![]() |
| Foto: MUBI |
Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI anuncia o lançamento de Below the Clouds, documentário de Gianfranco Rosi, no primeiro trimestre de 2026. O filme teve sua estreia mundial na 82ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde venceu o Prêmio Especial do Júri, e será exibido este mês no New York Film Festival e no BFI London Film Festival.
A MUBI lançará o filme na América do Norte, América Latina, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha, Turquia, Índia, Austrália e Nova Zelândia.
Situado entre o Monte Vesúvio e o Golfo de Nápoles, o território retratado em Below the Clouds revela uma paisagem marcada por tremores periódicos e pelas fumarolas dos Campos Flégreos, que permeiam o ar com sinais de atividade vulcânica. A partir dos vestígios da história, das memórias do subsolo e das tensões do presente, Gianfranco Rosi constrói, em preto e branco, o retrato de uma Nápoles pouco conhecida, onde o passado e o cotidiano contemporâneo se entrelaçam.
Abaixo das nuvens, desenha-se um território cruzado por moradores, fiéis, turistas e arqueólogos que escavam um passado que, nos museus, dará nova vida e significado a estátuas, fragmentos e ruínas.
No entorno do Vesúvio, o filme observa o movimento do trem que contorna a montanha enquanto cavalos de corrida são treinados à beira-mar. Em meio a essa rotina, uma professora conduz atividades extracurriculares para crianças e adolescentes; bombeiros atendem chamados de moradores inquietos; autoridades investigam o saque de tumbas antigas; e, no porto de Torre Annunziata, navios sírios descarregam grãos provenientes da Ucrânia. Rosi transforma essa região às margens do golfo em uma autêntica máquina do tempo, em que coexistem diferentes camadas históricas e humanas.
Assim como em seus filmes anteriores (Fogo no Mar, Notturno), o novo trabalho de Gianfranco Rosi é um ato magistral de imersão cinematográfica. Filmado em Nápoles e arredores ao longo de três anos, durante os quais Rosi se integrou às comunidades locais, Below the Clouds marca seu primeiro longa-metragem em preto e branco em mais de trinta anos de carreira. Em 2013, seu filme Sacro GRA foi o primeiro documentário da história a receber o Leão de Ouro.
Below the Clouds é escrito e dirigido por Gianfranco Rosi; a fotografia e o som também são assinados por ele. A edição é de Fabrizio Federico, em colaboração com Joe Bini, e a trilha sonora é composta pelo vencedor do Oscar® Daniel Blumberg. A produção é de Donatella Palermo, Gianfranco Rosi, Paolo Del Brocco, 21Uno Film srl e Stemal Entertainment srl, com Rai Cinema.
