Sobrepeso é tema do 'Profissão Repórter', que mostra obstáculos e avanços no enfrentamento da condição


Sete em cada dez brasileiros estão acima do peso. Dados recentes apontam que um em cada quatro adultos sofre de obesidade, colocando o Brasil entre os países com os maiores índices da doença no mundo. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 3, vai às ruas para acompanhar de perto os desafios, o tratamento e as conquistas de quem enfrenta a difícil jornada para perder peso.

Pesando quase 200 quilos, Marcos Roberto vê tarefas simples se tornarem um desafio. “Imagine viver carregando dois sacos de cimento o tempo todo. Essa é a minha vida”, lamenta. Ele vai começar um tratamento com tirzepatida, princípio ativo de uma das chamadas "canetas emagrecedoras". A obesidade atingiu um estágio crítico: ele sofre com apneia do sono, dores intensas nas pernas e sérias limitações na rotina. O tratamento é acompanhado por um endocrinologista, especialista em obesidade, que também cuida de Kesi Maria, de 46 anos. Após perder 30kg com o uso de um balão gástrico, ela agora passará a utilizar a caneta para tentar eliminar mais 15kg. Ambos representam pacientes que fazem uso da medicação com finalidade clínica, em um esforço para controlar uma condição de saúde grave e debilitante.

O programa investigou o uso das canetas emagrecedoras, que se tornaram uma febre no Brasil. Em algumas farmácias, o ‘Profissão Repórter’ identifica que muitos consumidores usam o medicamento por motivos estéticos, sem prescrição médica. Um exemplo é Anna Farfalla, de 46 anos, que perdeu 8kg em seis semanas após se incomodar com sua aparência nas redes sociais. A reportagem reacende o debate sobre o uso adequado desses remédios.

Já o repórter André Neves Sampaio acompanhou a rotina de Juliana Campos, enfermeira de 40 anos, que decidiu enfrentar a cirurgia bariátrica para melhorar sua saúde. Com 40 quilos acima do peso, ela realizou o procedimento pelo plano de saúde e contou com o apoio da família durante a recuperação. A reportagem mostra que a bariátrica é um processo longo e desafiador, que exige preparo emocional e disciplina alimentar que vai muito além da cirurgia.

Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, 68% dos adultos brasileiros têm excesso de peso, e 31% são obesos. Alex de Santis, de 34 anos e 258 quilos, faz parte dessa estatística e aguarda uma cirurgia bariátrica pelo SUS. Desempregado e com mobilidade reduzida, vive recluso e teme morrer enquanto espera pelo procedimento. Entre 2010 e 2024, a obesidade causou mais de 45 mil mortes no Brasil, um aumento de 75,3%, de acordo com o Ministério da Saúde.

A obesidade infantil cresce de forma alarmante no Brasil, mesmo em um cenário de insegurança alimentar. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de 2023 revelam que o país tem quase o triplo da média global de crianças com sobrepeso, com destaque para adolescentes entre 10 e 18 anos, dos quais 33% estão acima do peso. A repórter Nathalia Tavolieri e o técnico Carlos de Oliveira acompanharam casos como o de Wesley, de 12 anos, que pesa mais de 90kg, e Arthur, de 5 anos, em tratamento desde os dois. A alimentação baseada em ultraprocessados, impulsionada pelo baixo custo desses produtos, é apontada como um dos principais fatores, agravado pela dificuldade das famílias em manter hábitos saudáveis em casa.

O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 3, vai ao ar logo depois de ‘Os Outros’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato