisa ser revisto: ''A arquitetura que foi montada lá era para um tipo de risco. O risco é outro agora''. Ele defendeu uma nova regulação com responsabilização das empresas. ''É muito hipócrita o discurso de que existe uma liberdade absoluta nas redes e que isso está sendo restringido'', detalhou.
O DR com Demori também está disponível no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa é transmitido simultaneamente em áudio pela Rádio MEC e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.
Tags:
Programação
