Final de 'Chef de Alto Nível': Arika, Mamede e Lira falam sobre expectativa e emoção

Foto: Globo/Beto Roma

Depois de uma disputa eletrizante, cheia de reviravoltas e muitas emoções, 'Chef de Alto Nível' chega a sua grande final hoje, depois de 'Vale Tudo', com Arika Messa, Allan Mamede e Luiz Lira sonhando com o lugar mais alto do pódio. Em jogo, um prêmio de meio milhão de reais, um período de mentoria exclusiva com os chefs Atala, Vanzetto e Rueda, uma viagem para os Estados Unidos para conhecer a sede do Outback, além de uma imersão pelas cozinhas da rede no Brasil, e o título de 'Chef de Alto Nível'.
 
O episódio que vai consagrar o(a) vencedor(a) da temporada será transmitido ao vivo, direto dos Estúdios Globo, com a presença dos 24 cozinheiros. A prova final, já gravada, foi dividida em três etapas, uma em cada cozinha – com mentoria de Rueda no porão, Vanzetto no meio e Atala no topo –, e, desta vez, o controle do tempo fica sob a responsabilidade do finalista. É ele quem decide quanto tempo levará em cada etapa. Mantidos sob sigilo, em urna auditada, os votos dos mentores serão revelados hoje. E, pela primeira vez, o trio finalista poderá assistir a deliberação dos chefs. 
 
Confira, a seguir, a entrevista com os três finalistas, que estão a um passo de conquistar o título de 'Chef de Alto Nível'. 
 
Entrevista com Arika, Lira e Mamede 
  
Você é um(a) dos(as) finalistas de 'Chef de Alto Nível'. Qual o sentimento? O que passa pela sua cabeça nesse momento? 
Arika: O sentimento é de gratidão, missão cumprida e de muita emoção. Estar aqui é a realização de um sonho, de uma vida de muita luta, suor e trabalho. Vim com um objetivo muito claro, que era estar na final e é com muito orgulho da minha jornada que chego até aqui. 
 
Lira: É uma mistura intensa de emoções. Primeiro vem a gratidão, por todo o caminho percorrido até aqui, cada sacrifício, cada hora de treino, cada erro transformado em aprendizado. Depois, a sensação de dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena. Na minha cabeça passa um turbilhão: lembro das minhas raízes, de quem me inspirou a cozinhar, das cozinhas que já vivi pelo mundo e de como cada experiência me trouxe até esse momento. Estar entre os finalistas é como provar que paixão, disciplina e dedicação realmente abrem portas. Mas também existe a adrenalina, a consciência de que o próximo passo é decisivo. Quero mostrar não só técnica, mas também emoção no prato, transmitir quem eu sou como chef e como pessoa.
 
Mamede: Sentimento de que eu cheguei! Eu sei o quão difícil foi chegar nesse ponto, na final, quantas vezes bati na trave, quantas vezes pensei em desistir e continuei. Eu tento sempre lembrar do sentimento de saber quantas pessoas dependem de mim, quantas pessoas vão vencer se eu vencer. Isso me dá forças. 
  
De que forma a participação no reality, até agora, impactou sua vida? 
Arika: A repercussão do programa está sendo incrível. Como moro no interior, todo mundo acaba, de alguma maneira, sabendo que estou no reality. E isso é muito bom, é o reconhecimento de anos trabalhados, uma chancela gigante na minha carreira. Tipo um selo de qualidade ‘Chef de Alto Nível’. Outra situação relevante, é a amizade e o carinho que recebo dos outros participantes, pessoas maravilhosas que tive o prazer de conviver esses dias, amizades que quero levar para a vida. 
 
Lira: Saber que minhas filhas ficaram felizes e orgulhosas de me ver na televisão é, sem dúvida, o maior prêmio que eu poderia receber. Até agora, a participação no reality tem sido uma experiência transformadora: me trouxe ainda mais visibilidade como profissional, abriu portas para novos projetos, mas, acima de tudo, me deu a oportunidade de inspirar pessoas e dar coragem a elas para acreditar nos próprios sonhos. Estar aqui reforça em mim a importância da dedicação, da resiliência e de nunca esquecer o porquê de começar. Isso tem impactado minha vida de forma muito positiva, tanto pessoal quanto profissional.
 
Mamede: De todas as formas possíveis. Um dia eu fui parado no supermercado por um menino, de oito anos, falando ''você é o Mamede do 'Chef de Alto Nível', né?'' Isso não tem preço… Uma das coisas que mais tem me deixado feliz são as pessoas que conheci, tanta gente que virei amigo, que só via na TV e hoje são meus amigos. 
  
Eleja três momentos que considera especiais da sua trajetória até aqui. 
Arika: Primeiro momento especial foi a seletiva, onde tivemos que competir por cinco vagas, e, só assim, realmente estar dentro do jogo. Chegar na cozinha do topo e ser escolhida pelos mentores foi sensacional. Segundo momento foi quando ganhei a prova do sanduíche e o broche da imunidade. Vencer te dá mais confiança e segurança. Por último, a semifinal, quando eu tinha o broche do tempo, e era a prova que eu estava esperando. Vegetariano e colorido, eu amo essa temática. 
 
Lira: Os três momentos que marcaram minha trajetória aqui foram muito especiais. O primeiro foi na seletiva, um dos maiores desafios da minha vida, um dia de cobrança, dedicação e foco, em que eu sabia que não poderia ser eliminado. O segundo foi já dentro do programa, quando comecei a mostrar minha performance, conquistar provas e entender de fato a dinâmica da competição. E o terceiro, sem dúvida, foi quando cheguei entre os seis melhores: ali, eu ganhei confiança, acreditei em mim e vi que realmente podia chegar longe, na final. 
 
Mamede: O primeiro momento foi nas três primeiras provas eliminatórias, onde subíamos cada andar e um ia saindo. Ali foi tenso, eu só pensava que precisava ir para o próximo andar de qualquer jeito. O segundo foi quando eu ganhei a prova no porão. Com toda dificuldade que foi aquele dia, ganhar a prova e ver a Ana se emocionando foi muito especial. Criar essa conexão com as pessoas é muito importante para mim.
  
Como foi construir esse caminho tendo como mentores Atala, Vanzetto e Rueda? E como é cozinhar com Ana Maria Braga tão perto? 
Arika: Estar com os mentores e com a Ana Maria é surreal, é como estar no céu. Ser mentorada é aprender, escutar e colocar em prática. Eu amei estar com eles, cada um com sua particularidade me guiou com muita sabedoria. Ana Maria é uma diva, e estar com ela é sublime, é inexplicável.
 
Lira: Ter Atala, Vanzetto e Rueda como mentores foi essencial: cada um trouxe uma visão única, o respeito ao ingrediente, as técnicas e a brasilidade, a ousadia criativa e a valorização das raízes. Já cozinhar com a Ana Maria Braga é especial pela forma como ela transforma a gastronomia em afeto e comunicação, aproximando a cozinha do coração das pessoas. A influência da Ana foi muito grande na minha vida, não só pela força dela na TV, mas também porque minha avó trabalhou no começo da carreira dela, e é justamente da minha avó que vem a minha paixão pela cozinha. Então, cozinhar com a Ana, hoje, é quase fechar um ciclo: unir minhas origens familiares com a inspiração que ela sempre representou. 
 
Mamede: Estar com eles foi uma das maiores experiências da minha vida. O Atala é um mestre, uma das maiores referências gastronômicas do Brasil e do mundo. O Rueda é um pai dentro da cozinha, onde te ensina e te acolhe, mas, se precisar puxar sua orelha, ele vai fazer – sem falar também no tamanho dele para a gastronomia. E a Renata, o que falar da minha mentora, a que mais passei tempo, que me teve como primeira escolha do time dela, que confiava no meu trabalho. Ela é a chefona que quer sabor e, ao mesmo tempo, a mãe que ensina e acolhe. É maravilhosa! A Renata foi a mentora que eu precisava ter. A Ana Maria, o que dizer da nossa estrela, que todo programa vinha trocar ideia, acalmar e passar confiança. O mais maneiro é que descobri que a Ana é simples, parceira, gente boa demais e ainda joga vídeo game (risos). A Namaria é um amor. 
  
Sem spoilers, o que o público pode esperar da grande final? 
Arika: O público pode esperar muita emoção, coração na ponta da faca e comida boa. Vou me entregar de corpo, alma e panelas.
 
Lira: O público pode esperar emoção intensa e momentos decisivos na grande final. Haverá tensão, reviravoltas e oportunidades para os participantes mostrarem tudo o que aprenderam e conquistaram ao longo da competição. Além disso, a final promete surpresas visuais e desafios que testam habilidade, criatividade e estratégia.
 
Mamede: Foco e determinação, isso é a base de tudo que eu faço. Dou minha vida nos pratos, nessa final não vai ser diferente e, como eu sempre disse, vou para guerra, não só por mim, mas também por todos que dependem de mim, darei minha vida lá.
 
Receitas 

O Receitas, ambiente digital oficial do programa, também prepara uma cobertura especial da grande decisão do reality, com matérias dos finalistas. O influenciador Arthur Paek acompanha os bastidores com os participantes, trazendo todos os detalhes antes mesmo do programa ir ao ar. Após a final, em uma transmissão do Receitas, ele se junta a Ceci Ribeiro e, juntos, eles invadem o palco para conversar com a(o) grande campeã(o), os finalistas, a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs mentores. Tudo sobre a final de ‘Chef de Alto Nível’ você encontra no Receitas. 
 
'Chef de Alto Nível', baseado no formato do Studio Ramsay Global, LLC, tem apresentação de Ana Maria Braga, produção de Rodrigo Tapias e Taluana Grieco, direção geral de Carlo Milani e direção de gênero de Rodrigo Dourado. O reality vai ao ar na TV Globo às terças e quintas, após ‘Vale Tudo’. A disputa é exibida no GNT às quartas e sextas, às 21h15, no dia seguinte à exibição na TV Globo. O GNT exibe às sextas, às 22h30, o spin-off ‘Cozinha de Alto Nível’ com os chefs mentores Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato