![]() |
| Cena de ''Terror Mandelão'', documentário sobre os bailes funk das quebradas de São Paulo. Foto: Divulgação |
Na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, a partir das 20h, vai ao ar a faixa Negritudes no Canal Brasil, com destaque para a estreia do documentário ''Terror Mandelão'', de Felipe Larozza e GG Albuquerque. Além desta, serão exibidas dez obras, entre longas e curtas-metragens, programas e documentários em 12 horas de programação consecutiva.
A faixa abre com a exibição inédita do longa-metragem “Terror Mandelão”. Combinando narrativas de documentário, elementos ficcionais e experimentação visual, o filme mostra os altos e baixos enfrentados pelos jovens das periferias de São Paulo na luta para viver da sua música. Entre os entrevistados, estão o DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a maior favela da cidade, e seu amigo MC Zero K.
Coprodução da KondZilla, a série de seis episódios “The Beat Diáspora”, de Carol Lima, Joyce Prado, Bruno Zambelli, Tico Fernandes e Roguan, segue na programação em formato de maratona. A narrativa mergulha na cena musical eletrônica de seis cidades: São Paulo, Recife, Salvador, Lagos, na Nigéria; Kingston, na Jamaica; e San Juan, em Porto Rico; e procura entender como as batidas de tambor nascidas na África se espalharam através da diáspora e estão em constante mudança. Cada episódio apresenta personalidades de cada cidade, como a cantora e compositora pernambucana Raíssa Dias, MC Leozinho e Shanique Marie, cantora e compositora que mostra a cena de dancehall e da música jamaicana em Kingston.
Na sequência, o longa-metragem e coprodução do Canal Brasil “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira, conta a história do bibliotecário Zeca (Renato Novaes), que tem sua rotina interrompida quando descobre através de Luísa, sua colega de trabalho, que será demitido. A partir daí, ele acaba desenvolvendo um vínculo inesperado com ela, que após dar a triste notícia, se oferece gentilmente para levá-lo para casa.
Baseado nas histórias de família do diretor André Novais Oliveira, ''Ela Volta na Quinta'' mostra como uma grave crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos dois filhos, que se preparavam para sair de casa. A faixa Negritudes no Canal Brasil também apresenta dois curtas-metragens do mesmo diretor: ''Quintal'', que retrata um dia na vida de um casal de idosos em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, interpretados pelos pais do cineasta; e ''Nossa Mãe Era Atriz'', em que a protagonista Maria José Novais Oliveira se torna atriz de cinema já nos seus 60 anos e o curta relembra sua imagem durante o cinema brasileiro nos anos 2010.
Em seguida, serão exibidos quatro episódios do programa “Amigos, Sons e Palavras”, apresentado por Gilberto Gil. O primeiro é com a participação de Lázaro Ramos, que conversa sobre a potência da cultura afro, religião e a premissa de rejeição ao negro no racismo velado brasileiro. O segundo, com Margareth Menezes, abordou a música e a fase da cantora como Ministra da Cultura, com Gilberto Gil compartilhando sua visão sobre a importância de tê-la no cargo e a situação do Ministério. Em seguida, a jornalista Flávia Oliveira conversa com Gilberto Gil sobre perseguição religiosa e os traços da escravidão que se apresentam no século 21, além de destacar a importância do protagonismo negro nos espaços de poder. O quarto episódio tem a presença da cantora Liniker, que fala sobre o estímulo ancestral que a permitiu construir o seu próprio caminho e destaca que atualmente está num lugar de olhar cada vez mais para si.
A programação especial encerra com muita música no Sambabook Jorge Aragão, show que reúne grandes sucessos de Jorge Aragão interpretados por artistas como Alcione, Zeca Pagodinho, Péricles e Diogo Nogueira.
Negritudes no Canal Brasil - Setembro
Horário: Segunda, dia 29/09, a partir das 20h
Terror Mandelão (2023) (75') – Inédito
Horário: Segunda, dia 29/09, às 20h
Classificação: 16 anos
Direção: Felipe Larozza e GG Albuquerque
Sinopse: Aborda som, tecnologia e mercado de trabalho no universo do baile funk nas favelas de São Paulo. O filme acompanha a trajetória do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a festa de rua da favela de Heliópolis, e de seu amigo Zero K, que emplacou seu primeiro sucesso após 10 anos como MC. Combinando documentário, elementos ficcionais e experimentação visual, o filme retrata os altos e baixos enfrentados por jovens artistas nas periferias.
Maratona The Beat Diáspora (2022) (6 X 25’) – Coprodução
Horário: Segunda, dia 29/09, às 21h15
Direção: Tico Fernandes, Roguan, Carol Lima, Joyce Prado, Bruno Zambelli
Classificação: Livre
Sinopse: A série procura entender como as batidas do tambor nascidas na África se espalharam através da diáspora, se modernizaram tecnologicamente e vivem em constante retroalimentação entre diferentes comunidades afro-diaspóricas. Essa música eletrônica periférica é responsável por verdadeiras transformações nas realidades dessas comunidades espalhadas pelas Américas e na África. O projeto mergulha em diferentes cenas eletrônicas – São Paulo (funk paulista), Recife (brega funk), San Juan (reggaeton), Kingston (dancehall), Salvador (Bahia eletrônica) e Lagos (afrobeats) e investiga não apenas suas origens, desenvolvimento e desdobramento, mas principalmente seu entorno geográfico e cultural, sua forte conexão com a comunidade local, suas relações com a ancestralidade e sua constante influência na indústria da música pop.
O Dia Que Te Conheci (2024) (71') – Coprodução
Horário: Segunda, dia 29/09, às 23h55
Classificação: 14 anos
Direção: André Novais Oliveira
Sinopse: Todos os dias, Zeca levanta cedo para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, mas agora, sua rotina está prestes a ser interrompida quando ele descobre, através de Luísa, que será demitido. A partir daí, ele acaba desenvolvendo um vínculo inesperado com a colega de trabalho que, após dar a triste notícia, se oferece gentilmente para levá-lo para casa.
Ela Volta na Quinta (2016) (107')
Horário: Terça, dia 30/09, à 1h10 (madrugada de segunda para terça)
Classificação: 12 anos
Direção: André Novais Oliveira
Sinopse: “Alguém partiu, alguém ficou.” Ela Volta na Quinta conta a história de Maria José e Norberto, casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução. Norberto por sua vez fica e é confrontado dentro do seu relacionamento extraconjugal. A relação de Maria José e Norberto afeta a vida de seus filhos, Renato e André. Enquanto Renato pensa em casar e ter filhos com sua esposa, André só pensa em sair de casa e morar com sua namorada. O filme segue a linha dos curtas-metragens Fantasmas e Pouco Mais de um Mês, dirigidos por André Novais Oliveira, onde a direção é centrada em planos simples e nos diálogos naturalistas que surgem do cotidiano dos personagens, que se baseiam em pessoas reais.
Quintal (2015) (20’)
Horário: Terça, dia 30/09, às 3h (madrugada de segunda para terça)
Classificação: 18 anos
Direção: André Novais Oliveira
Sinopse: Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.
Nossa Mãe Era Atriz (2023) (26')
Horário: Terça, dia 30/09, às 3h25 (madrugada de segunda para terça)
Classificação: 12 anos
Direção: André Novais Oliveira e Renato Novaes
Sinopse: Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.
Amigos, Sons e Palavras (2018) (25’)
Horário: Terça, dia 30/09, às 4h (madrugada de segunda para terça)
Apresentação: Gilberto Gil
Episódio: Lázaro Ramos - T1E:11
Classificação: Livre
Sinopse: ''Você é o orixá da palavra''. Lázaro Ramos exalta Gilberto Gil em conversa sobre a potência da cultura afro, religião e a premissa de rejeição ao negro no racismo velado brasileiro.
Amigos, Sons e Palavras (2023) (25')
Horário: Terça, dia 30/09, às 4h35 (madrugada de segunda para terça)
Apresentação: Gilberto Gil
Episódio: Margareth Menezes - T3E:1
Classificação: Livre
Sinopse: Gilberto Gil troca de lugar e assume a posição de entrevistador, promovendo um bate-papo intimista com a cantora e atual Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.
Amigos, Sons e Palavras (2020) (27’)
Horário: Terça, dia 30/09, às 5h10 (madrugada de segunda para terça)
Apresentação: Gilberto Gil
Episódio: Flávia Oliveira - T2E:9
Classificação: Livre
Sinopse: A jornalista Flávia Oliveira fala sobre perseguição religiosa e os traços da escravidão que se apresentam no século 21 e destaca a importância do protagonismo negro nos espaços de poder.
Amigos, Sons e Palavras (2023) (27’)
Horário: Terça, dia 30/09, às 5h45
Apresentação: Gilberto Gil
Episódio: Liniker - T3E:2
Classificação: Livre
Sinopse: ''Eu estava cansada de não existir''. Liniker fala sobre o estímulo ancestral que a permitiu construir o seu próprio caminho e destaca que atualmente está num lugar de olhar cada vez mais para si.
Sambabook Jorge Aragão (2016) (55’)
Horário: Terça, dia 30/09, às 6h20
Sinopse: O espetáculo faz um passeio pelos maiores sucessos da trajetória de Jorge Aragão, cantados por uma seleta lista de convidados, que inclui Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Lenine, Alcione e Seu Jorge.
Tags:
Programação
