No dia 13 de setembro, às 22h, o Prime Box Brazil estreia o documentário ''Prateados – a vida em tempos de madureza'', dirigido e roteirizado por Valmir Moratelli e Libário Nogueira. A produção propõe um mergulho sensível e reflexivo no universo dos brasileiros com mais de 60 anos, abordando suas histórias, desafios e afetos em meio ao cenário transformador da pandemia de Covid-19. Após estreia no Prime Box Brazil, o conteúdo também estará disponível na plataforma de streaming Box Brazil Play.
Seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, ''Prateados'' escuta seus protagonistas sobre temas como vida, morte, sexualidade, trabalho, afeto e preconceito. Em um momento em que os idosos passaram de símbolo de experiência e longevidade a grupo estigmatizado pelo risco da doença, o documentário evidencia o etarismo e questiona a invisibilidade dessa etapa da vida na sociedade brasileira.
A relevância do tema é incontornável: segundo o IBGE, o Brasil tinha 2,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos em 1950, número que saltou para 29,9 milhões em 2020 e deve chegar a 72,4 milhões até 2100. Já em 2016, o país ocupava o quinto lugar no ranking mundial de populações idosas, de acordo com o Ministério da Saúde. O envelhecimento populacional, fenômeno global, abre espaço para narrativas que valorizem essa fase da vida – e ''Prateados'' se insere nessa tendência ao dar protagonismo e voz a quem raramente é ouvido.
O documentário apresenta o relato de anônimos e alguns nomes conhecidos do grande público, como a atriz e cantora Zezé Motta, o ator Tonico Pereira e o também ator Romeu Evaristo. Os pontos em comuns no que foi dito pelos entrevistados apresenta fatos que são parte de todas pessoas que chegam à terceira idade, famosas ou não, gerando reflexão, consciência e noção da realidade dos idosos.
Tags:
Programação
