![]() |
| Foto: Produtora Brasileira/Divulgacao |
Diretamente da Amazônia, o chef Felipe Shaedler revela uma cozinha que honra a floresta, seus povos e sabores. A gastronomia local, com práticas e costumes típicos, embasa a conversa do convidado com o apresentador Paulo Vitale no terceiro programa inédito da série Chefs do Brasil. A produção vai ao ar neste sábado (26), às 12h30, na TV Brasil. O conteúdo inédito fica disponível no app TV Brasil Play.
O episódio do seriado independente mergulha na missão do chef de representar a diversidade amazônica em grandes centros urbanos, conectando biomas e culturas por meio da comida. A narrativa da atração documental reforça como itens tradicionais ganham espaço na alta gastronomia ao mesmo tempo em que preservam histórias e identidades locais.
O entrevistado comenta sua identificação com o trabalho que envolve os ingredientes da região. "Se tirarem a Amazônia de mim, não sobra muito do Felipe. Uma vez que estou lá, eu me descubro como cozinheiro. É algo como a minha missão de vida. Busco devolver para a Amazônia o que ela deu para mim. O meu propósito é cozinhar por ela. Acho que isso faz a diferença", afirma Felipe Shaedler.
O chef explica como se sente nesse espaço tão único. "A Amazônia é o pulmão do mundo. E esse pulmão tem sabor. A nossa missão aqui é mostrar um pouquinho desses sabores dentro do que a gente trabalha. Sou completamente conectado a isso. Eu vou para o Rio Negro e penso: 'Eu quero estar aqui'. Quando fui pra São Paulo, senti muita falta. É uma forma de liberar todo o estresse. Esse refúgio é muito especial. Aqui prevalecem o silêncio, as árvores e os pássaros", define.
O convidado fala sobre costumes e práticas da culinária regional. "Quando a gente para pra pensar tudo que envolve a culinária, desde quem plantou na terra, o sacrifício humano para chegar até lá... Você começa a perceber que a gastronomia é muito mais do que simplesmente comer. É um alimento da alma mesmo, literalmente", pondera.
Felipe Shaedler ainda aprofunda o raciocínio sobre sua atuação laboral. "Ser chef não é saber cozinhar. É liderar uma equipe e fazer pessoas felizes, trabalharem com vontade e acreditando no que estão realizando. A gestão de quem trabalha com você, o ambiente limpo. Quando você fecha com a comida e o cliente se sente satisfeito é aquele momento em que tudo faz sentido", analisa o especialista.
Tags:
Programação
