![]() |
| Foto: TV Brasil/Divulgação |
Na semana em que a saudosa Elizeth Cardoso completaria 105 anos, no dia 16 de julho, o Samba na Gamboa apresenta uma edição especial. A produção da TV Brasil recorda A Divina neste domingo (13), às 13h, com a cantora Mônica Salmaso, que tem um show só com o repertório da artista. Teresa Cristina homenageia a estrela considerada uma das maiores cantoras da música popular brasileira.
Convidada e anfitriã lembram da interpretação marcante da musa e destacam sua importância no cenário nacional. Mônica Salmaso fala sobre o espetáculo "Senhora das Canções" e entoa na atração original da emissora pública, com Teresa Cristina, alguns dos clássicos que marcaram a obra de Elizeth Cardoso.
Elas soltam a voz para entoar sucessos como "Barracão", "Luz Negra", "Seresteiro", "Sei Lá, Mangueira", "Depois de Tanto Amor", "Violão Vadio", "A Mentira Acaba" e "Janelas Abertas", músicas de grandes nomes do cancioneiro do país que embalaram a trajetória da talentosa intérprete. Elizeth Cardoso faleceu aos 69 anos, em 1990.
Legado como referência
Considerada a maior cantora do país em sua época, Elizeth Cardoso fez a ponte entre a tradição das cantoras do rádio e os movimentos que modernizaram a música brasileira, como a Bossa Nova e a geração dos Festivais. Admirada com diversos apelidos elogiosos no seu tempo, como "A Magnífica" e "A Enluarada", a Divina tinha muitas cantoras que eram suas fãs.
Mônica Salmaso comenta a dimensão da homenageada na história da música nacional. "Elizeth Cardoso é, para mim, a Ella Fitzgerald da canção brasileira. Atravessou dos anos 1950 até a década de 1980, passou pelo rádio e televisão. Tinha um trânsito por incríveis compositores, com autenticidade e sempre curiosa em observar o que acontecia", opina.
A convidada também fala sobre o modo de performar de Elizeth Cardoso em suas apresentações. "A voz e o jeito de cantar fazia parecer tudo fácil", define Mônica Salmaso que completa. "Eu acho difícil um cantor não se apaixonar pelo trabalho da Elizeth e entender seu legado como um norte. É uma escola mesmo", afirma ao recordar a discografia da cantora que teve dezenas de álbuns lançados na carreira.
Tags:
Programação
