![]() |
| De Quanta Terra Precisa o Homem? - Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 20 a 26 de outubro.
SEGUNDA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO
De Quanta Terra Precisa o Homem? (2024) (74') – Inédito
Horário: Segunda, dia 20/10, às 18h
Classificação: 16 anos
Direção: Adilson Mendes
Sinopse: O filme acompanha Eduardo Moreira, um ex-banqueiro que desenvolve uma operação no mercado financeiro capaz de revolucionar a produção agrícola do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e com potencial de ser replicada em outras iniciativas
populares.
TERÇA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO
Virgínia e Adelaide (2025) (96')
Horário: Terça, dia 21/10, às 17h45
Diretor: Yasmin Thayná e Jorge Furtado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Virgínia Bicudo, mulher negra, professora universitária e pioneira dos estudos sobre racismo no Brasil, torna-se a primeira paciente de Adelaide Koch, mulher judia, médica e psicanalista, que se muda para São Paulo em fuga da Alemanha nazista. Juntas, participam da fundação da psicanálise no país.
QUARTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO
Môa, Raiz Afro Mãe (2022) (100')
Horário: Quarta, dia 22/10, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Gustavo McNair
Sinopse: O documentário explora a vida e a trajetória de Môa do Katendê, um músico e capoeirista. Ele é conhecido por seu papel como compositor, mestre de capoeira e figura central na resistência cultural, desempenhando um papel crucial na transformação do carnaval baiano através da popularização dos blocos afro. Em 2018, Môa do Katendê foi assassinado em um bar em Salvador após uma discussão sobre uma disputa eleitoral. A produção do documentário teve início antes de sua morte, o mestre de capoeira chegou a participar de gravações e entrevistas para o filme.
QUINTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO
Isto É Pelé (1974) (70’)
[Maratona Pelé]
Horário: Quinta, 23/10, às 20h
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto
Classificação: Livre
Sinopse: Narrado por Sérgio Chapelin, o filme remonta a trajetória do maior jogador de todos os tempos, ao longo de 17 anos dedicados ao futebol. A obra detalha suas principais conquistas com gols importantes.
SEXTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO
Olho Nu (2014) (105’)
[Especial Ney Matogrosso]
Horário: Sexta, dia 24/10, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Joel Pizzini
Sinopse: Produzido pelo Canal Brasil em parceria com a Paloma Cinematográfica, o filme-ensaio mostra a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo protagonista, em contraponto às sequências atuais. Num espetáculo sobre o seu percurso musical, o longa-metragem evoca a história nos palcos e no cotidiano. Sem nostalgia ou reverência, Olho Nu revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico e o caráter libertário e político que permeia seu repertório, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.
SÁBADO, 25 DE OUTUBRO
Os Homens Que Eu Tive (1973) (85’) - Remasterizado
[Cine Desejo]
Horário: Sábado, dia 25/10, à 00h
Direção: Tereza Trautman
Classificação: 18 anos
Sinopse: Casados há quatro anos, sem filhos, Pity e Dode mantém relações extraconjugais com tácita aquiescência mútua. O amante de Pity é Silvio, que se contenta em fazer papel secundário no triângulo amoroso. Porém, Pity apaixona-se por um velho amigo do casal, Peter, com quem ela está montando um filme. O caso, desta vez, é sério e leva Dode e Peter a acertarem as contas. Pity decide ficar com o amante. Após dois meses, descobre que suas ligações com Peter são idênticas às que tinha com o marido. Resolve separar-se de Peter, mesmo o amando, e vai morar na casa de uma amiga, Bia. Como esta vai viajar com um grupo de amigos, desfaz-se do apartamento. Juntamente com Pity vai morar provisoriamente na casa de Torres, um pintor de 40 anos, homem tranqüilo. Um dia, Pity chama Dode e lhe comunica que espera um filho
DOMINGO, 26 DE OUTUBRO
A Marvada Carne (1985) (77’)
[Mostra Novo De Novo]
Horário: Domingo, dia 26/10, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: André Klotzel
Sinopse: Nho Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totô, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça, tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?
Tags:
Destaques da Programação
