![]() |
Foto: Raphael Lemos/TV Brasil |
Nesta terça (1º/7), dia em que o programa Sem Censura completa 40 anos da estreia na telinha, a produção atualmente apresentada por Cissa Guimarães, na TV Brasil, recebe a jornalista Leda Nagle, que comandou o bate-papo vespertino do canal público por duas décadas.
A entrevista ao vivo às 16h na tradicional bancada ainda tem a presença de Bruno Barros, atual diretor geral, que já produziu e apresentou a atração, e da jornalista Cristina Padiglione, especializada na cobertura televisiva. A debatedora é a jornalista Katy Navarro que também já conduziu a roda de conversa.
Para comemorar as quatro décadas do Sem Censura, resgatar histórias, encontros e debates que atravessam gerações e destacar momentos que marcaram a história da televisão brasileira, a TV Brasil organizou uma semana inteira de programas temáticos, entre os dias 30 de junho e 4 de julho.
A sequência reúne convidados especiais e uma boa dose de nostalgia com surpresas para o público. A série de edições inéditas valoriza temas como memória, futuro, música, televisão, humor, esporte e filosofia.
Uma das novidades preparadas pela TV Brasil para comemorar os 40 anos do Sem Censura no ar durante a semana festiva é a presença de plateia nos especiais ao vivo, de segunda a quinta. Pela primeira vez nas quatro décadas da atração, o cenário do tradicional encontro diário abre espaço para o público acompanhar as descontraídas conversas de dentro do estúdio, no Centro do Rio.
O Sem Censura foi reconhecido esse ano com o Prêmio APCA, organizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de Melhor Programa de Televisão. O formato consagrado nas tardes da tevê brasileira estreou no dia 1º de julho de 1985 com Tetê Muniz como titular da bancada, na então TV Educativa do Rio de Janeiro, depois incorporada pela TV Brasil. A produção foi idealizada pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política.
Com diversas apresentadoras em sua história, sendo Lúcia Leme e Leda Nagle duas das titulares mais lembradas, a produção da emissora pública sempre abriu espaço para a troca de ideias com debatedores. A interatividade com o público – por meio das telefonistas, passando pelo fax e e-mail, até as mensagens via WhatsApp, pelo número (21) 99903-5329, e redes sociais, com a hashtag #semcensura40anos – é outra marca do programa.
Algumas das personalidades entrevistadas na bancada redonda em formato de semicírculo nos próximos dias na homenagem são os jornalistas Zeca Camargo e Fernanda Gentil, os atores Eduardo Sterblitch e Fabiana Karla, o filósofo Mário Sérgio Cortella, o ex-jogador Walter Casagrande e o ator e cantor Evandro Mesquita, entre outros nomes.
A apresentadora Cissa Guimarães celebra a ocasião. "É uma honra participar dos 40 anos desse programa tão icônico para a cultura brasileira. Me sinto grata e feliz por esse momento na bancada. Temos que valorizar muito essa produção prestigiada e importante para a democracia do Brasil que sempre esteve preocupada com arte, informação e serviço de qualidade", afirma sobre o legado e também a atual fase.
Terça (1º/7) – Um mergulho nos bastidores do Sem Censura: Leda Nagle, Bruno Barros e Cristina Padiglione
No dia em que o Sem Censura faz 40 anos, a TV Brasil apresenta um especial para relembrar bastidores, os momentos marcantes e as muitas transformações do programa ao longo dessas quatro décadas. Na bancada, Cissa Guimarães recebe a jornalista Leda Nagle, que comandou a atração por duas décadas; Bruno Barros, que começou como produtor, virou apresentador e hoje é o diretor geral do bate-papo, e a jornalista Cristina Padiglione, especializada na cobertura televisiva. A debatedora é a jornalista Katy Navarro que também já apresentou a produção.
Quarta (2/7) – Coragem, humor e recomeços: Fabiana Karla, Fernanda Gentil e Eduardo Sterblitch
No terceiro programa temático da semana comemorativa, o Sem Censura reúne três mentes criativas para uma conversa sincera sobre coragem, humor e recomeços. Cissa Guimarães entrevista Fabiana Karla, Fernanda Gentil e Eduardo Sterblitch.
A atriz Fabiana Karla, que descobriu ser superdotada a partir de uma pauta do próprio Sem Censura, conta essa e outras histórias. A jornalista Fernanda Gentil, com seu humor e versatilidade, fala sobre suas múltiplas versões, vida, carreira e reinvenção. O comediante Eduardo Sterblitch, um dos artistas mais instigantes da sua geração, mostra que fazer rir exige preparo. Ele fez o personagem Alfredo Honório na trama da novela "Garota do Momento". Dadá Coelho participa como debatedora.
Quinta (3/7) – Ídolos que inspiram pela curiosidade, inquietação e capacidade de se reinventar: Mário Sérgio Cortella, Walter Casagrande e Zeca Camargo
O quarto especial do Sem Censura envolve ídolos que inspiram pela curiosidade, inquietação e capacidade de se reinventar. Cissa Guimarães traz para a bancada Mário Sérgio Cortella, Walter Casagrande e Zeca Camargo. O encontro de ideias busca ajudar a entender – e, principalmente, questionar – o mundo contemporâneo. O jornalista e produtor de conteúdo Muka é o debatedor.
O filósofo Mário Sérgio Cortella traz o seu olhar sempre afiado sobre o comportamento humano e os dilemas da atualidade. O ex-jogador e comentarista Walter Casagrande compartilha reflexões sobre esporte, política, Brasil e superação. O jornalista Zeca Camargo revisita suas quase quatro décadas de carreira, desde os tempos de repórter de música nos anos 1980 até o sucesso nas telas.
Sexta (4/7) – Especial Anos 80: Evandro Mesquita e banda Blitz, Patrícia Marx e Luiz André Alzer
Em clima de festa, nostalgia e muita música, o programa encerra a semana com um mergulho no repertório que atravessa gerações. O especial Anos 80, década em que o Sem Censura foi lançado, reúne no palco da emissora pública o cantor Evandro Mesquita com a banda Blitz, a cantora Patrícia Marx e o jornalista Luiz André Alzer. nesta sexta (4), às 16h, na TV Brasil.
O grupo celebra clássicos que embalaram a década de 1980 e fazem sucesso até hoje, assim como o Sem Censura. O grupo interpreta "A Dois Passos do Paraíso", "Você Não Soube Me Amar", "Betty Frígida", "Weekend" e "Mais Uma de Amor (Geme-Geme)", entre outros hits.
Já a cantora e compositora Patrícia Marx, que fez parte da infância de muita gente com o Trem da Alegria, relembra histórias da época e destaca a sua trajetória artística. O jornalista Luiz André Alzer, autor do livro "Almanaque dos Anos 80", completa a roda de conversa com curiosidades sobre moda, comportamento, cultura pop e os acontecimentos que moldaram o período em que o Sem Censura foi criado. Cissa Guimarães comanda um "sextou" para cantar junto, se emocionar e voltar no tempo.
Tags:
Programação