A CNN Brasil apresenta a série especial ''Outubro Rosa: a jornada das mulheres com câncer de mama'', que será exibida entre os dias 13 e 15 de outubro, no Live CNN. A produção reúne três reportagens que mostram, de forma sensível e informativa, os relatos de mulheres que lidam com o câncer de mama. As matérias são conduzidas pela analista de política da CNN, Larissa Rodrigues, que descobriu a doença no ano passado e, durante o tratamento, fez participações ao vivo nos jornais da emissora.
A série compartilhará todas as etapas vividas pelas pacientes diagnosticadas: desde o impacto do diagnóstico até os desafios do tratamento e o período de remissão, em que muitas pacientes convivem com o medo da recidiva. O primeiro episódio aborda os desafios do diagnóstico e o aumento dos casos em mulheres mais jovens, com menos de 50 anos. O segundo mostra a jornada do tratamento e reforça a importância do diagnóstico precoce para o sucesso terapêutico. Já o terceiro retrata o período pós-câncer, trazendo relatos sobre a remissão e o receio da recidiva, sentimento comum entre as pacientes.
Além das histórias pessoais, a série traz entrevistas com especialistas — oncologista, mastologista e psicóloga — que ajudam a contextualizar as questões de prevenção, diagnóstico e tratamento, além de apresentar dados atualizados sobre a incidência e os cuidados com o câncer de mama no Brasil.
Relembre a história de Larissa Rodrigues
Larissa Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, descobriu o câncer de mama em 2024, aos 36 anos, em plena rotina de coberturas em Brasília. O impacto do diagnóstico foi inevitável, mas não a impediu de seguir adiante. A jornalista revelou que a primeira reação foi a busca imediata por informações, médicos e formas de lidar com a doença sem abrir mão de sua paixão pelo jornalismo.
Durante o tratamento, conciliou consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia com a vida profissional, dividindo com o público não apenas análises políticas, mas também seu dia a dia lidando com o câncer de mama. Como consequência, ''Seguir com a vida e fazendo jornalismo'' se tornou seu lema, transformando sua voz e experiência para ajudar outras mulheres e mostrando as dificuldades ao longo do tratamento. Ao compartilhar sua própria jornada na série especial, Larissa reforça a importância do diagnóstico precoce, da rede de apoio e do acesso à informação de qualidade.
Tags:
Programação
