![]() |
| Filme analisa as obras de Truffaut a partir de suas experiências pessoais Crédito: Divulgação/Curta! |
As ideias para um filme podem vir de várias fontes, inclusive de experiências próprias de cada diretor. O cinema de François Truffaut é marcado por histórias quase autobiográficas, mas ainda assim um dos diretores mais celebrados e importantes do cinema guardou alguns enigmas sobre sua vida e personalidade. Inédito, estreia com exclusividade no canal Curta! o documentário ''Truffaut: Segredos de um Cineasta'', que estuda e revela suas obras a partir de uma perspectiva íntima.
Produzido pela Bangumi e France Télévisions e com direção de Grégory Draï e Jérôme Bermyn, o filme começa já apresentando o último segredo de Truffaut: uma carta escrita por seu ator favorito, Jean-Pierre Léaud, protagonista de seu primeiro filme, ''Os Incompreendidos'', um marco do cinema. Contudo, antes de revelar o conteúdo da carta, a obra explica quem foi Truffaut.
''Truffaut ofereceu sua vida ao cinema'', resume o crítico de cinema Antoine de Baecque.
Diretor mítico, ícone da Nouvelle Vague, multipremiado e reverenciado, ele foi um autodidata que conquistou e revolucionou o cinema francês e mundial a partir de histórias que tinham como origem sua própria vida. Sua infância, vivida nas dores da Segunda Guerra Mundial, era também dura dentro de casa, diante da frieza da mãe. A criança irrequieta era obrigada a sossegar, e encontrou na literatura um universo que o permitia ser livre.
''Sempre dizemos que a infância é importante para os artistas. Essas frases todas que até podem ser um clichê, mas para ele não é o caso. Sua vida e seu cinema se fundamentam nesses poucos anos, entre 8 e 13 anos'', afirma a crítica de cinema Guillemette Odicino.
Com imagens de arquivo e depoimentos inéditos de críticos e historiadores de cinema, artistas e amigos, o documentário analisa as obras do cineasta a partir de suas experiências pessoais. As angústias da infância encontravam alívio nas salas de cinema, que frequentava escondido. Anos depois, Truffaut encontraria na sétima arte uma maneira de revelar seus medos, paixões, inseguranças e desejos.
Pouco a pouco, como cenas de um filme, a produção aborda segredos e mistérios do artista, como sua relação com as mulheres e seu engajamento político-social, ou a falta dele. A personalidade audaciosa que o levou até um centro de detenção juvenil se manteve na fase adulta. Antes de se tornar um diretor renomado, era conhecido por suas críticas ásperas no Cahiers du Cinèma, publicação de peso na cultura.
''Ele assume a liderança no Cahiers porque é mais polêmico do que os outros, melhor jornalista do que os demais. Ele quer confrontar os outros, ele não tem medo de entrar na briga'', afirma o crítico Serge Toubiana.
Diante das acusações de ser um crítico feroz, rebatia dizendo que era 'fervoroso'. Esta era apenas uma das controvérsias e discussões ligadas ao nome do ícone. O documentário revela, no fim, o que tinha a carta de Léaud, mas, sobretudo, mostra o que não é segredo para ninguém: a paixão de Truffaut pelo cinema.
''Truffaut: Segredos de um Cineasta'' é uma produção da Bangumi e France Télévisions. O documentário pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia é no dia temático Quartas de Cena & Cinema, 15 de outubro, às 21h30.
![]() |
| Segunda parte do documentário analisa o impacto da entrada dos Estados Unidos na Guerra. Crédito: Divulgação/Curta! |
Inéditas imagens coloridas revelam novas histórias do ataque à Pearl Harbor em segunda parte de documentário inédito
Nas águas cristalinas e nas montanhas esverdeadas do Havaí a história da Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, da geopolítica do século XX mudaria para sempre após dezembro de 1941. O ataque surpresa japonês à frota naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor forçou a entrada dos americanos no conflito, que se tornaria verdadeiramente global. As consequências do ataque, as intrigas e teorias são analisadas na segunda parte do documentário inédito ''Pearl Harbor: O Mundo em Chamas'', que estreia com exclusividade no Curta!.
O filme faz parte da programação especial no canal e no CurtaOn que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Dividido em duas partes, o documentário produzido pela France Télevisions e dirigido por David Korn-Brzoza, traz revelações e estudos inéditos, com um impressionante acervo de imagens colorizadas. O segundo episódio, “A Entrada dos Estados Unidos na Guerra”, parte dos escombros da ofensiva, que deixou os americanos atônitos.
Enquanto o Império japonês celebra a operação e aproveita a onda de otimismo, os Estados Unidos, com milhares de soldados e civis mortos e feridos, e dezenas de embarcações de guerra destruídas, sofriam. A produção mostra como a paranoia se instaurou no Havaí, que temia uma invasão japonesa. O escritor Edgar Rice Burroughs, criador do Tarzan, estava na ilha e relatou os temores pós-ataque.
''Todos se escondiam atrás de sacos de areia, tábuas, qualquer coisa. Com armas apontando em todas as direções, ninguém sabia de que direção o inimigo deveria vir'', escreveu.
No dia seguinte ao ataque, porém, o Congresso americano vota a favor e o país declara guerra ao inimigo e, consequentemente, às potências fascistas e nazistas do Eixo. Com o apoio da população, as medidas do Governo incluíam investigação minuciosa de cidadãos nipo-americanos, que chegaram a ser expulsos de suas casas e deslocados para campos de detenção.
''Não importa quanto tempos possamos demorar para superar essa invasão premeditada. O povo americano, em seu juízo, está a caminho da vitória absoluta'', declarou o presidente norte-americano Roosevelt.
O documentário evidencia como os Aliados receberam com entusiasmo o fim do isolacionismo dos EUA. Agora, uma nova potência ajudaria a derrotar o inimigo, que parecia indestrutível. Com a economia convertida para a máquina de guerra, e a propaganda de Hollywood a todo vapor, era a hora do contra-ataque.
''Já vencemos uma guerra. Sim, vamos lutar, vencer essa guerra. Aquele não é um japa sorrateiro? Vamos tirá-lo do mapa. Mandíbula de Benito, peguem ele! Bigodinho de Hitler! Agora vamos lutar, vencer esta guerra'', exultava uma canção da época.
Entre derrotas e vitórias sangrentas, a virada demorou, mas foi alcançada. Após a destruição causada pelas duas bombas atômicas lançadas sobre o Japão, os Estados Unidos celebravam ao mesmo tempo em que encaravam as próprias dores ao investigar e esmiuçar as falhas e consequências do evento que mudaria sua história, e a do mundo.
''Pearl Harbor: O Mundo em Chamas'' é uma produção da France Télevisions. Com dois episódios de 45 minutos, o documentário pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma a partir de outubro (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 17 de outubro, às 22h.
Segundas da Música – 13/10
21h - Dolores Duran, O Coração da Noite (Documentário)
Adiléia Silva da Rocha ficou conhecida por seu nome artístico: Dolores Duran. Uma mulher de origem pobre, nascida em 1930, afrodescendente, que, apesar de todos os desafios provenientes de sua condição social e de sua saúde frágil, se tornou um prodígio muito jovem e uma grande estrela da música brasileira dos anos 1950. Este documentário sobre a cantora e compositora conta com depoimentos íntimos e bem embasados, como os de Rodrigo Faour, crítico, escritor, historiador da MPB e biógrafo de Dolores; Denise Duran, irmã da artista; Maria Fernanda, filha adotiva; João Donato, ex-namorado de Dolores; e do escritor, ator e produtor Haroldo Costa. As entrevistas revelam uma mulher à frente de seu tempo, namoradeira, boêmia, intensa, alegre e inteligente, e se intercalam com imagens de arquivo e números musicais realizados pela atriz e cantora Bárbara Sut. Dolores sempre esteve próxima da ideia da finitude, pois desde criança conviveu com um sopro no coração. Viveu intensamente e morreu aos 29 anos. Direção: Igor Miguel e Juliana Baraúna Duração: 70 min Classificação: Livre Horários Alternativos: dia 14 de outubro, às 02h30 e às 16h30; dia 15 de outubro, às 10h30; dia 18 de outubro, às 13h30; dia 19 de outubro, às 19h30.
Terças das Artes – 14/10
22h - ''Modigliani e seus segredos'' (Documentário)
A obra de Modigliani está entre as mais reconhecidas na arte moderna. O filme revela os segredos por trás dos mitos que cercam esse artista boêmio. Direção: Jacques Loeuille Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 15 de outubro, às 02h e às 16h; dia 16 de outubro, às 10h.
Quartas de Cena & Cinema – 15/10
21h30 - ''Truffaut: Segredos de um Cineasta'' - INÉDITO E EXCLUSIVO
Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX, François Truffaut realizou mais de vinte filmes e conseguiu conciliar sucesso de público e de crítica na maior parte deles. Por meio de depoimentos de críticos de cinema, jornalistas, atores e amigos, o documentário explora a vida e obra desse grande diretor. Direção: Gregory Draï e Jérôme Bermyn Duração: 52min Classificação: 12 anos Horários alternativos: dia 16 de outubro, às 01h30 e às 15h30; dia 17 de outubro, às 09h30; dia 18 de outubro, às 15h; dia 19 de outubro, às 21h.
Quintas do Pensamento – 16/10
21h30 - ''Encontro com Lacan'' (Documentário)
A vida do psicanalista e psiquiatra Jacques Lacan através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos e familiares. Nascido em uma família burguesa católica, ele tinha um conhecimento enciclopédico como psiquiatra e era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Apesar de brilhante, seus próprios colegas o condenavam. Hoje, Lacan é considerado o mais controverso dos psicanalistas. Direção: Gerald Miller Duração: 52 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: dia 17 de outubro, às 01h30 e às 15h30; dia 18 de outubro, às 08h; dia 19 de outubro, às 15h; dia 20 de outubro, às 01h e às 09h30.
Sextas de História & Sociedade – 17/10
22h - ''Pearl Harbor: O Mundo em Chamas - A Entrada dos Estados Unidos na Guerra'' (Documentário) - INÉDITO E EXCLUSIVO
Após o ataque a Pearl Harbor, o Japão expande sua operação, planejando avançar sobre o sudeste asiático. Mas não demora muito até que seus planos sejam frustrados. Em junho de 1942, sua frota perde seu maior porta-aviões na Batalha de Midway, colocando o Japão na defensiva. A vitória ainda está longe para os americanos. No fim, eles recorrem ao uso da bomba atômica, em Hiroshima e Nagasaki. Direção: David Korn-Brzoza Duração: 45min Classificação: 14 anos Horários Alternativos: dia 18 de outubro, às 02h e às 16h; dia 19 de outubro, às 22h; dia 20 de outubro, às 16h; dia 21 de outubro, às 10h.
Sábado 18/10
20h - ''Incertezas Críticas'' (Série) - Ep.: ''Raquel Rolnik''
Raquel Rolnik é professora de arquitetura e urbanismo na USP e foi relatora especial da ONU. Neste episódio inédito de ''Incertezas Críticas'', ela explica o que é a cidade a partir do livro que escreveu para a coleção ''Primeiros Passos''. Além disso, fala da sua experiência na ONU após a crise de 2008, da colonização da terra e da questão da moradia na era das finanças. Direção: Daniel Augusto Duração: 26 min Classificação: Livre
Domingo 19/10
23h35 – ''Grandes Cenas'' (Série) – 2ª Temporada- Ep.: ''Branco Sai, Preto Fica''
O diretor Adirley Queiroz relembra a empreitada de ''Branco Sai, Preto Fica'' (2014). O cruzamento entre ficção e documentário está proposto já na cena de abertura, quando Marquim relembra e reflete sobre o que aconteceu na fatídica batida da polícia no baile do Quarentão, nos anos 1980. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno Duração: 20 min Classificação: 10 anos
Tags:
Programação
.jpeg)
.jpeg)