Pedro Miranda revisita legado de Mauro Duarte no Samba na Gamboa, da TV Brasil

Foto: TV Brasil/Divulgação

Em homenagem ao compositor Mauro Duarte, autor de clássicos do samba, a apresentadora Teresa Cristina recebe o músico e cantor Pedro Miranda na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (6), às 13h, na telinha da TV Brasil.

O bate-papo musical recorda os sucessos do bamba. Convidado e anfitriã interpretam obras célebres como "Canto das Três Raças", "Portela na Avenida" e "Menino Deus", parcerias do homenageado com Paulo César Pinheiro e eternizadas na voz de Clara Nunes. A produção ainda traz "A Paixão e a Jura", "Lamentação" e "Sorri de Mim", compostas por Mauro Duarte com Walter Alfaiate.

Programa original da TV Brasil, o Samba na Gamboa pode ser acompanhado no YouTube da emissora. pública A nova temporada do tradicional programa musical também fica disponível no app TV Brasil Play, tem horário alternativo na telinha aos sábados, às 23h, e uma versão na Rádio Nacional, também aos sábados, ao meio-dia.

Parceria marcante

Os clássicos de Mauro Duarte com Paulo César Pinheiro embalam a entrevista. "Esse trio foi uma conjunção dos astros. Essa amizade tão bonita do Mauro e Paulinho teve a Clara Nunes como porta-voz. Foi um encontro raro, dessas coisas que acontecem na música e na arte", comenta Pedro Miranda.

O músico explica como era essa dinâmica de trabalho deles. "Paulinho dizia que pensava uma coisa e o Mauro falava. Anos depois, para um tributo ao amigo, Paulinho terminou várias composições e disse que se sentiu à vontade para isso. A música fala por si só", conta.

Conhecido pelo apelido de "Bolacha", Mauro Duarte também tinha a profissão de ourives, expertise que segundo Pedro Miranda e Teresa Cristina, o ícone do samba levou para sua vida artística. "Ele era um ourives da música. Mauro Duarte me pegou primeiro pela melodia. A música tem esse artesanato de aperfeiçoar movimentos sutis, cada artista com seu estilo. Ele foi um mestre", define o convidado.

Na conversa descontraída, Pedro Miranda lembra que conheceu o vasto repertório de Mauro Duarte para tocar na noite com Teresa Cristina na época do grupo Semente. "Mauro Duarte lapidava a melodia e aperfeiçoava a letra até que elas se tornassem pedra preciosa", avalia a apresentadora da TV Brasil.

A atração do canal público destaca a trajetória do sambista que faleceu há 35 anos e fez história na cultura popular em carreira solo e também no conjunto Os Cinco Crioulos. Mauro Duarte integrou o grupo ao lado de outras personalidades do gênero: Elton Medeiros, Anescarzinho do Salgueiro, Nelson Sargento e Jair do Cavaquinho.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato