![]() |
| Foto: Globo/Divulgação |
Será que a inteligência artificial pode substituir os artistas humanos? Ou ela deve ser vista apenas como uma ferramenta criativa? E o que acontece com o direito autoral quando uma obra é gerada por algoritmos? O 'Balaio Globonews' deste sábado, dia 4, mergulha em um dos debates mais instigantes da atualidade: o impacto da inteligência artificial na criação artística. O programa convida o público a refletir sobre questões que desafiam os limites da criatividade, autoria e propriedade intelectual. Para aprofundar essa discussão, o 'Balaio' reúne vozes de diferentes áreas do conhecimento e da arte: o neurocientista Miguel Nicolelis, o curador Marcello Dantas, o roteirista Fernando Bonassi, o desenhista Gabriel Picolo e a cineasta Laís Bodanzky. Juntos, eles exploram como a IA está transformando a maneira de produzir, pensar e sentir a arte e o que isso representa para o futuro da criatividade humana. A apresentadora Bete Pacheco conduz a conversa que mistura ciência, tecnologia e emoção, revelando como as fronteiras entre o humano e o digital estão sendo redesenhadas.
"Quando a gente fala de IA, é preciso entender que nós criamos uma nova espécie. Existe uma nova categoria de existência e agora teremos que aprender a conviver com ela. Acredito que a Inteligência Artificial é muito mais poderosa do que uma ferramenta e é justamente por isso que estamos tão inquietos”, diz Marcello Dantas. "A máquina faz hoje o que antes levava anos para ser feito: renderizar, desenhar e animar. Tudo isso é realizado em pouco tempo, com diversas propostas e variações. Mas a máquina processa, ela não inventa. A principal característica de uma obra de arte é a sua originalidade”, destaca Fernando Bonassi.
A GloboNews também exibe o documentário inédito 'Um Outro Francisco'. O filme acompanha dois fotógrafos italianos que viajam a Canindé, no sertão do Ceará, onde acontece a segunda maior festa franciscana do mundo. O projeto traça um paralelo entre a fotografia de reportagem e a fotografia popular, colocando em xeque o conceito de ''fotografia artística'' e revelando novas perspectivas a partir do olhar dos fotógrafos locais.
O 'Cidade e Soluções' discute de que forma a comunicação não-violenta tem sido aplicada na mediação de conflitos. O apresentador André Trigueiro conversa com o presidente do Viva Rio, Pedro Strozenberg, e o desembargador Cesar Cury, presidente da Escola de Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (EMEDI), a primeira do Brasil. O programa também traz reflexões da escritora Elisama Santos, especialista em comunicação não-violenta.
Já o 'Liderança SA GloboNews' apresenta a trajetória inspiradora de Rogério Barreira, que começou como atendente e chegou à presidência do McDonald’s Brasil. A empresa foi seu primeiro emprego e o ponto de partida para suas experiências em liderança.
O 'Liderança SA GloboNews' vai ao ar neste sábado, dia 4, às 17h30, seguido pelo 'Balaio GloboNews', às 19h30, Cidades e Soluções, às 21h30, e o documentário 'Um Outro Francisco', às 23h.
Tags:
Programação
