![]() |
| Mao Tsé-Tung e Kim Jong-Il foram figuras importantes no conflito. Crédito: Divulgação/Curta! |
O clima de esperança que parecia florescer com o fim da 2ª Guerra Mundial durou pouco. Apenas cinco anos depois, a península coreana seria o cenário de um dos confrontos mais importantes no contexto da Guerra Fria, detalhado e estudado em ''A Guerra da Coreia em Foco'', documentário inédito que estreia com exclusividade no Curta!.
Dividido em duas partes, o filme é produzido pela ZED, com direção de John Maggio. O documentário analisa a Guerra da Coreia, a partir de extenso material de acervo e depoimentos inéditos de ex-combatentes, historiadores e testemunhas das tensões e horrores do conflito, cujas consequências políticas, diplomáticas e militares reverberam até hoje, 75 anos depois.
Na primeira parte, ''A Guerra Esquecida'', são narradas as origens e a escalada da guerra. O ataque atômico a Hiroshima e Nagasaki pelos americanos marca o fim da 2ª Guerra Mundial. A rendição do Japão, contudo, causa uma série de efeitos no sudeste asiático: após décadas de ocupação japonesa, a Coreia finalmente estava livre. No vácuo de poder, União Soviética e EUA travam uma disputa pelo território, com suas aspirações diplomáticas e econômicas.
''Lembro-me de ver todo mundo feliz. Minha mãe entrou e nos disse em voz alta que nós não precisávamos nos preocupar com mais nada'', conta Park Kyung-Soon, que tinha 9 anos à época da libertação.
O documentário mostra como a península foi dividida no famoso paralelo 38, que corta o país ao meio. Sem consultar os cidadãos, a linha arbitrária estabeleceu as zonas de influência: o sul, com os Estados Unidos, e o norte, apoiado pelos soviéticos e chineses. No meio de conflitos civis e fortes discursos nacionalistas de unificação, a tensão aumenta, até que a Coreia do Sul é invadida pelas forças do Norte.
Para uma geração que imaginava que não veria outra guerra, a notícia da intervenção da ONU, com tropas americanas, foi um choque. Novamente, o mundo iria presenciar cenas de horror.
''Foi uma guerra muito suja, e isso também desmoralizou os soldados americanos. Eles não sabiam pelo que estavam lutando e foram forçados a fazer coisas que não fizeram na 2ª Guerra Mundial'', avalia o historiador Bruce Commings.
A produção revive os momentos de pânico e tensão através de imagens e relatos. A crise de refugiados se torna um problema humanitário, e a escalada do conflito, que ameaça escapar das fronteiras coreanas, torna o pavor nuclear uma ameaça real.
''Éramos agricultores pobres, sempre moramos no campo. Então, os soldados dos EUA vieram e disseram: 'se quiserem viver, saiam'. Eles disseram que tínhamos de nos agrupar, se não iriam atirar'', diz Yang Hye-Suk, que tinha 13 anos quando a guerra começou.
''A Guerra da Coreia em Foco'' é uma produção da ZED. O documentário é dividido em duas partes de 52 minutos. O filme também pode ser visto completo no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 1º de agosto, às 22h.
Quinta do Pensamento– 31/07
22h - ''Victor Hugo e Os Miseráveis'' (Documentário)
Em 1862, aos 60 anos de idade, Victor Hugo publicou o romance "Os Miseráveis", sobre a vida de Jean Valjean, um homem condenado a cinco anos nas galés (que se transformam em 19 anos de prisão) por roubar um pão. O livro se tornou um escândalo e despertou no povo o clamor por justiça. Chegou-se a questionar o que levou um conservador como Victor Hugo a escrever algo tão subversivo. E são as origens e as heranças deste clássico da literatura mundial o tema do documentário “Victor Hugo e Os Miseráveis”. Através de entrevistas com escritores e pesquisadores, o documentário investiga a história por trás de "Os Miseráveis", buscando compreender por que esse romance tem cativado as pessoas ao longo de 150 anos. Explora os temas universais presentes na obra e sua ressonância contínua com diversos públicos. Direção: Grégoire Polet Duração: 52 min Classificação: Livre Horário alternativo: 01 de agosto, às 02h e às 16h; 02 de agosto, às 09h; dia 03 de agosto, à 0h00; dia 04 de agosto, às 10h
Sextas de História e Sociedade – 01/08
22h - ''A Guerra da Coreia Em Foco'' (Documentário) - INÉDITO E EXCLUSIVO
Lançando uma nova luz sobre um tema geopolítico controverso, a série confronta a percepção de ''Guerra Esquecida'' da Guerra da Coreia. Abrangendo o presente e o passado, entendemos o conflito que foi um importante ponto de virada na história mundial e sua influência nos líderes de hoje - Donald Trump, Kim Jong Un - até personagens e momentos históricos do passado - como Joseph Stalin e Harry S. Truman. Direção: John Maggio Duração: 52min Classificação: 14 anos Horários Alternativos: 02 de agosto, às 02h e às 16h; dia 03 de agosto, às 22h; dia 04 de agosto, às 16h; dia 05 de agosto, às 10h
Sábado – 02/08
20h50– ''Máfia e Bancos'' (Série) - Episódio: ''A Rede Global do Crime''
Com a queda do Muro de Berlim, o mundo se tornou um só, e o capitalismo triunfou. Em um instante, todas as fronteiras caíram por terra: o surgimento da máfia russa, o retorno de Hong Kong ao domínio chinês. Na enxurrada de transações globais, era impossível rastrear o dinheiro. E os bancos, que deveriam monitorar o sistema, são cúmplices descarados das máfias. Direção: Christophe Bouquet Duração: 60 min Classificação: 14 anos
Domingo – 03/08
19h– ''Um Filme para Beatrice'' (Documentário)
''Como vão as mulheres no Brasil?''. É essa pergunta intrigante, feita por uma jornalista italiana, que Helena Solberg tenta responder através de elementos dos seus filmes, dos anos 1960 até hoje. No caminho, encontros com figuras como Heloisa Teixeira, Rita von Hunty e Helena Vieira iluminam algumas frestas desse amplo debate. Direção: Helena Solberg Duração: 78 min Classificação: 12 anos
Tags:
Programação
