Globo Repórter mostra renascimento da vida marinha em Ilhabela e Alcatrazes nesta sexta-feira

Foto: Globo/Divulgação

No coração do litoral norte paulista, uma revolução silenciosa acontece sob as águas. Baleias-jubarte, tubarões e aves marinhas voltam a ocupar áreas antes ameaçadas, enquanto pescadores locais adotam técnicas sustentáveis que aumentam a renda e preservam o ecossistema. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 5, embarca em uma jornada por Ilhabela e Alcatrazes e destaca os avanços na conservação ambiental e os impactos positivos para a biodiversidade e as comunidades costeiras. 

''Percorrer as ilhas de São Paulo foi uma surpresa para mim em diversos aspectos. É impressionante a exuberância da vida marinha e eu me encantei muito com as pessoas que vivem lá, dos pesquisadores aos pescadores tradicionais. Poder acompanhar um cerco, técnica centenária de pesca, foi um momento único. Ilhabela tem praias isoladas e pescadores vivendo em áreas de difícil acesso; tem santuários de pássaros, Mata Atlântica preservada e uma infinidade de cachoeiras. O programa está lindo'', conta Tiago Eltz, que conduz as reportagens.

Tradicionalmente, as baleias-jubarte se dirigiam ao arquipélago de Abrolhos, na Bahia, mas nos últimos anos, o litoral norte de São Paulo tem se tornado um novo ponto de parada e permanência da espécie.  Em 2025, o número de avistamentos bateu recorde histórico, com mais de 695 baleias observadas apenas na região de Ilhabela. 

Acompanhando um grupo de pesquisadores, Eltz testemunha um espetáculo da natureza. A região abriga 15 espécies de baleias, cerca de 15% das existentes no mundo, apenas em sua costa.  A estimativa atual é de mais de 30 mil indivíduos, consolidando o sucesso da recuperação populacional, um salto impressionante desde 1988, quando havia apenas cerca de mil. Mas o crescimento da biodiversidade também traz desafios: o canal de Ilhabela é rota de embarcações pesqueiras e comerciais, o que exige atenção e adaptação para garantir a segurança dos animais.

A preservação marinha também tem impacto direto na vida dos pescadores locais. O programa mostra o tradicional método de pesca conhecido como cerco, utilizado há mais de um século, e apresenta a técnica japonesa Ikejime, que respeita o bem-estar animal e melhora a qualidade do pescado. Com isso, pescadores estão aumentando sua renda ao fornecer peixes valorizados na culinária japonesa.

Em Alcatrazes, um importante refúgio de vida silvestre que abriga o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul, o espetáculo continua com atobás cuidando de seus ninhos e fragatas inflando seus papos vermelhos em rituais de acasalamento. A época de reprodução transforma as ilhas em um verdadeiro santuário de aves marinhas.

A reportagem também destaca o papel dos moradores de Ilhabela na proteção das aves e celebra o retorno de tubarões ameaçados de extinção ao arquipélago de Alcatrazes, após a criação do Refúgio de Vida Silvestre.

O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 5, vai ao ar logo após 'Estrela da Casa'.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato