'Homens de Preto': nova série do sportv retrata a trajetória e as polêmicas de quatro árbitros icônicos

Foto: Globo/Divulgação

Eles não são aplaudidos quando entram em campo. Muito menos quando saem. Diversas vezes estão no centro das atenções, mesmo sem chutar a bola. A regra pode até ser clara, mas as decisões, nem sempre. Estreia na neste domingo, dia 6, no sportv, a série documental 'Homens de Preto', uma coprodução do canal com a Imaginar, que homenageia quatro icônicos árbitros do futebol brasileiro: Arnaldo Cezar Coelho, Armando Marques, José Roberto Wright, Romualdo Arppi Filho. Os dois primeiros episódios, com cerca de 30 minutos cada, serão exibidos a partir das 20h, no sportv. No dia seguinte, no mesmo horário, o canal mostra os dois últimos. 

A série documental, que tem direção de Fred Bahia, reconstrói as trajetórias desses homens que viveram a responsabilidade de decidir destinos do jogo mais popular do país e que, muitas vezes, tornaram-se protagonistas de capítulos históricos do futebol. Arnaldo e Romualdo, por exemplo, apitaram as finais das Copas do Mundo de 1982 e 1986, respectivamente. Com imagens de arquivo, depoimentos exclusivos de Galvão Bueno, Casagrande, do maestro João Carlos Martins, Tino Marcos e de familiares, entre outros, 'Homens de Preto' não foge das polêmicas, mostrando erros marcantes, momentos inesquecíveis e bastidores do futebol que nunca chegaram ao público.

Arnaldo Cezar Coelho é um dos homenageados na série documental que estreia neste domingo, dia 6, no sportv. Foto: Divulgação Globo

"Foram 60 anos praticamente sem fim de semana. Sessenta anos que perdi aniversários de família, dos filhos e os meus aniversários. O legado eu eu deixo para essa nova geração é que eles respeitem e se façam respeitar", ressalta Arnaldo Cezar Coelho, em depoimento ao documentário.  

Em cada uma das quatro históricas dos árbitros homenageados há reflexos de uma sociedade em transformação. 'Homens de Preto' toca em temas como inclusão, racismo, autoritarismo, vaidade e masculinidade. Um retrato humano, político e cultural daqueles que, mesmo não sendo protagonistas do espetáculo, jamais passaram despercebidos.

Domingo, 6 de julho (sportv)

20h – ''Homens de Preto –Ep. 1 (Arnaldo Cezar Coelho)
20h30 – ''Homens de Preto – Ep. 2 (Armando Marques)
 
 Segunda-feira, 7 de julho (sportv)

20h – ''Homens de Preto – Ep. 3 (José Roberto Wright)
20h30 – ''Homens de Preto – Ep. 4 (Romualdo Arppi Filho)

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato