![]() |
| Foto: Divulgação |
Considerado o mais importante evento audiovisual voltado à discussão socioambiental da América do Sul, a Mostra Ecofalante de Cinema preparou uma programação especial para a TV Cultura, a ser exibida durante o mês de novembro.
A faixa, intitulada Mostra Ecofalante é exibida durante os domingos de novembro, sempre às 18h30 A programação celebra a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém.
Estão selecionadas seis produções brasileiras cujas temáticas dialogam com temas ligados aos povos indígenas, mudanças do clima, lixo, agro e economia sustentável.
"Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva" (2023), inaugura a programação em 2/11. Dirigido por Mari Corrêa, o documentário de 43 minutos questiona o que a vida das cidades tem a ver com a vida dos indígenas, contrapondo o olhar indígena ao da ciência ocidental e expondo como a colonização persevera no discurso ultrapassado sobre povos indígenas e natureza.
No domingo seguinte, 9/11, a atração é o filme "Descarte" (2021, 52 minutos), no qual o diretor Leonardo Brant aborda o drama social do lixo, apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade.
Premiado em evento na Europa, "Sob a Pata do Boi" (2018, 49 minutos), de Márcio Isensee e Sã, é exibido em 16/11. O filme investiga como a expansão da pecuária na Amazônia, a partir da década de 1970, contribuiu para o desmatamento da floresta, transformando-a em pastagens.
Definido como um filme-manifesto por uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva, "Parceiros da Floresta" (2022) evidencia o potencial econômico da floresta em pé a partir de casos de sucesso no cinturão tropical do mundo, promovendo uma visão de desenvolvimento econômico e social centrado na biodiversidade. Dirigido por Fred Rahal Mauro, o documentário de 48 minutos é transmitido em 23/11.
Um programa duplo encerra o ciclo Mostra Ecofalante, em 30/11, ambos dirigidos pela cineasta Mari Corrêa. "Quentura" (2018, 36 min) documenta mulheres indígenas em suas roças, casas e quintais, revelando seu vasto universo de conhecimentos e como observam os impactos das mudanças climáticas nos seus modos de vida. Já "Para Onde Foram as Andorinhas?" (2015, 22 minutos) registra como os indígenas do Xingu são afetados pelas mudanças no clima e o aumento do calor. Na região, árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva. O curta-metragem foi realizado originalmente para a Conferência de Paris (COP21).
Segundo Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema, "vivemos um momento decisivo para o planeta, e o audiovisual tem um papel fundamental na formação de uma consciência crítica sobre os rumos que queremos para o futuro. Com esta programação especial na TV Cultura, a Mostra Ecofalante reforça seu compromisso em democratizar o acesso a obras que nos fazem refletir sobre o país, o território e as urgências ambientais que marcam nosso tempo".
Sobre a COP30
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) é um importante evento planetário cuja 30ª edição acontece em Belém, de 10 a 21/11. Nele estarão reunidos líderes mundiais, cientistas e a sociedade civil para debater e definir ações de combate às mudanças climáticas.
Sobre a Ecofalante
Organizadora da Mostra Ecofalante de Cinema, cuja 14ª edição aconteceu no último mês de junho, a Ecofalante é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2003 com o objetivo de criar e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, por meio da educação e da cultura. A entidade responde também pela plataforma de streaming voltada a educadores Ecofalante Play, pelo Programa Ecofalante Universidades (PEU), que disponibiliza filmes para escolas e universidades, e pelo Seminário de Cinema e Educação.
Mostra Ecofalante na TV Cultura: Especial Cop30
Programação de filmes socioambientais na TV Cultura horário: 18h30
2/11 - ''Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva'' (43 min) - dir: Mari Corrêa
9/11 - ''Descarte'' (52 min) - dir: Leonardo Brant
16/11 - ''Sob a Pata do Boi'' (49 min) - dir: Márcio Isensee e Sá
23/11 - ''Parceiros da Floresta'' (49 min) - dir: Fred Rahal Mauro
30/11 - ''Quentura'' (36 min) e ''Para Onde Foram as Andorinhas?'' (22 min) - dir: Mari Corrêa
Tags:
Programação
