TV Cultura exibe curtas sobre sustentabilidade e impacto social em especial pelos 10 anos do Festival MegaCities ShortDocs

Foto: Divulgação

Neste domingo (29/6), a partir das 22h, a TV Cultura exibe os melhores curtas do festival global MegaCities ShortDocs, que celebra seus 10 anos de criação. As produções são voltadas às causas sustentáveis e de impacto social nas grandes cidades. 

O festival foi criado em Paris, na França, e promovido no Brasil há três anos, fruto da parceria entre a ONG Métropole du Grand Paris e a plataforma São Paulo São. Com duração de até quatro minutos, os documentários retratam os desafios urbanos e ações que buscam mudar a realidade desses espaços. 

O especial deste domingo apresenta as cinco melhores exibições nacionais da década. Na próxima semana (6/7), serão levados ao ar curtas internacionais. 

Filmes em Destaque 

Nacionais -- 29/6 

1. "O Plantador" (Rafael Machado, Brasil, Edição 3 - 2017): Em São Paulo, um homem planta milhares de árvores em área carente, inspirando a recuperação do espaço urbano. 

2. "Debaixo da Ponte" (Felipe Moraes, Brasil, Edição 2019): Um ex-pugilista de São Paulo oferece boxe e valiosas lições de vida para moradores de rua sob um viaduto central. 

3. "Progresso de Quem?" (Izadora Andrade, São Paulo, Edição 8 - 2022): O curta destaca o trabalho essencial e muitas vezes não reconhecido dos catadores de recicláveis. 

4. "Lavando Almas" (Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas, São Paulo, Edição 9 - 2023/24): O filme emociona ao mostrar a solidariedade através do projeto Banho Solidário Sampa, que oferece dignidade aos moradores de rua. 

5. "Morro do Fubá" (Dandara Pires e Jonathan Roditi, Brasil, Edição 9 - 2023/24): No Rio de Janeiro, crianças revitalizam um espaço público em área dominada pela milícia, evidenciando a importância de áreas verdes para o bem-estar. Este curta foi exibido em Paris e no Festival de Cannes. 

Internacionais -- 6/7 

1. "Vila dos Recipientes" (Nizar Saleh, Congo, Edição 4 - 2018): Em Kinshasa, um artista transforma lixo plástico em brinquedos, usando a arte para educar sobre reciclagem e democratizar o acesso à cultura. 

2. "Eu sou assim" (Clarisse Girardet et al., França, Edição 7 - 2021): O filme de Paris revela a precária existência de um entregador imigrante, explorado por algoritmos, abordando a realidade dos serviços de entrega. 

3. "They don’t need to know" (Yogi Tujuliarto, Indonésia, Edição 8 - 2022): Em Jacarta, acompanhamos um catador de recicláveis à margem do rio mais poluído do mundo, dando visibilidade a figuras invisíveis das metrópoles. 

4. "Os Mexilhões Atlantis" (Rachmat Kurniawan Idrus e Azyd Aqsha Madami, Indonésia, Edição 9 - 2023/24): Uma comunidade costeira em Jacarta usa conchas e entulho para elevar casas contra a subsidência e as ameaças climáticas. 

5. "Manifesto Circuito Rios e Ruas" (Charles Groisman, Brasil, Menção Honrosa Edição 9 - 2023/24): Marcelo Tas guia um passeio às margens do Rio Pinheiros, defendendo que "nossos rios urbanos correm limpos, vivos e livres!".

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato