Documentário do Canal Curta! mostra estudo inédito que revela álbum nazista de primórdios dos campos de concentração

Investigação, a partir de imagens de acervo, sobre os campos de concentração e as mortes do Terceiro Reich. Crédito: Divulgação Curta!

Com o fim da Segunda Guerra, os soldados aliados passaram a reunir pinturas, fotografias e objetos que seriam guardados como troféus da vitória sobre os nazistas. Oitenta anos depois do conflito, alguns desses souvenirs seguem aparecendo e, entre os recém-encontrados, há um misterioso álbum de fotos. E é a história por trás dele, sua face cruel e seus personagens o tema do documentário inédito ''Desmascarando os Assassinos do Terceiro Reich'', que estreia com exclusividade no Curta!. A produção integra a programação especial no canal e no streaming CurtaOn que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra.
 
Com produção ZED e direção de Barbara Nececk, Susann Reich e Kay Siering, a obra apresenta uma pesquisa recente e original, que estuda, a partir de um álbum com mais de 200 fotos, a máquina de morte dos campos de concentração. Com imagens de acervo e revelações inéditas, o documentário investiga a origem desses centros e como o mal se tornou algo banal no Terceiro Reich.

Sob o título 'Memórias' e com um símbolo da SS na capa, o arquivo nazista se tornou uma peça importante de estudo do historiador alemão Stefan Hördler. Um dos mais renomados pesquisadores sobre o nazismo, ele descobriu o álbum com um colecionador e lidera a investigação sobre o campo de concentração de Lichtenburg, verdadeira escola de violência para o regime.

''Nessas fotos vemos os futuros assassinos em massa, que seriam responsáveis pela morte de centenas de milhares de pessoas. E a pergunta central feita ainda hoje é: por que esses homens se tornaram assassinos em massa? A ideologia por si só não é uma força motriz suficiente para matar mulheres e crianças, então por que a maioria deles fez isso, questiona o historiador.
 
O documentário revela que, além da raridade do material, o que moveu o pesquisador foi a possibilidade de identificar indivíduos e grupos que ajudaram a montar o esquema de morte. O álbum traz imagens de soldados e oficiais, em sua enorme maioria anônimos. As fotos tiradas entre as décadas de 30 e 40 foram coladas sem nenhuma anotação, e a parte difícil do quebra-cabeça foi entender quem eram esses homens e que papel desempenharam na máquina nazista. Pouco a pouco, Hördler vai identificando rostos, como o de Kurt Schreiber e Arthur Rödl, da SS, e símbolos que o ajudam a revelar novos horrores.
 
''Posso dizer que, sem esses homens, o sistema dos campos de concentração nunca teria funcionado'', afirma Hördler.

As imagens exibem sorrisos, posturas arrogantes e autoritárias e de momentos comuns do cotidiano. Entre elas, um jogo de futebol e uma festa sendo realizados enquanto centenas de prisioneiros eram torturados. O documentário mostra que para muitos, a violência era um prazer e foi se tornando banal, e discute como a complacência dos cidadãos comuns ajudou a montar o esquema genocida.
 
''O campo de Lichtenburg foi um ponto de partida para a violência. É como uma janela histórica que podemos abrir para vislumbrar a evolução futura do sistema de campo de concentração'', diz o historiador.

''Eu simplesmente cumpri meu dever. Obedeci às ordens'', defendeu-se Kurt Schreiber, condenado a 20 anos de prisão por um Tribunal Militar. A fala é exibida em áudio retirado de seu julgamento.

''Desmascarando os Assassinos do Terceiro Reich'' é uma produção da ZED. O documentário já pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 12 de setembro, às 22h.

Quartas de Cena e Cinema – 10/09

22h20 – ''Glauber, Claro'' (Documentário)

Grande inovador do cinema brasileiro, Glauber Rocha (1939-1981) já foi tema de diversos filmes, mas, no documentário ''Glauber, Claro'', o diretor César Meneghetti vai além: apresenta um retrato íntimo e criativo do cineasta, mais precisamente durante o período em que esteve exilado na Itália, na década de 1970. Para além da vivência de Glauber no exílio e do seu famoso protesto contra o júri do Festival de Veneza de 1980 (por “se render ao cinema comercial”), o documentário mostra que o diretor também se expandiu artisticamente através de diversos trabalhos, entre eles o longa-metragem ''Claro'', gravado em Roma. O filme, o penúltimo do cineasta, é revisitado e analisado sob o olhar do século XXI. Para acessar esse passado, ''Glauber, Claro'' se baseia nas memórias de pessoas que conheceram Glauber Rocha de perto, como amigos, parentes, críticos e colaboradores. Através de seus depoimentos, eles revelam um pouco mais da personalidade e do processo criativo do cineasta, com o auxílio de imagens de arquivo inéditas e trechos de “Claro”. Diretor: César Meneghetti Duração: 80 min Classificação: 14 anos Horários alternativos: dia 11 de setembro, às 02h20 e às 16h20; dia 12 de setembro, às 10h20; dia 13 de setembro, às 21h; dia 14 de setembro, às 14h30; dia 15 de setembro, às 01h30.

Quintas do Pensamento – 11/09

22h – ''Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino'' (Documentário)

O filme retraça a trajetória e a obra de Ziraldo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos por ele ao longo de mais de quarenta anos, e de sua vasta produção artística. Uma história onde vida e arte estão entrelaçadas, contada por sua própria voz e emoção. No documentário ele faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e seu país. Direção: Fabrizia Pinto Duração: 100 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 12 de setembro, às 02h e às 16h; dia 13 de setembro, às 14h; dia 14 de setembro, às 22h; dia 15 de setembro, às 10h.

Sextas de História e Sociedade – 12/09

22h - ''Desmascarando os Assassinos do Terceiro Reich'' (Documentário) - INÉDITO E EXCLUSIVO

Em 2016, um álbum contendo mais de 250 fotos inéditas de oficiais nazistas foi descoberto em um armário empoeirado no oeste dos Estados Unidos. Tiradas entre 1928 e 1943, essas fotos revelavam a ascensão meteórica de um jovem grupo hitlerista nos campos de concentração nazistas. Quem eram esses jovens — e qual foi o papel deles nos crimes horrendos cometidos pelo regime nazista? Direção: Barbara Necek, Susann Reich e Kay Siering Duração: 52min Classificação: 14 anos Horários alternativos: dia 13 de setembro, às 02h e às 17h; dia 14 de setembro, às 21h; dia 15 de setembro, às 16h; dia 16 de setembro, às 10h.

Sábado 13/09 

22h35 - ''O Menino D ‘Olho D’Água'' (Documentário)

Na música de Hermeto Pascoal, quando nos deparamos com a complexidade harmônica e destrinchamos suas inúmeras camadas, o que se revela é uma sonoridade assombrosamente simples, que remete diretamente à sua infância, no sertão alagoano, na cidade de Olho d’Água Grande. Direção: Lirio Ferreira e Carolina Sá Duração: 74min Classificação: Livre 

Domingo 14/09

19h - ''Semana Sem Fim'' (Documentário)

Um apanhado histórico do que foi a Semana de 22 e de seu entendimento ao longo do tempo, o evento aconteceu em três noites no Theatro Municipal de São Paulo (13, 15 e 17 de Fevereiro de 1922). Direção: Marcelo Machado e Fabiana Werneck Duração: 52min Classificação: Livre

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato