Destaques da programação da TV Cultura de 13 a 19 de outubro

Quintal da Cultura Missão do Dia - Mãe Natureza  

Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 13 a 19 de outubro.

Dia 13 de outubro

Em comemoração ao Mês das Crianças, a TV Cultura estreia diversos desenhos e séries inéditas na programação infantil, que vão ao ar de segunda a sexta-feira:

Palaloos, às 8h

Um trio de criaturas mágicas que vivem em um mundo geométrico, colorido e divertido.

Paramigos Imparáveis, às 8h40

Uma produção do Comitê Paralimpico Brasileiro. Unidos pelo esporte e amor à natureza, eles podem transformar o mundo.

Bing, às 8h45

Esta animação premiada com o Emmy Kids Internacional traz um coelhinho curioso que, ao lado de seu guardião, brinca e aprende usando a imaginação.

Minha Casa, Nosso Mundo, às 10h45

Nesta produção, 13 crianças trocam experiências ao conhecer a vida e cultura umas das outras.

Pequenos Mestres, às 15h30

Na série, crianças aprendem a arte de suas famílias.

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

Entre segunda e sexta-feira serão exibidos episódios inéditos do Quintal da Cultura Missão do Dia. Na segunda, vai ao ar o especial Mãe Natureza. Nele, misteriosos vilões invadem o B.O.R.A. Tudo fica ainda mais pitoresco quando a própria Mãe Natureza aparece para pedir ajuda. Entre risadas, magia e desafios, Cacá e dois amigos da escola vão aprender que conhecimento e atitudes conscientes podem salvar o planeta.

Cartão Verde, às 20h

O programa aborda os amistosos da Seleção Brasileira, Campeonato Brasileiro, noticiário dos clubes e outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos, juntamente com os comentaristas Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e Gustavo Ribeirão.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Élida Graziane e Wilson Moherdaui. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.

Roda Viva, às 22h

Carlos Nobre, um dos mais importantes cientistas do mundo na área do clima, é o convidado desta segunda-feira (13/10), do Roda Viva. Para o pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), a COP30, em Belém, precisa ser a mais importante de todas as conferências do clima da ONU. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ar ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, X, TikTok e Facebook.

Metrópolis, às 23h30

Adriana Couto entrevista Renata Almeida, que fala sobre os destaques da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O programa traz também uma matéria sobre os 60 anos de carreira de Maria Bethânia, repercutindo o emocionante show da cantora em São Paulo, com depoimentos dos músicos e do público. Há ainda reportagens sobre os 130 anos do Museu do Ipiranga, o mais antigo entre os museus públicos de São Paulo, que celebra o marco com novos projetos e atividades, com entrevista do diretor Paulo Garcez Marins; e da orquestra New World: Intimate Music from Final Fantasy, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, na Brasil Game Show 2025.

Dia 14 de outubro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

No episódio Pandeiro, Ludovico precisa apresentar um trabalho para toda a turma na escola, mas está com medo de falar em público. Doroteia dá uma ideia que vai ajudá-lo a superar esse problema e ainda embarcar numa missão até uma fábrica de pandeiros.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Patricia Campos Mello e Oscar Vilhena. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.

Provoca, às 22h

Marcelo Tas recebe o cientista Marcelo Gleiser. Durante a entrevista, o convidado fala sobre sua visão de mundo, o papel dos empresários com o meio ambiente e ainda aborda o tema ‘morte’.

Metrópolis, às 23h

O Trio Mocotó é recebido pela apresentadora Adriana Couto. O grupo revisita o clássico álbum Força Bruta, gravado com Jorge Ben Jor em 1970. O programa também destaca o estilista Ronaldo Fraga e os 30 anos de SPFW, numa entrevista com o idealizador do importante evento de moda, Paulo Borges. Nesta edição, os desfiles ganham a cidade com locações icônicas como o Museu da Língua Portuguesa. O Metrópolis ainda conversa com Agnes Brichta, Gustavo Falcão e o diretor João Falcão sobre o espetáculo A Máquina, que retorna 25 anos depois com nova montagem e elenco rotativo.

O Novo Sempre Vem, às 23h30

No terceiro episódio da série O Novo Sempre Vem, João Marcello Bôscoli recebe a cantora, compositora e instrumentista paulista Ina Arruda. Reconhecida por sua versatilidade, trabalha com grandes nomes como Luísa Sonza, Thiaguinho, Marina Sena, Toquinho, Rico Dalasam, Rael e Danilo Caymmi, com passagens por festivais como Rock in Rio e Lollapalooza.

Dia 15 de outubro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

No episódio Parkour, Cacá propõe a Doroteia se aperfeiçoar nas suas habilidades de agente rocambólica através de um treinamento inusitado: fazer aulas de parkour! Doroteia vai até uma academia especializada em parkour e descobre os benefícios desse esporte urbano.

Nunca Me Sonharam, às 19h30

Em comemoração ao Dia do Professor, a TV Cultura exibe o documentário nacional Nunca Me Sonharam, com direção de Cacau Rhoden. O longa, produzido pela Maria Farinha Filmes, apresenta os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Leonardo Sakamoto e Emerson Kapaz. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.

Metrópolis, às 23h

Os atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall estarão no estúdio do Metrópolis para uma conversa com Adriana Couto sobre a peça Um Dia Muito Especial, baseada no filme de Ettore Scola. O programa ainda traz reportagens com a cantora e atriz Nabiyah Be, que fala sobre seu disco de estreia, O Que o Sol Quer, e seu legado, raízes e turnê; o longa O Último Episódio: inspirado na infância do diretor Maurilio Martins e a cultura pop dos anos 90; e com o artista baiano Giovani Cidreira, que lança seu quinto álbum em um projeto duplo que comemora 10 anos de carreira.

Dia 16 de outubro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

No episódio Oftalmologista, uma consulta de rotina se transforma em uma missão. Quem será o Agente Rocambólico que vai viver essa aventura?

Arena dos Saberes, às 20h

Gabriel Chalita recebe a advogada e presidente da Asssociação Eu Decido, Luciana Dadalto. E no quadro Terceiro Sinal, o bate-papo é com a atriz Danielle Winitz e o diretor Gerald Thomas sobre a peça Choque! Procurando Sinais de Vida Inteligente.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Marcelo Tas e Gesner Oliveira. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.

Linhas Cruzadas, às 22h

Nesta edição, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé mergulham na chamada Trindade da Filosofia: Sócrates, Platão e Aristóteles. O que esses gigantes do pensamento ainda têm a nos dizer sobre os dilemas do século XXI? O programa propõe um paralelo entre a filosofia grega e os dilemas contemporâneos, como a fragilidade das narrativas nas redes sociais e na imprensa tradicional, as bolhas digitais e a ética em meio à polarização. Além disso, Andresa e Pondé trazem para a conversa as ideias atuais do filósofo Franco Berardi - e seu conceito de ''deserção do mundo'' - e o alerta do historiador Yuval Harari sobre os impactos da inteligência artificial na saúde mental.

Metrópolis, às 23h

Adriana recebe o cantor Zé Geraldo, que celebra seus 80 anos em uma turnê especial, e conversa com o artista sobre sua trajetória. O Metrópolis também mostra a abertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e destaca as expectativas para a edição 2025, além de trazer entrevistas com cineastas e o público. Em seu quadro especial, Cunha Jr. fala sobre as estreias do cinema, com comentários e dicas imperdíveis. Para finalizar a edição, o programa destaca a nova animação brasileira Eu e Meu Avô Nihonjin, que aborda identidade e imigração, e conversa com a diretora Célia Catunda e o produtor Kiko Mistrorigo.

Brasil Jazz Sinfônica, às 23h30

O especial da Brasil Jazz Sinfônica destaca alguns dos solistas da Orquestra. Uma tarefa fácil mas, ao mesmo tempo, dificílima: os 70 músicos são solistas. A edição traz uma seleção criteriosa de maneira a contemplar todos os naipes, mostrando a versatilidade da Orquestra e o talento de seus músicos, que tiram som até de máquina de escrever. A apresentação é de Chris Maksud.

Dia 17 de outubro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

Em Aquário Mascote, Cacá, Osório e Doroteia tentam escolher uma mascote para o B.O.R.A. a partir da sugestão da Ro.bora. Para isso, vão até o Aquário de São Paulo observar diversos animais, mas ficam na dúvida se eleger um animal é o melhor símbolo para o B.O.R.A.

Entrelinhas, às 20h

Manuel da Costa Pinto conversa com Tati Bernardi, que que levou o humor ácido de suas crônicas e contos para o romance A boba da Corte. E no quadro Memória, o programa relembra a poeta, prosadora e dramaturga paulista Hilda Hilst, que morreu em 2004, aos 73 anos, deixando uma obra subversiva que associa erotismo, misticismo e transgressão em livros como A obscena senhora D, Bufólicas e Júbilo, memória, noviciado da paixão.

Opinião, às 20h30

A edição aborda os desafios de envelhecer sozinho: o tabu da terceira idade sem família. O número de idosos que vivem sozinhos cresce no Brasil, mas o tema ainda é cercado de silêncio e preconceito. Como encarar o envelhecimento sem rede familiar de apoio? A solidão prolongada pode trazer impactos para o corpo e o cérebro, mas também abre espaço para novas formas de viver a terceira idade com autonomia. Para refletir sobre esse fenômeno e discutir alternativas para garantir bem-estar e dignidade a quem envelhece sozinho, Rita Lisauskas conversa com o neurologista especialista em cognição, comportamento e neuropsiquiatria Ivar Brandi; com a assistente social e especialista em gerontologia Marília Berzins e, de forma remota, com o presidente da ONG EternamenteSou, Luis Baron, que trabalha pelos direitos, acolhimento e dignidade das pessoas idosas e LGBTQIAPN+ que, quando envelhecem, muitas vezes precisam voltar para a casa de uma família que nunca respeitou a sua orientação sexual, em busca de cuidados.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Nelson Garrone e João Santana. Apresentação de Rodrigo Piscitelli.

Persona, às 22h

O programa homenageia a atriz e cantora Sylvia Massari. No bate-papo com Atílio Bari e Chris Maksud, ela relembra os momentos mais marcantes de sua trajetória profissional.

Metrópolis, às 23h

Adriana Couto conta com as presenças dos atores Gabriel Braga Nunes e Maria Ribeiro, que falam sobre a peça O Filho, que trata de saúde mental na adolescência e os desafios da convivência familiar. O programa ainda traz uma reportagem sobre Dom Salvador e Amaro Freitas, dois grandes nomes do piano brasileiro que se encontram no palco do Sesc Jazz 2025 para um diálogo musical entre gerações. O Metrópolis também apresenta uma matéria com Greg Graffin, vocalista do Bad Religion, que comenta sobre seu novo livro Paradoxo Punk e sua relação entre música, ciência e filosofia.

Dia 18 de outubro

Mundo da Lua, às 19h

No 17º episódio, Marli Silva de Los Angeles, irmã rica, brega e mal educada de Carolina, chega subitamente, vinda de Orlando, na Flórida. Ela teve que fugir rapidamente, trazendo ''apenas'' 12 malas abarrotadas porque seu marido foi acusado de crime de colarinho branco e está fugindo em um jatinho particular em direção ao Canadá. Marli se comporta como se fosse dona da casa, critica tudo e todos, e se revolta porque não vai poder ficar hospedada na casa dos Silva e Silva, pois não tem quarto sobrando. Emília fica muito animada com a vida da tia-avó Marli, que mora onde tem ''todos aqueles parques temáticos''.

Cultura Livre, às 19h30

Roberta Martinelli recebe a banda de rock Nouvella. De Florianópolis, o grupo é formado por Yasmin Zoran (vocal), Gabriel Viegas (guitarra), Jenks (baixo) e Luna (bateria). Concebida em 2019, ela resgata o rock clássico com influência do soul e blues, em um repertório composto de músicas autorais em inglês e português.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Maurício Savarese e Arnaldo Lichtenstein. Apresentação de Andresa Boni.

Dia 19 de outubro

Boas Práticas Escolares, às 11h

Em outubro, mês dos professores, o programa aproveita para homenagear os profissionais da educação contando histórias que servem de inspiração. Como é o caso da educadora Silvia Carvalho, professora da rede municipal de ensino, que aos 40 anos decidiu voltar aos estudos, cursou a faculdade de Pedagogia da UNICEU e hoje é docente em uma EMEI, na Zona Leste de São Paulo. E o quadro Imprensa Jovem no Ar fala sobre como devem se preparar os estudantes da Rede para as avaliações externas oferecidas pelos governos da cidade, do estado e do país. São dicas valiosas de quem já passou pelas concorridas provas.

Matéria de Capa, às 19h30

O programa retrata as lendas e mistérios que envolvem o Caminho de Santiago, a rota de peregrinação cristã que atrai centenas de milhares de pessoas por ano. O objetivo é chegar a Santiago de Compostela onde, segundo a tradição, foi sepultado o corpo do apóstolo Tiago. Mais do que a fé, as rotas atraem quem busca o contato com a natureza, novas amizades e o autoconhecimento.

Café Filosófico, às 20h

O programa inédito fala sobre o peso das dietas. Nunca tivemos tantos problemas, angústias e preocupações com a nossa alimentação. E quanto mais estudamos e pesquisamos sobre o que devemos ou não comer, parece que mais confusos ficamos. Como foi que algo tão básico e necessário para a nossa vida ficou tão complicado? Por que as dietas, que deveriam nos ajudar a comer com mais tranquilidade e saúde, parecem só deixar tudo ainda pior? Para falar sobre estes assuntos, o programa conta com a participação da nutricionista Sophie Deram.

Clássicos, às 23h

O programa exibe o concerto da Orquestra de Cordas de Festival de Lucerna, fundada em 1956 pelos exímios violinistas Wolfgang Schneiderhan (austríaco) e Rudolf Baumgartner (suíço), ao lado do pianista argentino Nelson Goerner, realizado no palco do Teatro B32, em Sâo Paulo. Goerner é reconhecido pelo lirismo de suas performances, seu fraseado fluido, sua veia romântica, seu domínio técnico e pela forma arquitetônica como constrói clímaxes.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato