![]() |
| O escritor Luis Fernando Veríssimo na série 'Impressões do Brasil' - Foto: Divulgação/Curta! |
Um dos mais importantes escritores do país, Luis Fernando Verissimo morreu hoje, 30, em Porto Alegre, aos 88 anos. Para homenagear o autor e celebrar sua vida, o Curta! e o CurtaOn – Clube de Documentários - exibem o episódio que leva seu nome da série ''Impressões do Brasil'', de Ronaldo Duque. No canal a exibição será amanhã, domingo, às 18h, e entre 4 e 8 de setembro. No CurtaOn, a produção já pode ser assistida.
Filmado em sua casa, em 2011, o episódio ''Luis Fernando Verissimo'' traz uma longa entrevista com o escritor comentando fatos marcantes de sua vida, como a infância com a família nos Estados Unidos, quando conheceu Lúcia, sua mulher, e sua atuação profissional. Na produção estão imagens de suas criações, como as tirinhas ''As Cobras'' e ''Família Brasil'', e cenas de filmes baseados em personagens famosos como ''Ed Mort'' e ''Os Espiões''.
Autor de cerca de 70 livros, entre crônicas, romances, poesias e contos, sua escrita foi marcada pelo humor e olhar crítico da sociedade. Entre seus personagens estão Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté, As Cobras, o detetive Ed Mort e a Família Brasil. Uma de suas grandes paixões, a música, o levou a tocar saxofone e formar a banda Jazz 6, com a qual se apresentou pelo país. Convivendo com livros desde a infância, comentava que a gente aprende a escrever lendo os outros.
''Geralmente quem escreve bem é porque leu bem. Porque soube ler. Então o conselho é esse, que é um conselho antigo, e acho que todo mundo dá. Lê. Lê muito e lê sempre'', dizia.
O CurtaOn – Clube de Documentários - está disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.
Tags:
Programação
.jpg)