Iara Guimarães, Ícaro Conceição e Raphael Santos se despedem na semifinal do reality 'Chef de Alto Nível'

Foto: Globo/Beto Roma

Pela primeira vez uma prova sem proteína. Assim foi o desafio dos cozinheiros semifinalistas de 'Chef de Alto Nível', que precisaram entregar, nesta terça-feira, dia 19, um prato em que o reino vegetal deveria brilhar, numa explosão de cores e contrastes. As execuções de Luiz Lira, que cozinhou no meio, e Arika Messa, do topo, foram escolhidas pelos mentores como as melhores da prova, o que garantiu a eles vaga para a grande final. Lira apresentou um musseline de batata baroa com pequi, brócolis branqueados, beterrabas com pipocas de milho e queijo muçarela. Arika apostou em um medalhão de abóbora caipira, purê de abóbora com cajuína, cenoura e laranja e molho de queijo canastra.
 
Com a dupla finalista definida, Allan Mamede, Iara Guimarães, Ícaro Conceição e Raphael Santos disputaram a última vaga na prova de eliminação, na cozinha do topo, com mentoria de Alex Atala. O desafio ''All-Black – Tudo Preto'' exigiu dos competidores um prato incrível, criado em 30 minutos, em que a cor era um elemento fundamental. Em uma prova equilibrada e cheia de emoções, Allan Mamede conquistou seu lugar de finalista, ao entregar um prato de morcilla grelhada, purê de batata doce roxa, creme de cogumelos, crocante de gergelim negro e picles de cebola roxa.
 
Iara apostou em carne de sol e jabuticaba, salada de roxos com manjericão e figo, crocante de café e melaço de tâmara. Já Ícaro entregou um prato de black cod ao forno, lentilhas negras, purê de beterraba com mitilo. E Raphael executou mariscos de pedra, berinjela defumada, pó de alga nori e emulsão de alho negro. Os três foram os últimos eliminados desta temporada, que consagra o(a) vencedor(a) nesta quinta-feira, dia 21, em um programa ao vivo.
 
Confira, a seguir, a entrevista com Iara Guimarães, Ícaro Conceição e Raphael Santos, que se despediram na etapa semifinal do reality.
 
Entrevista com Iara Guimarães, Ícaro Conceição e Raphael Santos
 
Qual balanço você faz da sua participação?
Iara: Fiz uma boa participação, consegui aproveitar e crescer muito. Para ser melhor, só se tivesse ganhado uma prova e levado o prêmio (risos).

Ícaro: Estou muito feliz com a minha participação. Muito entusiasmado para saber o que vai vir no futuro. Desde o começo, quando entrei no programa, minha meta nunca foi ganhar. Ganhar seria consequência do meu trabalho. Já participei de vários campeonatos de cozinha e gastronomia. E toda vez que fui para ganhar, eu não ganhei. Mas toda vez que fui para me divertir e ser eu mesmo, eu ganhei.

Acho que eu tenho outras coisas para mostrar para as pessoas além da cozinha. Uma delas é a brincadeira, a espontaneidade, o meu jeito de ser. Então, para mim, isso já me faz um vencedor. Entrar num programa e ser visto da maneira que eu fui, ser entendido e receber o apoio do povo… para mim, já venci. Mesmo sem ganhar o reality, sinto que ganhei.
 
Raphael: Acredito que tenha sido positiva. Fui fiel às minhas convicções, arrisquei em todos os momentos. É um jogo, infelizmente só tem um vencedor, mas saio de cabeça erguida e muito feliz por tudo que apresentei.
 
Como foi fazer parte do seu time?
Iara: Foi incrível! Pude dividir a cozinha com pessoas especiais demais e aprender muito com cada um. E a chef Renata Vanzetto é um espetáculo de pessoa, de profissional.
 
Ícaro: Foi maravilhoso. Incrível poder participar dessa jornada com alguém tão legal com a gente, tão querido. Eu já acompanhava o trabalho do Rueda há muito tempo, mas nunca tinha conhecido ele pessoalmente. E, no pouco tempo que a gente teve para trocar ali, ele se mostrou um mentor cada vez melhor. E eu me mostrei um cozinheiro cada vez melhor também.

Acho que, no decorrer da competição, a gente evoluiu muito dos dois lados. Não é à toa que o nosso grupo o chamava de ''papaizão'' – de tanto que ele cuidava da gente, de tanto carinho que a gente tinha por ele. 

E a nossa conexão vai além, né? Ela vem do açougue. Nós dois somos filhos de pais açougueiros. Descobri que o Rueda é fã do meu pai, então rolou uma identificação muito forte ali. A gente teve um carinho grande um pelo outro por conta da carne, da vivência de açougue. Acho que nasceu uma amizade muito bonita, que eu vou levar para sempre.

Raphael: É a realização de um sonho. O chef Alex Atala sempre foi e sempre será uma referência para mim. Ter recebido os conselhos, tê-lo feito arrepiar com um dos meus pratos é uma conquista pessoal e profissional.
 
Qual foi sua maior dificuldade? Gostaria de ter feito algo diferente?
Iara: A minha maior dificuldade foi sempre me organizar no final das provas. Gostaria de ter conseguido controlar melhor esse tempo final dos desafios no início do reality.
 
Ícaro: Foi lidar comigo mesmo. Lidar com as ideias dentro da minha cabeça e decidir, em tão pouco tempo, o que eu ia executar sem desperdiçar tempo – e, mesmo assim, conseguir mostrar técnica e sabor. É uma escolha muito difícil de fazer ali, na hora. 

Gostaria de ter feito algo diferente? Com certeza. Acho que em todas as provas, assim que terminava, a gente já pensava no que poderia ter sido diferente. Como a gente poderia ter ido melhor, como agradar mais, o que fazer para próxima etapa…

Acho que, como na vida e na cozinha, a gente está sempre evoluindo. Sempre tentando melhorar com o nosso trabalho.

Agora, sobre a minha participação como pessoa, o que eu fiz ali sendo eu mesmo… disso eu não me arrependo de nada. Mas sim, eu gostaria de ter mostrado um pouco mais da minha cozinha, de quem eu sou. Porque eu queria muito ter ganhado alguma prova (risos)!
 
Raphael: Eu não faria absolutamente nada diferente do que fiz. Minha estratégia sempre foi me entregar nas provas, deixar meus sentimentos me guiarem. Nada de receitas prontas, apenas a vivência desses 14 anos de cozinha. Minha maior dificuldade foi controlar as emoções a cada etapa. Estava muito confiante de tudo que poderia entregar e a certeza de que iria chegar longe.
 
O que você leva do reality para sua vida?
Iara: Levo que tudo nem sempre é sobre cozinha. É sobre pessoas, humanidade, cumplicidade. Eu me conheci muito melhor como pessoa e profissional. E as amizades que fiz durante o programa não têm preço que pague.
 
Ícaro: Levo a experiência. Foi algo que eu nunca tinha feito na vida e que eu queria muito experimentar. E levo também as amizades que fiz lá dentro. Não só com os participantes, mas com o pessoal dos bastidores, os trabalhadores da Globo, todo mundo que faz parte desse projeto tão lindo que é o 'Chef de Alto Nível'.

Espero que venham mais temporadas porque foi muito interessante. E eu adoraria acompanhar os próximos capítulos dessa história. Acho que o que a gente viveu lá, por mais clichê que pareça, é algo que se vive uma vez só na vida. Foi incrível. Obrigado por tudo que vocês fizeram. E podem ter certeza de que eu vou levar todos vocês no coração.
 
Raphael: Levo as amizades que fiz, o amadurecimento profissional e pessoal. O reality me trouxe de volta para os meus sonhos que estavam adormecidos. Me fez ter a certeza de que meu lugar é aqui no Brasil.

Receitas

O Receitas, ambiente digital oficial do programa, também prepara uma cobertura especial da grande decisão do reality, com matérias dos finalistas. O influenciador Arthur Paek acompanha os bastidores com os participantes, trazendo todos os detalhes antes mesmo do programa ir ao ar. Após a final, em uma transmissão do Receitas, ele se junta a Ceci Ribeiro e, juntos, eles invadem o palco para conversar com a(o) grande campeã(o), os finalistas, a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs mentores. Tudo sobre a final de ‘Chef de Alto Nível’ você encontra no Receitas.

'Chef de Alto Nível', baseado no formato do Studio Ramsay Global, LLC, tem apresentação de Ana Maria Braga, produção de Rodrigo Tapias e Taluana Grieco, direção geral de Carlo Milani e direção de gênero de Rodrigo Dourado. O reality vai ao ar na TV Globo às terças e quintas, após 'Vale Tudo'. A disputa é exibida no GNT às quartas e sextas, às 21h15, no dia seguinte à exibição na TV Globo. O GNT exibe às sextas, às 22h30, o spin-off ‘Cozinha de Alto Nível’ com os chefs mentores Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato