![]() |
| Foto: Divulgação/Curta! |
''Planeta Palavra'' é uma animação brasileira que transforma a linguagem em aventura. Em um mundo vibrante, povoado por animais cujos corpos são formados pelas letras de seus nomes, cada episódio convida as crianças a explorar sons, significados e o afeto pelas palavras de forma lúdica, colorida e envolvente.
A trajetória da série comprova sua qualidade. Após estrear no Discovery+ e passar a compor a programação do Canal Educação, a produção foi incluída no catálogo do Curta Educação, plataforma de streaming pedagógico voltada a escolas de todo o país. Agora, estreia na TV Cultura, com exibições de segunda a sábado, às 7h35 e 13h05, dentro da programação especial de férias. Para esta janela, a emissora licenciou — por meio da Lei Paulo Gustavo 2024 — um pacote inicial de 26 episódios, de um total de 52, cada um com oito minutos.
Planeta Palavra é inspirada no premiado formato norte-americano WordWorld, baseado no conceito ''Build-a-Word'' (''Construa uma Palavra''). Nele, os personagens enfrentam desafios que só são resolvidos ao formar corretamente a palavra-chave — uma abordagem que estimula o vocabulário, a lógica, a colaboração e a criatividade.
O formato foi licenciado para o Brasil pelo criador e produtor-executivo Julio Worcman, que desenvolveu uma nova propriedade intelectual em parceria com a Conspiração Filmes e a WordWorld LLC. A versão brasileira, dirigida por Claudio Peralta, se passa em uma fazenda onde as palavras ganham vida, aproximando a aprendizagem do universo cotidiano das crianças.
A primeira temporada é uma coprodução de Conspiração Filmes, ZPJ Participações, Lascene Produções e WordWorld LLC, realizada com recursos do FSA (PRODAV/BRDE). A segunda, com estreia prevista na TV RaTimBum, é fruto da parceria entre Luni Produções, ZPJ Participações e Lascene Produções, com animação do Belli Studio, som da Ultrasom Music Ideas, direção de Claudio Peralta e direção de produção de Vanessa Araújo Souza — que também assina a criação da terceira temporada, atualmente inscrita no edital TV/VOD 2024 do FSA, com pré-licenciamento do Canal Futura.
''Cada episódio apresenta a construção de uma nova palavra, o que permite que a série se desdobre em várias temporadas, ampliando o vocabulário das crianças em fase pré-escolar. Por isso a chamamos de uma animação alfabetizadora'', afirma Vanessa Araújo Souza.
A proposta pedagógica da série é respaldada por evidências: um estudo encomendado pelo U.S. Department of Education demonstrou que o modelo ''Build-a-Word'' acelera a alfabetização ao reforçar a associação entre grafia, som e significado.
Mais que entretenimento, Planeta Palavra promove o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do vínculo afetivo com a comunicação — em casa, na escola ou na televisão — e reforça a importância da produção audiovisual nacional voltada à infância.
Tags:
Programação
