Documentário do canal Curta! mostra efeitos de microplásticos na saúde humana

Documentário traz novos estudos e revelações sobre os efeitos do plástico no corpo humano.
Crédito: Divulgação/Curta!

A cada ano, 350 milhões de toneladas de resíduos plásticos se acumulam em todo o mundo. A produção global de plástico só cresce, assim como a preocupação com os efeitos da concentração de micro e nanoplásticos no corpo humano. Esse é o tema do documentário inédito ''Homo Plasticus — O Plástico Dentro de Nós'', que estreia com exclusividade no Curta!.
 
Com produção da ARTE France e direção de Élodie Bonnes, o documentário, lançado neste ano, apresenta as pesquisas mais modernas que buscam explicar como essas partículas invisíveis podem alcançar e penetrar nos nossos órgãos. Com depoimentos inéditos de cientistas que lideram os estudos e imagens de arquivo, a produção joga luz em um dos debates mais importantes da saúde pública no mundo moderno.
 
Desde meados do século passado, o plástico revolucionou a vida cotidiana. Atividades como cozinhar, organizar, se exercitar e brincar foram transformadas pela disseminação de objetos feitos a partir de materiais plásticos. Essa transformação causou uma poluição sem igual, afetando mares, rios, solos, fauna e flora. Se pensarmos que os resíduos plásticos chegaram à lua, não surpreende que, aqui na Terra, nossos corpos sejam afetados cotidianamente.
 
''Acho que o resultado mais surpreendente da pesquisa, pelo qual não esperávamos, foi conseguir identificar partículas de microplásticos em todas as amostras. Com nosso estudo, conseguimos mostrar, pela primeira vez, que nós ingerimos microplásticos'', alerta o gastroenterologista da Universidade de Viena Philipp Schwabl, um dos pioneiros na pesquisa da presença de plástico no corpo humano.
 
O documentário mostra que elementos básicos na produção dos alimentos, o solo e a água, estão poluídos por plásticos. Em seu ciclo de vida, o plástico se desintegra em partículas e cerca de 70% acabam em aterros sanitários ou na natureza, chegando ao nosso corpo por meio dos alimentos ou do ar. Com os sistemas digestivo e respiratório afetados, as pesquisas indicam que as funções do intestino e dos pulmões como barreiras foram alteradas, e as partículas de plástico já se espalham pelo nosso corpo.
 
''A criança, mesmo antes de nascer, já carrega um conjunto de exposições às quais ela não pediu para ser exposta. Queremos entender como esses micro e nanoplásticos podem afetar a saúde da criança e estar relacionados ao desenvolvimento de certas doenças mais tarde na vida'', explica a pesquisadora do Centro de Ciências Ambientais da Universidade de Hasselt, na Bélgica, Nelly Saenen.

Diante da dimensão econômica e industrial do plástico, o desafio parece ser imenso. O documentário traz, entretanto, a perspectiva de cientistas do mundo inteiro que tentam desvendar meios de devolver ao nosso corpo uma saúde livre dessa substância.
 
''Na verdade, a solução já existe: precisamos reduzir drasticamente as quantidades de plástico que usamos'', afirma a química ambiental da Universidade de Le Mans, na França, Fabienne Lagarde.
 
''Homo Plasticus — O Plástico Dentro de Nós'' é uma produção da ARTE France em parceria com a Decoupages. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 25 de julho, às 22h.

André Abujamra conversa com ele mesmo no último episódio da série ‘Na Trilha do Cinema’ 
Crédito: Divulgação/Curta!
 
André Abujamra se diverte ao detalhar processo criativo de seus filmes no último episódio de ''Na Trilha do Cinema'

Para encerrar a temporada da série ''Na Trilha do Cinema'', o músico, produtor e diretor André Abujamra entrevista... André Abujamra. Após conversar com oito convidados, em episódios anteriores, sobre as trilhas sonoras, os sons e as cenas de grandes filmes brasileiros, desta vez ele comenta suas próprias experiências como um dos principais compositores do cinema nacional, responsável por músicas de mais de 80 produções. O último e inédito episódio da série estreia com exclusividade no Curta!.
 
Intitulado ''Planeta Som'', o episódio retrata a forma como o mundo é interpretado pelos olhos e ouvidos de Abujamra. Ele define sua relação com a música como algo quase ancestral. Ator, músico, produtor musical e responsável por compor trilhas para o cinema e o teatro, já recebeu vários prêmios, entre eles o Kikito, do Festival de Gramado, o Prêmio Grande Otelo de Cinema Brasileiro e o Molière, de artes cênicas.

''Somos vibrações; o ser humano também é vibração. Para mim, tudo é barulho, e todo barulho é música'', explica.

Frente a frente consigo mesmo, ele relembra as composições de seu primeiro filme: ''Carlota Joaquina'' (1995), de Carla Camurati, com músicas gravadas com orquestra e sons do cotidiano; e de ''Carandiru'' (2003), de Hector Babenco, com trilha criada com apenas três notas.
 
''Eu componho andando; não sento no estúdio e faço música. Eu saio, converso com o pipoqueiro. Eu preciso ficar pensando no filme sem ter instrumento. O instrumento é a minha cabeça'', afirma.
 
De um jeito descontraído e brincando com o fato de se entrevistar, o apresentador detalha suas influências e seu processo criativo. E se delicia ao relembrar os encontros e conversas proporcionados pela série que, sobretudo, é uma homenagem ao cinema.
 
''Eu fiquei muito emocionado. Existe um mundo muito grande das coisas que não existem. A imagem não é mentirosa, você está vendo um trem andando, mas o som é mentiroso. No cinema, a mentira é a coisa mais bonita que tem, porque o som é totalmente mentiroso'', afirma.
 
Viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), “Na Trilha do Cinema” é uma produção da Movioca e tem direção de Hewelin Fernandes. Convidados por André Abujamra, profissionais que se dedicam às trilhas e aos sons dos filmes conversam sobre as técnicas e os desafios da área, dissecando as obras e detalhando a construção de sons que marcaram o cinema brasileiro. Além do episódio com Abujamra, os outros trazem Tide Borges, Guta Roim, Waldir Xavier, Daniel Turini, Mirian Biderman, Antonio Pinto, Luiz Adelmo e Flávia Tygel.
 
A série completa, com dez episódios, pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br) a partir de quinta, 24. A estreia do episódio é no dia temático Quartas de Cinema, 23 de julho, às 21h30.

Segundas da Música – 21/07

21h - ''Os Ímpares'' (Série - Segunda Temporada) - Episódio: ''João Donato - Thalma de Freitas e Duda Brack'' - INÉDITO E EXCLUSIVO

A voz tímida de João Donato mudou tudo. No álbum “Quem é Quem”, seu primeiro cantando, o mestre atendeu ao apelo de Marcos Valle e revelou uma nova face artística — um marco em sua carreira. Ivone Belem relembra bastidores com João Gilberto; Thalma de Freitas homenageia com afeto; e Duda Brack traz frescor. Direção: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27min Classificação: 10 anos Horários Alternativos: dia 22 de julho, às 01h e às 15h; dia 23 de julho, às 09h; dia 26 de julho, às 20h15; dia 27 de julho, às 12:45.

Terças das Artes - 22/07

23h - "A Casa Azul de Frida Kahlo'' (Documentário)

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (em 1907) e morreu (em 1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o seu marido, o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trótski, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Wassily Kandinsky, entre outras. Direção: Xavier Villetard Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 23 de julho, às 03h e às 17h; dia 24 de julho, às 11h; dia 26 de julho, às 12h; dia 27 de julho, às 0h

Quartas de Cinema – 23/07

21h30 - ''Na Trilha do Cinema'' (Série) - Episódio: ''André Abujamra'' - INÉDITO E EXCLUSIVO

No último episódio da série “Na Trilha do Cinema”, o músico, diretor e produtor André Abujamra entrevista a si mesmo. Numa conversa bem-humorada, Abu conta como a trilha sonora surgiu na sua vida e revela como foi o trabalho de som dos filmes “Carlota Joaquina” (1995), “Carandiru” (2003) e “Durval Discos” (2002). Direção: Hewelin Fernandes Duração: 24min Classificação: 10 anos Horários Alternativos: dia 24 de julho, às 01h30 e 15h30; dia 25 de julho, às 09h30; dia 26 de julho, às 19h45; dia 27 de julho, às 12h15.

Quintas do Pensamento– 24/07

22h - ''A Escrita Delas'' (Documentário)

O documentário investiga a autoria feminina na literatura, questionando se a escrita pode ser definida pelo gênero do autor. Através de entrevistas com escritoras renomadas, o filme explora diferentes perspectivas sobre o tema, oferecendo uma reflexão profunda sobre a influência do gênero na literatura e celebrando o legado das mulheres na arte da escrita. Direção: Vanessa de Araújo Souza Duração: 70 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: dia 25 de julho, às 02h e às 16; dia 26 de julho, às 8h30; dia 27 de julho, às 14h45; dia 28 de julho, às 10h.

Sextas de História e Sociedade – 25/07

22h - ''Homo Plasticus — O Plástico Dentro de Nós'' (Documentário) - INÉDITO E EXCLUSIVO

Micro e nanoplásticos estão em toda parte. No entanto, o que não sabemos é que os cientistas encontraram amostras deles alojadas em nossos órgãos vitais: fígado, pulmões, intestinos, placenta... a lista é longa. O quão prejudicial é essa contaminação? O homo sapiens está se tornando homo plasticus? Direção: Élodie Bonnes Duração: 52min Classificação: Livre Horários Alternativos: dia 26 de julho, às 02h e às 15:30; dia 27 de julho, às 21h30; dia 28 de julho, às 16h; dia 29 de julho, às 10h

Sábado – 26/07

20h45– ''Máfia e Bancos'' (Série) - Episódio: ''Siga o Dinheiro''

Para as organizações criminosas, o dinheiro se tornou um problema: havia quantidade em excesso. Na década de 1980, foram desenvolvidas técnicas modernas de lavagem de dinheiro. Pela primeira vez, os governos tentaram seguir o dinheiro para derrubar as organizações criminosas. Mas os anos de Reagan e Thatcher foram de desregulamentação, e as oportunidades para a lavagem de dinheiro explodiram. Direção: Christophe Bouquet Duração: 52 min Classificação: 14 anos

Domingo – 27/07

20h30 - ''Edward Hopper e a Tela em Branco'' (Documentário)

O fascínio que as pinturas de Edward Hopper exercem tem a ver com a dosagem relevante de reminiscência e estranheza que o pintor introduz em sua concepção. O filme se baseia em imagens raras de Hopper e na coleção de documentos, cadernos e fotos que sua esposa, Josephine, cedeu ao Whitney Museum. Cada etapa pictórica em seu caminho é contrastada com a história social, política e cultural americana Direção: Jean-Pierre Devillers Duração: 52 min Classificação: Livre

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato