![]() |
| Os personagens Neto, em ''Bicho De Sete Cabeças'', e Joaquim, em ''Os Desafinados''. Fotos: Divulgação |
Nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, Rodrigo Santoro completa 50 anos. Para celebrar a data, o Canal Brasil preparou uma mostra com dois longas-metragens estrelados pelo ator: ''Bicho de Sete Cabeças'', de Laís Bodanzky, e ''Os Desafinados'', de Walter Lima Jr. Na última sexta-feira (15/08), Rodrigo Santoro foi homenageado com o Kikito de Cristal em celebração às três décadas de carreira na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece até o dia 23 de agosto.
Baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, ''Canto dos Malditos'', o filme ''Bicho de Sete Cabeças'' teve sua estreia mundial no Festival de Locarno, na Suíça, em 2001. Na história, Seu Wilson (Othon Bastos) e o filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite quando Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar e enfrentar condições terríveis de um suposto tratamento. O longa aborda a questão dos abusos feitos por hospitais psiquiátricos e reflete luta por uma política de saúde mental sem isolamento e com dignidade, tendo contribuído na época para um novo pensamento sobre as instituições psiquiátricas no Brasil. Entre os destaques em premiações, ''Bicho de Sete Cabeças'' levou sete prêmios para casa, como o de "Melhor Ator" para Rodrigo Santoro na primeira edição do Prêmio Grande Otelo em 2002. Também foi premiado na mesma categoria no Festival de Brasília em 2000.
Contextualizado entre as décadas de 1960 e 1970, ''Os Desafinados'' retrata a história de um grupo de jovens músicos e compositores formado por Joaquim (Rodrigo Santoro), Dico (Selton Mello), Davi (Ângelo Paes Leme) e PC (André Moraes) que partiram do Brasil para Nova York em busca de sucesso e lá formaram o grupo Os Desafinados. A partir disso, começam a integrar o movimento que lançou a Bossa Nova.
Carreira de Rodrigo Santoro
Nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, Rodrigo Santoro é um ator brasileiro, famoso por papéis de destaque na TV e no cinema. Antes de seguir carreira na área, se graduou em Jornalismo. Atuou nas novelas da Globo “Olho no Olho” (1993) e ''Pátria Minha'' (1994), com pequenos papéis, e despontou a partir de “Explode Coração” (1995) com o papel de “Serginho”. Em 1997 viveu Léo, um dos protagonistas da novela ''O Amor Está no Ar''. No ano seguinte, atuou na minissérie “Hilda Furacão” contracenando com a atriz Ana Paula Arósio, lhe rendendo muitos elogios.
No cinema brasileiro, ele já havia despontado em filmes como ''Abril Despedaçado'' (2001) e ''Bicho de Sete Cabeças'' (2001). Em ''Carandiru'' (2003), viveu a travesti Lady Di, resultando no Troféu Chopard de Revelação Masculina do Festival de Cannes (2004). Na mesma época, deu os primeiros passos em Hollywood, com participações em ''As Panteras: Detonando'' (2003) e ''Simplesmente Amor'' (2003). Em 2006, teve destaque no filme "300" (2006), atuando ao lado de Gerard Butler e levando o prêmio de ''Melhor Vilão'' no MTV Movie Awards (2007). Também atuou nas séries ''Lost'' (terceira temporada, 2006) e “Westworld” (primeira e segunda temporada, 2016-2018).
![]() |
| Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em ''O Último Azul''. Créditos: Divulgação/Vitrine Filmes |
Seu trabalho mais recente, ''O Último Azul'', (2025) teve estreia mundial na Competição Oficial do Festival de Berlim deste ano, onde conquistou o Urso de Prata, do Grande Prêmio do Júri, considerada a segunda premiação mais importante do evento. Na última sexta (15/08), o longa-metragem abriu o 53º Festival de Cinema de Gramado. O lançamento nos cinemas brasileiros será em 28 de agosto.
Rodrigo Santoro - 50 anos
Horário: Sexta, dia 22/08, a partir das 21h30
Bicho De Sete Cabeças (2000) (74')
Horário: Sexta, dia 22/08, às 21h30
Classificação: 14 anos
Direção: Laís Bodanzky
Sinopse: Viagem para o inferno de uma instituição psiquiátrica. Um adolescente é forçado à internação quando seu pai acha drogas com ele e descobre uma realidade desumana e absurda em que as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel.
Os Desafinados (2008) (139')
Horário: Sexta, dia 22/08, às 22h55
Classificação: 12 anos
Direção: Walter Lima Jr.
Sinopse: Um grupo de amigos que amadureceu durante a turbulência política que assolou o Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Juntos, esses músicos formam uma banda e se tornam parte do inovador movimento musical brasileiro chamado Bossa Nova.
Tags:
Programação

