Renata Mielli, do CGI.br, fala sobre algoritmos, regulação e influência das big techs no DR com Demori

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O próximo programa DR Com Demori recebe a jornalista Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão responsável por estabelecer as diretrizes estratégicas da rede mundial de computadores no país. Na entrevista, Renata Mielli fala sobre regulação de plataformas de redes sociais, soberania tecnológica digital, o impacto dos algoritmos e a influência das ‘big techs’ e do governo dos Estados Unidos nos processos eleitorais. A atração vai ao ar às 23 horas de terça-feira (24), na TV Brasil.

''Todo o design, arquitetura e a retórica dessas grandes empresas que hoje dominam o capitalismo é para passar para a sociedade que elas são empresas neutras que facilitam a vida das pessoas'', afirma Mielli, que na conversa dá exemplos de como essas instituições podem atuar contra a democracia, a saúde e o bem-estar das pessoas.

Na avaliação da jornalista, embora o termo ‘algoritmo’ tenha se popularizado, falta compreensão sobre o que realmente está por trás dele. ''A palavra algoritmo passou a estar mais presente no vocabulário das pessoas, mas elas não têm a dimensão do que eles são de fato, como funcionam e o porquê de eles existirem (...) Essa compreensão, de que na verdade esse algoritmo nos transforma em uma mercadoria é que as pessoas não têm de forma tão clara'', diz.

A entrevista também alerta para o papel das 'big techs' – como Google, Meta e X - no cenário político internacional e a relação cada vez mais estreita entre muitas dessas empresas e o governo dos Estados Unidos. ''Há uma mudança de qualidade no alinhamento político dessas 'big techs' com o governo estadunidense. Isso tem se refletido em outros países, em como essas empresas e o próprio governo dos Estados Unidos vão interferir em processos eleitorais (...) Nós temos uma eleição aqui no Brasil em 2026 e precisamos ficar muito preocupados com isso'', aponta Mielli.

O DR com Demori também está disponível, na íntegra, no Youtube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa ainda é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato