Pagode dos anos 90 embala o Altas Horas com sucessos, emoção e orquestra

Foto: Evelyn Kosta/Globo

Neste sábado, dia 05, o 'Altas Horas' mergulha no universo do pagode dos anos 90 com uma edição especial repleta de convidados que marcaram a década e a história do gênero. Serginho Groisman recebe os músicos que apresentam clássicos acompanhados da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Entre eles, Adryana Ribeiro, que lançou seu primeiro disco em 1995 e estourou no fim da década com Adryana e a Rapaziada, interpreta ''Essa Tal Liberdade”. Andrezinho e Claumirzinho, integrantes do Molejo, mencionam suas influências, como Demônios da Garoa, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho. Eles cantam ''Brincadeira de Criança'', sucesso que embala festas até hoje. 

Dudu Nobre também marca presença com ''Telegrama'' e comenta sobre a pluralidade do samba: ''O pagode é o samba mais romântico, mas tem também o samba rock, o samba do Partido Alto [...], no final das contas é tudo samba''. Eliana de Lima, uma das pioneiras do pagode paulistano, canta ''Desejo de Amar'' e relembra o sucesso de ''Cicatriz do Amor'', de 1990, que ajudou a apresentar o gênero ao país. Outro veterano, Délcio Luiz — autor de sucessos como ''Desliga e Vem'', ''Gamei'', ''Brilho de Cristal'' entre muitos outros — canta ''Eu e Ela''.

Dodô, Thiago e Tiola representam o Pixote e interpretam “Brilho de Cristal”, enquanto Leizinho e Caramelo, do Turma do Pagode, cantam “Beijo Geladinho”. Marquinhos Sensação, que conta ter começado sua trajetória musical na década anterior, em meados de 1985, participando da ascensão do gênero nos anos seguintes, solta a voz com “Coral de Anjos”. A nova geração do pagode é representada por Marvvila, que apresenta “Olha Só Você Depois de Me Perder”.

Com uma carreira que teve início em palcos alternativos com o grupo Funk Como Le Gusta, Paula Lima traz a força e representatividade do pagode: ''O que mais me impressiona é que, quando comecei a vê-los [os demais convidados], isso me empoderou. Tem uma coisa de cultura, ancestralidade''. Salgadinho, por sua vez, com o hit ''Inaraí'', explica que o nome Katinguelê vem da expressão dado ao menino que começa na capoeira.

Vavá e Márcio contam o início da carreira, no Karametade, em 1993, com o primeiro grande sucesso em 1996. ''Saí do grupo e comecei a cantar com meu irmão, até porque era um sonho dos nossos pais'', comenta Vavá. Juntos, mostram ''Decisão''.

No quadro ''Memória Altas Horas'', que celebra os 25 anos do programa, a edição programa presta uma homenagem emocionante a Anderson Leonardo, do Molejo, relembrando suas participações no 'Altas Horas'.

O 'Altas Horas' tem apresentação de Serginho Groisman, direção geral de Serginho Groisman e Adriano Ricco, e vai ao ar aos sábados depois de ‘Vale Tudo'.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!🤔

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato