Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 07 a 13 de julho.
Dia 7 de julho
Quintal da Cultura, às 11h45 e 16h30
Durante todo o mês de julho, de segunda a sexta-feira, a TV Cultura exibe histórias inéditas do Quintal da Cultura, em dois horários.
Cartão Verde, às 20h
O programa aborda a Copa do Mundo de Clubes FIFA, noticiário dos clubes e outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos, juntamente com os comentaristas Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e Oscar Ulisses.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Dimas Ramalho e Marco Antonio Vila. Apresentação de Karyn Bravo.
Roda Viva, às 22h
O governo federal ainda busca alternativas para compensar a queda de arrecadação após o Congresso derrubar o decreto presidencial que aumentava o IOF, Imposto Sobre Operações Financeiras. Para falar sobre esse e outros assuntos, o Roda Viva recebe o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A entrevista comandada por Vera Magalhães vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook.
Dia 8 de julho
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Fábio Feldman e Sérgio Fausto. Apresentação de Karyn Bravo.
Provoca, às 22h
Marcelo Tas recebe Leona Cavalli. A atriz mergulha nos projetos realizados na jornada artística, em especial o teatro, e comenta sobre como é trabalhar na função de diretora. Dá ainda detalhes de bastidores e relembra os tempos de início de carreira.
Negros em Foco, às 23h30
A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país: representa 10,8% do PIB nacional e gera mais de dois milhões de empregos formais e diretos. Apesar de toda essa relevância, a presença de profissionais negros em posições de liderança no setor ainda é escassa. Para falar sobre este assunto, o apresentador José Vicente recebe Vetusa Pereira, Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Heineken, e Fábio Sant'Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Arcos Dorados.
Dia 9 de julho
Cartão Verde, às 20h30
Vladir Lemos e os comentaristas Arnaldo Ribeiro e Roberto Rivellino seguem discutindo a Copa do Mundo de Clubes FIFA, Campeonato Brasileiro, noticiário dos clubes e outros esportes.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Ricardo Sennes e Emerson Kapaz. Apresentação de Karyn Bravo.
Educação presente para o futuro, às 22h
O documentário, dirigido por Patricia Travassos, investiga o impacto da tecnologia na educação e revela que a verdadeira conexão, capaz de reduzir a evasão escolar e aumentar o prazer no aprendizado, surge entre a sala de aula e os desafios do seu entorno.
Dia 10 de julho
Arena dos Saberes, às 20h
Gabriel Chalita recebe a vereadora e secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, além do ator Emílio de Mello, que fala sobre a peça que está em cartaz, In on It.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Patrícia Campos Mello e Leonardo Sakamoto. Apresentação de Karyn Bravo.
Linhas Cruzadas, às 22h
Os apresentadores Luiz Felipe Pondé e Andresa Boni mergulham na complexidade da desconfiança contemporânea e mostram como a sociedade cultiva a dúvida como uma forma de proteção. A discussão levanta uma pergunta provocadora: será que já houve uma época em que era mais fácil confiar? Ou será melhor seguir o velho ditado de vó — "confie desconfiando"?
Dia 11 de julho
Entrelinhas, às 20h
Manuel da Costa Pinto entrevista a pesquisadora e tradutora Flora Thomson-DeVeaux sobre uma nova edição de Um Turista Aprendiz, o livro de viagem pelo Amazonas do poeta modernista Mario de Andrade. Tem também um bate-papo com o escritor e editor Nicodemos Sena, que tem a Amazônia no coração de sua obra.
Opinião, às 20h30
O programa fala sobre perdão, a partir do aspecto da filosofia, da teologia cristã e da política. É possível perdoar sem esquecer? Há perdão sem justiça? Discute-se, ainda, a anistia como forma de perdão institucional: do Brasil pós-ditadura ao 8 de janeiro. Para entender melhor o assunto, Rita Lisauskas recebe o pastor Ed René Kivitz, mestre em Ciências da Religião, e o filósofo e psicanalista Vladimir Safatle, professor da USP.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Denilde Holzhacker e Eloisa Machado. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.
Dia 12 de julho
Faixa Matinê, às 14h15
A faixa apresenta o longa Fabulosos João e Maria. O filme é uma releitura contemporânea do clássico João e Maria, invertendo vários aspectos da história original. Uma abordagem atual e inovadora para diversão de crianças e adultos.
Fórmula Indy, às 18h
Exibição da primeira corrida do Grande Prêmio de IOWA, com transmissão ao vivo pelo site, e exibição na íntegra na TV Cultura, em VT, às 22h30. A narração é de Geferson Kern e comentários de Dedê Gomez.
Cultura Livre, às 19h30
Roberta Martinelli recebe o multiartista Samuel de Saboia, natural de Recife, que lançou seu primeiro álbum neste ano. Com passagens por Londres, Paris, Rio de Janeiro e Salvador, o artista traz produções musicais marcadas pelas raízes pernambucanas, regadas a muita expressividade.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Gonzalo Vecina e João Santana. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.
Dia 13 de julho
Fórmula Indy, às 14h
Exibição da segunda corrida do Grande Prêmio de IOWA, com narração de Geferson Kern e comentários de Dedê Gomez, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela TV Cultura.
Persona, às 20h
Apresentado por Chris Maksud e Atílio Bari, o programa homenageia a atriz Mara Carvalho. Com carreira de anos no teatro e televisão, a atriz tem se dedicado a filmes e séries, além de trabalhar como roteirista e dramaturga.
Cine Cult, às 22h
A TV Cultura exibe o filme francês Fátima. Nascida na Argélia, Fátima trabalha como doméstica e cria sozinha as duas filhas na França: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente.
Tags:
Destaques da Programação
