![]() |
| Foto: Globo/Fábio Rocha |
Luiz Lira é o grande campeão do 'Chef de Alto Nível', consagrado no episódio desta quinta-feira, dia 21, depois de uma disputa emocionante com Arika Messa e Allan Mamede. Cozinheiro profissional, Lira integrou o time de Alex Atala e se destacou, ao longo da temporada, com a entrega de pratos surpreendentes. O chef leva para casa o prêmio de meio milhão de reais, uma mentoria exclusiva com Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda, uma viagem para os Estados Unidos para conhecer a sede do Outback, além de uma imersão pela rede no Brasil, e o inédito título de 'Chef de Alto Nível'.
Com o desafio de entregar um menu campeão, com entrada e pratos de peixe e carne, a prova final foi realizada nas três cozinhas, começando pelo porão, com mentoria de Renata Vanzetto. Jefferson Rueda e Alex Atala conduziram, respectivamente, as provas no meio e no topo. Como entrada, feita no porão, Lira apresentou um creme de couve-flor, ostras frescas, redução de balsâmico e salada de brotos pétalas. Do meio, o cozinheiro entregou um robalo grelhado na manteiga, alcachofras, bottarga, coentro frito e redução de tucupi. Fechando o menu que lhe deu o título de ‘Chef de Alto Nível’, o representante de Brasília preparou, na cozinha do topo, um carré de cordeiro em persillade, com molho vin jaune, molho de vinho branco, molho de pimentão amarelo e laranja tostada.
Lira, de 35 anos, nasceu na cidade de São Paulo e mora em Brasília, Distrito Federal. Consultor técnico de gastronomia, já atuou em cozinhas do Brasil, França e Espanha, trabalhando ao lado de chefs renomados e em restaurantes estrelados. Sua paixão pela cozinha vem de família: a avó Quitéria trabalhou por muitos anos com Ana Maria Braga, e ele chegou a acompanhá-la em algumas gravações. Lira já participou de um reality na Argentina e chegou ao 'Chef de Alto Nível' com a missão de valorizar a culinária brasileira por meio de ingredientes ainda pouco explorados.
E hoje à noite, no GNT, vai ao ar o último episódio de ‘Cozinha de Alto Nível’. Os mentores recebem, como convidados, os chefs Solange Borges e Fabrício Lemos, dois dos grandes nomes da gastronomia baiana.
Confira, a seguir, a entrevista com Luiz Lira, vencedor da primeira temporada de 'Chef de Alto Nível'.
Entrevista com Luiz Lira
Você agora tem no currículo o inédito título de ‘Chef de Alto Nível’. Qual o significado disso para você?
Esse título é muito importante para mim. E isso traz uma responsabilidade enorme: transmitir esse conhecimento para outras pessoas, sejam cozinheiros amadores ou profissionais. Foi uma grande surpresa perceber que muitas crianças também estão se interessando por cozinhar em casa. Recebo mensagens que me deixam muito feliz, porque vejo que consegui alcançar o que eu queria: trazer reconhecimento para essa profissão, aprofundar seu valor. A emoção é muito grande. Essa profissão envolve muito mais do que apenas cozinhar. Há algo a mais, uma conexão com as emoções, com as pessoas. É uma escolha que fiz com muito carinho, porque acredito que a gastronomia tem esse poder de unir. E isso é incrível. Nunca é um trabalho monótono, cada dia é diferente, cheio de surpresas. Sempre que reunimos pessoas, é para comer, e isso mostra como essa profissão é linda.
E a quem você dedica esse prêmio?
Esse prêmio eu dedico à minha família – especialmente à minha avó e à minha mãe, que batalharam muito. Quando eu era pequeno, minha mãe deu tudo de si para cuidar da gente, e hoje tenho certeza de que ela sente orgulho. Ela viu que deu certo, que eu segui um bom caminho. Todo pai e mãe deseja isso: ver os filhos prosperarem. Dedico também à minha esposa. Se não fosse por ela, eu não estaria aqui hoje. Ela é minha grande referência de família, de união e cuidado. Sem o apoio dela, nada disso teria sido possível.
Foi a primeira vez que vocês, finalistas, viram as deliberações dos mentores para a prova final. O que mais te chamou atenção?
São muitos detalhes, muita coisa me chamou atenção, especialmente o cuidado dos mentores. Dá para ver que cada chef destaca os pontos que têm maior domínio. Quando eles começam a falar sobre o nosso prato, nosso trabalho e até sobre nós como pessoas é realmente incrível. Eles trouxeram as informações e transmitiram tudo com muita atenção e excelência. Achei muito bom. Inclusive, falei isso para eles hoje: ''eu passaria por tudo isso de novo''.
Você disputou uma final ao lado de dois grandes talentos da gastronomia. O que você tem a falar sobre Arika e Mamede?
Foi um grande orgulho, são grandes companheiros e, hoje, levo o Mamede e a Arika como amigos. Ele é um cara fora da curva, sensacional, muito novo e cheio de potencial. Ontem, depois do anúncio, olhei para ele e disse: ''Mamede, você é incrível''. E eu vou estar sempre disposto a ajudá-lo, trocar ideias, conversar. Nos bastidores, foi uma troca incrível, onde a gente compartilhava técnicas, receitas, histórias de vida e cultura.
E a Arika está no meu coração. Falei para ela que a levo comigo. Tenho uma afinidade especial com ela, pela cozinha, pela experiência. No grupo, a gente brincava que ela era a nossa mãe, por ser a mais velha, enquanto o Mamede era um dos mais novos, e eu estava ali no meio. Foi incrível ver a experiência de cada um.
Nós três, finalistas, temos estilos de cozinha diferentes, vindos de lugares distintos do Brasil, e essa mistura foi maravilhosa. Cada um conseguiu mostrar sua verdadeira cozinha, aquela de alma, que é muito importante. Como eu sempre digo, não cozinho só para alimentar. Cozinho com história, com sentimento, com emoção. A competição foi a junção de tudo isso.
Quais são seus planos para o prêmio?
Nesse primeiro momento, eu só penso que preciso ter um teto. Hoje moro de aluguel e isso pesa muito no orçamento, que fica apertado e passo por dificuldades todos os meses. Ter a casa própria é um sonho, acho que de todo brasileiro. E eu quero realizar esse sonho, quero dar esse lar para minha família.
Estão abertas as inscrições para a segunda temporada de 'Chef de Alto Nível'. Como vencedor, quais são os seus conselhos para quem deseja viver tudo isso?
O conselho que eu dou, baseado no que vivi aqui, é: tenha calma, foco e escute. Lá dentro, tudo acontece muito rápido. Na hora da corrida para a plataforma, cada segundo conta. É essencial chegar com uma visão ampla: observar as cores, os ingredientes disponíveis e pegar o que conseguir. É uma competição, se você não pegar, o outro pega. Então é preciso atenção, cuidado e estratégia. Pensar: ''O que posso pegar primeiro?'' Porque esse primeiro ingrediente define tudo. E esse foi o meu ponto de vista: ter paciência e aproveitar o momento. Quando entrei no jogo, me diverti muito. E como sempre digo, e repito, eu viveria tudo isso de novo.
'Chef de Alto Nível', baseado no formato do Studio Ramsay Global, LLC, tem apresentação de Ana Maria Braga, produção de Rodrigo Tapias e Taluana Grieco, direção geral de Carlo Milani e direção de gênero de Rodrigo Dourado. O reality vai ao ar na TV Globo às terças e quintas, após 'Vale Tudo'. A disputa é exibida no GNT às quartas e sextas, às 21h15, no dia seguinte à exibição na TV Globo. O GNT exibe às sextas, às 22h30, o spin-off ‘Cozinha de Alto Nível’ com os chefs mentores Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.
